Tempo de leitura: 3 minutos

Os manauaras do GRUA, sagraram-se campeões da primeira edição da Copa Amazônia Legal, realizada em Porto Velho, no último fim de semana. A vitória veio de forma invicta. A competição marcou a estreia oficial do Rugby no estado, e com certeza foi uma bela estreia. Cerca de quinhentos espectadores assistiram às partidas, que contou com cobertura de algumas das principais emissoras do país, como Rede TV! Bandeirantes, SBT (com direito a entrevista de Flávio Santos, educador do IRB) e Rede Globo. Veja abaixo como foram os dois dias de competição.

O primeiro dia começou com um café da manhã no campo, com uma bela abertura com todos os times perfilando em campo e a banda da PM tocando o hino nacional e o hino de Rondônia. O dia nublado pela manhã deu um refresco para os atletas, que não forma poupados na parte da tarde, quando sobressairam os times do GRUA que saiu invicto do primeiro dia de competições e dos anfitriões do Porto Velho, que perderam apenas uma partida, apesar de estarem participando apenas de sua primeira competição. A última vaga ficou com o Munduruku, também de Manaus e os três disputaram a Taça Castanheira, que definiria o grande campeão.

Palmas, Cuiabá e o Porto Velho Candirú disputariam o troféu Mad Maria.

- Continua depois da publicidade -

No domingo os resultados coincidiram com os de sábado, com o GRUA campeão ganhando do Mundurukus e do Porto Velho Rugby incontestavelmente. O Porto Velho por sua vez, venceu os Mundurukus num jogo muito travado e com as disputas de bola muito sofridas, garantindo o vice-campeonato. Na série Mad Maria o Palmas ganhou do Cuiabá num jogo muito bonito e disputado, enquanto que o Porto Velho Candirú (a equipe B anfitriã) perdeu suas duas partidas sem marcar nenhum ponto no torneio.
 

No final o GRUA ainda recebeu o troféu de melhor jogador, que foi para João Batista Sodré. O troféu Fair Play foi o Mundurukus.
O terceiro tempo foi muito animado com as tradicionais brincadeiras e batismos.
 

Os times já estão se organizando para montar um calendário para o ano q vem, com jogos de seven e XV, mostrando que as semestes plantadas pelo Porto Velho e os demais participantes ainda darão muitos frutos. Essa é mais uma mostra da importância em se apoiar o Rugby onde há fortes sinais de compromisso das equipes e organização, ainda que em estágio inicial. A presença da um membro da CBRu, ministrando cursos ajudará com a qualificação dos iniciantes e de fomentar o esporte no estado.

Pelo lado do poder público, já há mostras de apoio para organização de futuras palestras técnicas e investimento no esporte. Em uma região carente de destaques no mundo esportivo, o Rugby pode ser uma feliz alternativa.

A organização agradece e ressalta a boa qualidade da arbitragem proporcionada por Alberto Nepomuceno (Sócio) e por Felipe Margem.

Veja as fotos da Copa Amazônia, clicadas por Alzir Marques

Resultados (em atualização)

GRUA 41 x 00 Cuiabá
 
GRUA 29 X Porto Velho B
 

Classificação final:

1º – GRUA (AM) – Campeão Taça Castanheira

2º – Porto Velho (RO)

3º – Mundurukus (AM)

4º – Palmas (TO) – Campeão Taça Mad Maria

5º – Cuiabá

6º – Porto Velho B