Por quem torcer nessa Copa?

José Alpuim, pesquisador português com história longa no rugby brasileiro, nos enviou esta bela matéria. Aprecie e debata:

 

Muitas previsões estão sendo feitas, para a Copa do Mundo. Neste texto, irei postar não as minhas previsões, mas sim as minhas preferências, como Português e como Brasileiro.

 

Mas antes torna-se necessário saber que os três primeiros classificados, de cada uma das quatro chaves deste Mundial, estarão classificados automaticamente para o Mundial seguinte. Logo, se ficar nos dois primeiros lugares das Chaves garante acesso às Quartas, ficar em terceiro garante presença no Japão 2019!

 

Assim, o Brasil deverá torcer para que Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá se classifiquem nesses primeiros três lugares, pois assim as Américas terão maior número de vagas e, portanto, maior chance de classificação do Brasil. Igualmente para Portugal, a torcida será para os países das Seis Nações, além de Geórgia e Romênia.

 

Vamos olhar para a Chave A – Inglaterra, Austrália, Gales, Fiji e Uruguai:

Parece-me razoável pensar que Ingleses e Wallabies irão lutar pela ponta, o que os livrará dumas Quartas com a África do Sul. No entanto, Gales não só não quer ser o bobo da corte, como terá uma forte falange de apoio nos jogos com esses dois times (em Twickenham). Já nos jogos com os restantes adversários, irá literalmente jogar em casa, no Millenium Stadium.

 

Isso atrapalha as ambições de classificação do Uruguai, que além de ser o menor ranqueado, ainda terá de enfrentar Gales em sua casa, e o poderio físico dos fijianos. Não prevejo grande sorte nesta torcida, como Brasileiro.

 

Já como Português, o jogo mais importante desta chave poderá ser o Gales-Fiji, dados os históricos desaires galeses com as Ilhas do Pacífico, em Copas do Mundo. Parece que a fisicalidade dos Fijianos (como dos Samoanos) assusta, o que aliado à imprevisibilidade natural da “desorganização” atacante dos ilhéus, poderá ver repetido o resultado da Copa de 2007 (38 – 34 para Fiji) ou os vexames caseiros com Samoa, nas Copas de 91 e 99. Ou seja, em sete Copas, Gales foi eliminada das Quartas por três vezes, por Ilhas do Pacífico!

 

Passemos agora à Chave B – África do Sul, Samoa, Escócia, Japão e Estados Unidos:

Este é uma das chaves mais interessantes, dado que será natural que a África do Sul se classifique em primeiro lugar. Mas os restantes quatro times irão lutar não só pela classificação às Quartas, mas também pelo almejado terceiro lugar, para classificação automática para a próxima Copa do Mundo, que o Japão organizará (e para o qual já está classificado).

 

Como Brasileiro, a torcida estará com os Estados Unidos, para que ganhe do Japão e de Escócia e/ou Samoa; e como Português, esperamos que no mínimo, a Escócia se classifique em terceiro.

 

Chegando na Chave C – Nova Zelândia, Argentina, Namíbia, Geórgia e Tonga:

Chegando na Chave C, temos mais definições interessantes, pois se Nova Zelândia e Argentina deverão duelar pala ponta, os outros três times têm reais chances de terminar no importante terceiro lugar. Mas se a Namíbia ficar mesmo na lanterna, será o jogo entre Geórgia e Tonga que irá definir o passe automático para o Japão 2019. Como Português, estou 100% com o meu pupilo Diego “Mamuka” Dubard, pois isso facilitará a conquista de uma vaga europeia, no Seis Nações B de 2017-18. Já como Brasileiro, o interesse estará no jogo de abertura da chave, pra saber quem ficará na ponta, entre Pumas e All Blacks, sabendo que nem isso será muito importante, pois entre jogar com França e Irlanda nas Quartas, a diferença não será muito grande.

 

Finalmente, temos na Chave D – França, Irlanda, Itália, Canadá e Romênia:

Aqui a torcida é verdadeiramente conflitante. Assumindo que as Quartas serão para França e Irlanda (em qual posição, estamos aqui para ver), a vaga no Japão 2015 será disputada pelas europeias Itália e Romênia; e pelo Canadá das Américas, o qual interessaria MUITO ao Brasil que se classificasse, possibilitando uma classificação do Brasil à próxima Copa do Mundo.

 

Resumindo, os jogos mais importantes da Copa, para Brasileiros e Portugueses serão:

* 19/set: Geórgia x Tonga (portugueses torcendo pela Geórgia)

* 20/set: USA x Samoa (brasileiros torcendo pelos USA)

* 20/set: Gales x Uruguai (portugueses por Gales; brasileiros pelo Uruguai)

* 23/set: Escócia x Japão (portugueses pela Escócia)

* 26/set: Itália x Canadá (portugueses pela Itália; brasileiros pelo Canadá)

* 27/set: Escócia x USA (portugueses pela Escócia; brasileiros pelos USA)

* 1/out: Gales x Fiji (portugueses por Gales)

* 3/out: Samoa x Japão (interesse indireto; mas torcida depende de outros resultados)

* 6/out: Canadá x Romênia (brasileiros pelo Canadá; portugueses pela Romênia)

* 6/out: Uruguai x Fiji (brasileiros pelo Uruguai)

* 10/out: Escócia x Samoa (portugueses torcendo pela Escócia)

* 11/out: Itália x Romênia (interesse direto; mas torcida depende de outros resultados)

* 11/out: USA x Japão (brasileiros pelos USA)

 

Bom, desejo que se DIVIRTAM com esta Copa, e que ela nos ajude a sonhar com as classificações de Brasil e Portugal para 2019!

Comentários