Tempo de leitura: 5 minutos

Nessa semana foi disputada a segunda rodada do Super 10, mas muitos jogos importantes aconteceram por todo o Brasil, com equipes levantando o título em quatro estados.

 

- Continua depois da publicidade -

Super 10

Se na estreia, os times da casa sairam vencedores, na segunda rodada do Super 10, o dia foi dos visitantes. Com exceção do Desterro, todas equipes que enfrentaram a torcida adversária se sairam com a vitória.

O Bandeirantes conseguiu sua primeira vitória, depois de ter chegado perto contra o Pasteur ao bater o forte time do Desterro. Foi um duelo muito equilibrado sobretudo nos forwards, que fizeram uma verdadeira batalha nos 5m finais de cada campo (com vantagem para o Desterro nesse quesito, que anotou dois tries assim, e neutralizou as tentativas do adversário) e decidido nos chutes precisos do veterano Valter Sugarava, que anotou três penais e uma conversão. Com um grupo mesclando veteranos do clube, e bons novatos, o clube mostrou que vai brigar por uma das quatro vagas para as semifinais.

Em São Bernardo do Campo, o Rio Branco recebeu o Curitiba, ambos derrotados na estreia. Os Touros foram melhores, tomando desde o início, as principais iniciativas da partida, mas tiveram dificuldades em transpor a linha de defesa adversária, que mais uma vez foi bem, apesar do novo resultado negativo. O Rio Branco conseguiu mostrar mais coesão entre forwards e backs do que na estreia, e isso resultou em mais bolas para a linha, mas ainda faltou calma para definir as jogadas. Os visitantes conquistaram dois tries aproveitando o erro do adversário e chegaram ao terceiro com boa jogada de velocidade da linha e administrou a vantagem até o fim da partida.

O Niterói, que sofreu a pior derrota na estreia, recebeu o atual campeão brasileiro, e apesar do favoritismo joseense, mostrou que ainda pode dificultar a vida de muito time no campeonato, segurando bem a pressão do São José e encerrando a etapa inicial com apenas três pontos de desvantagem diante do visitante e uma grande atuação de David Grael. No entanto, o ritmo de jogo e a grande atuação do ponta Gabriel “Xabi” Ruiz que anotou três tries garantiram a segunda vitória do São José na competição.

Em Bento Gonçalves, o jogo mais equilibrado da rodada. O Farrapos recebeu o Pasteur e mais uma vez apresentou muita disputa e tensão sobretudo no jogo de avançados, onde se desenrolou boa parte da ação. Os visitantes demoraram para engrenar na partida, mas acertadamente buscaram o jogo com a linha o tempo todo, e quando acertaram os ponteiros entre os jogadores, conseguiram se destacar e garantir o resultado positivo. Para o Farrapos, valeu o ponto extra, que deixa o time na zona de classificação do Super 10 até o momento.

O BH recebeu o SPAC em seus domínios, e não teve chances diante do forte rival, que aplicou as duas maiores maiores pontuações sobre seus adversários no Super 10 até o momento. Os mineiros foram facilmente envolvidos pela boa movimentação do ataque adversário. A defesa dos alvinegros teve muita dificudade em se reorganizar e abriu muitos espaços, que Gustavo “Caiçara” aproveitou, anotando quatro tries e somente na etapa final conseguiram atacar, mas sem objetividade, não conseguiram se impôr em nenhum momento.

 

Paulista B

Pelo returno da série B Paulista, a Poli venceu e continua em sua trilha rumo ao tricampeonato. A vítima foi mais uma vez o União Rugby Alphaville, que apesar de manter o jogo equilibrado no início, não conseguiu acompanhar o ritmo do atual campeão da divisão, que foi superior e objetivo nos avançados, pontuando em diversas ocasiões. O time de Barueri ensaiou uma reação no último quarto da etapa final, mas não conseguiu segurar o ataque adversário que manteve a vantagem de pontos até o fim da partida. No complemento da rodada, o Wallys, também postulante ao título, bateu com dificuldades o Urutu, mas garantiu um importante ponto extra, que deixa o time de Louveira a apenas quatro pontos da Poli, na terceira posição.

Com duelos cada vez mais equilibrados, os pontos de bonificação serão decisivos na classificação final, e a Poli vem cumprindo bem esse papel, conseguindo 6 em 8 pontos possíveis, o dobro do que Jacareí, segundo colocado.

 

Paulista M18

Pelo Paulista M18, os times do Vale mais uma vez venceram, e se aproximam do Pasteur, que ainda lidera com um jogo a menos. O Ilhabela recebeu o São José e chegou a liderar a estar apenas um ponto atrás do visitante, mas não conseguiu aproveitar as oportunidades de pontuar com os penais cedidos pelos joseenses e ainda sofreu dois tries na etapa final, que garantiram avitória do São José.

 

Fluminense B

A série B Fluminense tem um novo campeão, e é um time do estado! Ao longo do torneio, Cabo Frio e Vitória fizeram as campanhas mais consistentes, apesar da demora dos capixabas em arrancar na disputa. Os Tatuís, como é conhecido o time cabofriense começou de forma implacável, abrindo 10 a zero na etapa inicial, mas viu a vantagem virar pó na primeira metade do segundo tempo, quando o Vitória anotou dois tries e passou à frente. No entanto, o time da casa conseguiu virar com mais dois tries e administrar a posse até o final.

Com o título, a jovem equipe do Cabo Frio estreará em 2014 na elite estadual.

 

Gaúcho B

Em uma das competições mais equilibradas do primeiro semestre, coube ao Centauros levantar o primeiro título da história da segunda divisão gaúcha. Com um grande nivelamento técnico entre Universitário, Centauros e Walkirians, que mantiveram a igualdade de pontos até a antepenúltima rodada, nada seria inesperado no encerramento do campeonato. No final, o Centauros prevaleceu sobre o Lanceiros Negros, único time a não vencer na divisão e pôde comemorar o merecido título.

 

Liga Nordeste

Está definido o último clube da Copa do Brasil 2013. O representante do Nordeste será, pelo segundo ano seguido, o Alecrim, vice-campeão da segunda divisão nacional, que não tomou conhecimento do Piauí e conquistou mais uma vez a Liga Nordeste, sofrendo um único penal contra em toda competição, se consolidando como a grnade força do estado.

 

Pernambucano 

No Pernambuco, o Paulista sagrou-se campeão estadual, ao bater o Bufalos/Iguanas, da capital, na última partida entre as equipes.