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Os níveis de jogo, são fases complexas que envolvem a compreenssão global do participante em todos os aspectos (cognitivo, socioafetivo, psicomotor) que eles são indiferentes da idade biológica e ou cronológica  do aluno podendo ter um jovem de 13 anos no nível II e um adulto no I. Alcançar outro grau irá demorar de uma forma diferente para cada indivíduo devendo se respeitar a verticalidade de cada um.

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Nível I. Problemas afetivos: primeiro momento com o jogo, para a maioria das pessoas gera um temor dos tipos de contato (bola, solo, jogadores).

 Pode-se observar individualmente neste nível os seguintes itens; a bola como centro do jogo, os participantes correm sem sentido, livra-se da bola, sem dinamismo.

Ao observar coletivamente, tem-se; o grupo amontoado em cima da bola, sem comunicação, atitudes dos alunos são egoístas, falta de capacidade de ‘’leitura’’ de jogo, circulação da bola nem sempre é voluntária.

Os objetivos neste nível são; vencer os medos, entender o princípio da continuidade (avançar e apoio) do jogo, aprimorar a habilidade técnica de dominar a bola –handling- e relação jogador–bola, taticamente superar o 1×1 dominando o contato e ensinar a avançar pelos espaços.

Dicas: trabalhar com os jogos de luta (cabo de guerra, pega-pega bulldog, oposição de forças), espaços curtos para 1×1, jogos pré-desportivos (war rugby, pique- bandeira, pega-pega etc.), adaptados (tag, touch), tais jogos  têm que permitir muita marcação de pontos em ambientes seguros.

Nível II. A Percepção: Caracteriza-se pelos medos superados e observação do companheiro, variante a idade não deveria demorar muito para a passagem de fases, mas lembrar que pode- se passar em alguns pontos (vencer o medo da bola, mas não o contado com o adversário) e outros não, devendo ser bem trabalhado para ultrapassar todos os itens.

Observa-se individualmente; ações orientadas para marcação de pontos, sem bloqueios da bola, jogadores capazes de encarar todos os tipos de contato (bola, solo, jogadores) e avanço ao espaço correndo corretamente.

Coletivamente; Ocupação mediana do espaço, formação de blocos de jogadores que trocam passes entre si, sem o bloqueio da bola, pouca eficiência ofensiva, descobre e trabalha o coletivo (apoio e avanço).

Objetivos; Os participantes devem perceber os companheiros melhores posicionados e os espaços, conscientizar os alvos – in goal e H -, utilizar melhor as tomadas de decisões inteligentes, conservar a bola sobre domínio da equipe. Taticamente,o objetivo é trabalhar com o apoio, idéias coletivas e o jogo 2 x 1 e 2 x 1 + 1 no início desta fase. Em termos técnicos, liberar a bola em passes curtos e o uso do tackle.

Dicas: Jogos reduzidos, que utilizem maior contato, sempre de maneira segura, que trabalhe a conservação da bola (continuidade), aprimorar os do nível anterior em dificuldade e  informações.

Próximos níveis a se discutir;  III Organização da equipe, IV Alta competência.

Agradecimento especial a Juan Casajus.

Interagir com autor; flavio.luizmazzeu@yahoo.com.br

 

 

Flavio Mazzeu.