Tempo de leitura: 3 minutos

warmup 

O aquecimento antes do jogo ou treino tem como objetivo preparar/adaptar os atletas psicologicamente e fisiologicamente para o jogo.  
O aquecimento começa lento e sistematicamente e vai gradualmente envolvendo todos os músculos e partes do corpo que preparam o atleta para o treinamento e a competição.

As chances de dano são extremamente reduzidas aumentando-se a elasticidade muscular. Um jogador deve estar sempre preparado e capaz de se esforçar totalmente para dar um chute inicial. Existem três tipos de aquecimento.

- Continua depois da publicidade -
  • Passivo – envolve aumentar a temperatura por meios externos, como massagens, compressas quentes, banhos de vapor ou duchas quentes. Atletas com limitações físicas podem se beneficiar do aquecimento passivo.
  • Comum – aumenta a temperatura total do corpo durante o movimento de grupos principais de músculos que podem ou não estar associados à atividade seguinte; caminhada, por exemplo.
  • Específico – se concentra nas posições do corpo que serão usadas na atividade seguinte e imita essa atividade; por exemplo, balançar as pernas como se estivesse chutando.

O aquecimento é baseado na atividade que se segue. Aquecimento consiste de movimento ativo orientado para um movimento mais vigoroso para elevar as capacidades cardíaca, respiratória e metabólica. O período total de aquecimento leva pelo menos 25 minutos e precede imediatamente o treino ou competição. Também é útil o aquecimento em equipe. Isto reforça a consciência do jogador de pertencer à estrutura da equipe. Um período de aquecimento inclui a seguinte sequencia básica e componentes:

Atividade

Finalidade

Tempo (mínimo)

Corrida aeróbica lenta

Esquentar os músculos

5 minutos

Alongamento

Aumentar a amplitude do movimento

10 minutos

Treinos

Preparação da coordenação para treinamento / competição

10 minutos

Corrida
Correr é o primeiro exercício da rotina do atleta. Os atletas começam esquentando os músculos correndo devagar por três a cinco minutos. Isso promove a circulação do sangue pelos músculos, o que dá grande flexibilidade para o alongamento. A corrida começa devagar e vai gradualmente aumentando a velocidade até o final; entretanto, os atletas nunca chegam a 50% de seu esforço até o final da corrida. Lembre-se, o único objetivo desta fase do aquecimento é fazer o sangue circular e aquecer os músculos preparando-os pra atividades mais extenuantes.

Alongamento
Alongamento é uma das partes mais críticas do aquecimento e da atuação do atleta. Um músculo mais flexível é um músculo mais forte e saudável. Um músculo mais forte e saudável responde melhor aos exercícios e atividades e ajuda a prevenir danos ao atleta. Por favor consulte Alongamento para mais informações sobre esta seção.

Também é importante manter a respiração estável durante o alongamento – inspire pelo nariz e expire pela boca. 

Treinos
Treinos são avanços no aprendizado que começam no nível baixo de habilidade, avançam para o nível intermediário e, finalmente, alcançam o nível alto de habilidade. Incentive cada atleta a avançar para o seu nível mais alto possível. 

 

Escrito por: Juliana Piva