Tempo de leitura: 2 minutos

brumbies cansados 

O oxigênio é o alimento vital e precisamos maximizar a maneira como ele é transmitido ao corpo. Um atleta que respira pela boca apresenta rendimento físico 20% menor se comparado ao que respira pelo nariz.

É muito importante estabelecermos uma consciência não só corporal durante uma atividade física, mas precisamos saber como nosso corpo armazena essa energia. O oxigênio, que é o combustível para toda esta força e resistência vem da respiração, como o corpo está em plena atividade muscular esse oxigênio precisa entrar de maneira controlada e eficiente para obter a real absorção pelo organismo.

- Continua depois da publicidade -

Recomenda-se que seja adotado pelo atleta durante a corrida é a inspiração nasal, pois os pêlos filtram o ar inspirado, em seguida o ar é umidificado, filtrado e aquecido devido a grande quantidade de vasos sanguineos e glândulas presentes na mucosa nasal. Quanto à expiração, a diferença é que pela boca o fluxo é mais rápido.

Em muitas situações durante o treino ou jogo que o esforço é mais intenso fica complicado respirar apenas pelo nariz. O fluxo de ar torna-se maior que a capacidade de inspirar pelo nariz, assim, a respiração pela boca permite ser mais funcional para um exercício muito intenso.

É importante entendermos, que uma boa performace durante a atividade, implica em uma respiração bem executada, com maior índice de aproveitamento de oxigênio possível. Evite a respiração acelerada (ofegante).

Os dilatadores nasais, apesar de estudos mostrarem ineficiência do produto, muitos atletas gostam e relatam a melhora. Você pode experimentar para saber se realmente vai lhe ajudar a inspirar pelo nariz.

Se você percebe que esta tendo dificuldades com a respiração durante a atividade física, procure um profissional para avaliar e lhe ajudar a melhorar sua respiração e assim ajudar no seu desempenho do rugby.

 

Escrito por: Juliana Piva