crianças rugby 2

Tempo de leitura: 2 minutos

crianças rugby 2

O esporte é importante não apenas para o desenvolvimento físico e motor, mas também para o desenvolvimento social da criança. A partir de suas regras e condições, a criança consegue compreender formas de relacionarem-se com os outros, trocando experiências, competindo e ajudando uns aos outros.

A prática esportiva infantil é capaz de prevenir muitos adoecimentos futuros, como o estresse, problemas respiratórios, cardíacos, de coluna e outros. Isso porque, a partir da prática de esportes, as crianças desenvolvem força óssea e muscular, além de melhorarem o desenvolvimento físico. Outro aspecto relevante é o desenvolvimento da coordenação motora.

- Continua depois da publicidade -

Os benefícios sobre a personalidade e o desenvolvimento psicológico que os programas esportivos oferecem a criança são:

·        Desenvolvimento do caráter; 

·        Liderança;

·        Espírito Esportivo;

·        Trabalhar em grupo;

·        Autoestima e Autoconfiança;

·        Competição saudável.

É importante que pais, professores e educadores físicos estejam sempre atentos ao tipo de esporte que a criança pratica. O esporte praticado deve ser adequado à idade, ao peso, ao sexo e ao tamanho de cada criança. Para evitar que haja qualquer tipo de sobrecarga ou prejuízo no desenvolvimento.

Devemos respeitar as necessidades e os interesses das crianças, saber que tipo de atividades que as motivam, enfim devemos de todas as formas minimizar as possíveis pressões que, na grande maioria das vezes, já começam em casa, quando os pais que não tiveram sucesso esportivo na infância depositam toda sua frustração em desejo de ver o seu filho como um esportista de renome.

Incentivar de maneira saudável a crianças ao esporte com certeza trará muitos beneficios para a sua vida.

 

Escrito por: Juliana Piva – Associação Brasileira de Quiropraxia