Tempo de leitura: 2 minutos

hidrat

Estreia no Espaço Saúde! Hoje, Juliana Piva faz sua estreia na coluna Espaço Saúde, falando sobre a necessidade da hidratação no esporte. Juliana é quiroprata, a Presidente da Associação Brasileira de Quiropraxia e 2ª Secretária da Federação Latino Americana de Quiropraxia (FLAQ), com vasto currículo e especializações no exterior. Texto essencial!

 

- Continua depois da publicidade -

O jogador, além de cuidar do seu condicionamento físico e alimentação, deve ter atenção à sua hidratação.

A água é o maior componente do corpo humano ocupando entre 45 e 70% do seu volume, e possui papel primordial na regulação da temperatura corporal.

A perda de água normalmente é de 2 à 3 litros por dia para indivíduos submetidos a temperaturas climáticas, com 50% do total perdida em forma de urina. O jogador pode perder essa quantidade de liquido durante um treino ou jogo.

A desidratação é prejudicial ao desempenho do atleta. Mesmo um grau leve de desidratação como 1%, 2% ou 3% do peso corporal podem prejudicar a capacidade de desempenho e impedir um atleta de atingir o seu desempenho máximo.

Já a perda excessiva de 5% do peso corporal pode reduzir a capacidade de esforço em aproximadamente 30%. Na prática caso o atleta não se hidrate corretamente e chegue ao limite do seu esforço, o exercício nestas condições promove uma rápida elevação da temperatura corpórea e o início das complicações provenientes do calor. A desidratação pode causar os seguintes sintomas:

  • Cãimbra;
  • Fadiga;
  • Elevação da frequência cardíaca;
  • Vertigens e tonturas;
  • Náuseas e vômitos;
  • Alterações visuais e auditivas.

Para o atleta evitar todos esses problemas não basta apenas beber água. É preciso saber como, quando e quanto. Seguem abaixo recomendações para o atleta seguir durante o treino ou o jogo:

·         No espaço de duas horas antes, beba em torno de meio litro de água ou isotônico;

·         Vinte minutos, beba um copo de líquido;

·         Durante a atividade o treino ou jogo, beba a cada 20 minutos um copo;

·         Depois da atividade continue a hidratar-se. Uma boa prática é pesar-se antes e depois. A diferença na balança reflete o mínimo de líquidos a serem repostos.

Caso o jogador esteja sentindo mal estar durante ou após um treino ou jogo ele deve procurar um profissional qualificado como um nutricionista para rever sua alimentação e hidratação.

 

Por: Juliana Piva