concussões

Tempo de leitura: 2 minutos

 

concussões

O IRB, International Rugby Board, reiterou seu compromisso com o bem–estar dos jogadores e na semana passada publicou um anúncio com as melhorias para a avaliação da concussão.

- Continua depois da publicidade -

A matéria relata pesquisas que estão sendo feitas e publicadas. Uma mudança importante a partir de agora é o tempo de avaliação, que passou de 5 para 10 minutos. Dois testes ainda foram melhorados: o teste de memória e o de equilíbrio alterado. Outra informação importante é que todo jogador com que sofreu uma lesão que pode ser uma concussão deixará o jogo para melhor se avaliado.

Como disse Brett Gosper, diretor da entidade: “Concussão é um grave problema de saúde pública que afeta muitos esportes”. Já o diretor Rob Nichol acrescentou: “É muito bom ver Rugby liderando o caminho na área crítica da gestão de concussão, um aspecto do jogo que devemos continuamente procurar melhorar”. 

A exigência pede que se em alguma vez que um jogador no jogo exibiu os sintomas associados com suspeita de concussão, ou falhou no teste PSCA, ele deverá ser removido definitivamente da partida. 

A campanha do IRB reforça os critério de identificação e remoção. Se o atleta, após um impacto, sente um ou mais sintomas como convulsão, dor de cabeça, sensação de nocauteado, enjoo, confusão, tontura ou instabilidade, deverá ser removido do jogo e ser aplicado mais testes.

A concussão é um assunto que mais preocupa todos os treinadores e equipe de saúde de vários esportes. Temos que ter muita atenção nesse assunto, já que é muito importante que durante o jogo ou treino tenha uma pessoa de saúde treinada para diagnosticar as lesões e principalmente uma concussão. Isso pode salvar o atleta, pois o tratamento deve ser feito logo.

Após um impacto se você sentir qualquer um dos sintomas acima citado, você teve uma concussão e deve fazer uma avaliação, para passar por um tratamento que evite futuros problemas.

Por: Juliana Piva