Tempo de leitura: 5 minutos

A FIRA-AER, a Associação Europeia de Rugby, anunciou as divisões que comporão o Europeu de Nações 2012-14. Serão nada menos que que 36 seleções divididas entre 7 divisões. A competição terá peso em dobro, valendo as vagas europeias na Copa do Mundo de Rugby de 2015, que será disputada na Inglaterra.

Mas, por que 2012-2014? A fórmula de disputa do Europeu de Nações prevê que todas as equipes enfrentem todas as demais de seu grupo em jogos de ida e volta. As partidas de ida serão disputadas no período 2012-13, valendo o título do primeiro turno. Já as partidas de volta serão disputadas no período 2013-14 e valerão o título do returno. Após todas as rodadas da temporada, as equipes rebaixadas e as equipes promovidas serão conhecidas. Em resumo, o Europeu de Nações tem campeões anuais, mas o rebaixamento e a promoção ocorrem apenas a cada 2 anos. Assim, para que uma equipe da última divisão chegue à primeira divisão são necessários no mínimo 12 anos!

 

- Continua depois da publicidade -

O Europeu de Nações 2012-14

Disputarão a divisão máxima do Europeu de Nações 6 seleções: Geórgia (campeã de 2011 e de 2012), Romênia, Rússia, Espanha, Portugal e Bélgica. Ao contrário das demais divisões do Europeu de Nações, a 1ª Divisão A tem todas as suas partidas disputadas no mesmo ano. Ou seja, o início da próxima temporada será apenas em 2013. A primeira rodada da 1ª Divisão A de 2013 está prevista para o dia 2 de fevereiro, com as seguintes partidas: Portugal x Romênia, Rússia x Espanha e Bélgica x Geórgia.

As duas grandes novidades são as estreias de Estônia e da recém-associada Turquia no certame. E a principal baixa para a próxima temporada será a Armênia, que participava da 2ª Divisão B, mas abandonou a competição. Mônaco, Liechteinstein, San Marino e Islândia, associados à FIRA-AER, também optaram por não participar do Europeu de Nações. Sobre os demais países ausentes, Bielorrússia, Macedônia, Montenegro e Albânia possuem equipes de rugby, mas ainda não são membros da FIRA-AER.

As duas primeiras divisões do Europeu de Nações são chamadas de 1ª Divisão A e 1ª Divisão B, com 6 seleções participando de cada uma delas. Apenas uma equipe será rebaixada da 1ª Divisão A para a 1ª Divisão B, e também apenas uma seleção será rebaixada da 1ª Divisão B para a 2ª Divisão A.

Abaixo da 1ª Divisão B vem a 2ª Divisão A, seguida pelo 2ª Divisão B, 2ª Divisão C e 2ª Divisão D. Cada uma delas conta com 5 seleções. O sistema de rebaixamento é um pouco diferente. O campeão de cada uma delas é promovido à divisão superior, enquanto o último colocado é rebaixado à divisão inferior. Além disso, o 2º colocado da 2ª Divisão B enfrenta o 4º colocado da 2ª Divisão A, valendo uma a promoção, com a equipe da divisão inferior tendo o mando de jogo. Também se enfrentam nos mesmos moldes o 2º colocado da 2ª Divisão C e o 4º colocado da 2ª Divisão B; e o 2º colocado da 2ª Divisão D e o 4º colocado da 2ª Divisão C.

Já o último colocado da 2ª Divisão D será rebaixado à 3ª Divisão (última divisão), que conta com apenas 4 seleções, que lutam por uma vaga de promoção à 2ª Divisão D.

Parece complicado, mas na verdade é bem fácil.

Confira as divisões:

1ª Divisão A: Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Portugal e Bélgica

1ª Divisão B: Ucrânia, Polônia, Moldávia, Alemanha, República Tcheca e Suécia

2ª Divisão A: Holanda, Lituânia, Malta, Croácia e Suíça

2ª Divisão B: Letônia, Andorra, Sérvia, Israel e Dinamarca

2ª Divisão C: Eslovênia, Áustria, Chipre, Hungria e Bulgária

2ª Divisão D: Noruega, Grécia, Luxemburgo, Finlândia e Bósnia-Herzegóvina

3ª Divisão: Eslováquia, Azerbaijão, Estônia e Turquia

Obs: Vale lembrar que as seleções que participam do Seis Nações (o Six Nations, a competição mais importante da Europa) não participam do Europeu de Nações. Assim, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda, França e Itáia estão de fora da disputa.

 

A Zona Europeia das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015

A fórmula de disputa do Europeu de Nações já foi explicada. Mas e como funciona a disputa pelas vagas na Copa do Mundo?

O campeão e o vice-campeão da temporada 2012-14 da 1ª Divisão A do Europeu de Nações garantem as duas vagas diretas da Europa na Copa do Mundo. Ou seja, apenas Geórgia, Romênia, Rússia, Espanha, Portugal e Bélgica estão na disputa pelas vagas diretas no Mundial. Serão grandes confrontos entre essas 6 seleções!

A Europa ainda conta com uma vaga na Repescagem Mundial. E é por essa vaga que todos os demais países brigam. A FIRA-AER promoverá um mata-mata (com uma fórmula inusitada, mas já utilizada para o Mundial de 2011) envolvendo uma equipe de cada uma das divisões do Europeu de Nações. Porém, apenas as vagas da 1ª Divisão A e da 1ª Divisão B serão decididas pela campanha na temporada completa de 2012-14. As vagas da 2ª Divisão A, 2ª Divisão B, 2ª Divisão C e 2ª Divisão D serão decididas pela campanha apenas do primeiro turno, isto é, do período 2012-13. Apenas a 3ª Divisão não entrará na disputa.

O mata-mata europeu das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015 será todo disputado em 2014 e terá o seguinte formato:

Jogo 1: Campeão da 2ª Divisão C 2012-13 x Campeão da 2ª Divisão D 2012-13

Jogo 2: Campeão da 2ª Divisão B 2012-13 x Vencedor do Jogo 1

Jogo 3: Campeão da 2ª Divisão A 2012-13 x Vencedor do Jogo 2

Jogo 4: Campeão da 1ª Divisão B 2012-14 x Vencedor do Jogo 3

Jogo 5: 3º colocado da 1ª Divisão A 2012-14 x Vencedor do Jogo 4

Obs: Em todos os duelos, o mando de jogo é da seleção da divisão mais elevada.

 

Repescagem Mundial

O vencedor do mata-mata da Zona Europeia se classificará para a disputa da Repescagem Mundial das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2015, valendo a última vaga no Mundial da Inglaterra. As partidas serão disputadas também em 2014, e os duelos serão os seguintes:

Jogo A: Europa 3 (vencedor do mata-mata qualificatório) x África 2 (vice-campeão da Copa da África de 2014)

Jogo B: Ásia 2 (vice-campeão do Cinco Nações Asiático de 2014) x Américas 3 (perdedor do duelo entre o 2º colocado da América do Norte e o melhor classificado da América do Sul)

Final: Vencedor do Jogo A x Vencedor do Jogo B

Obs: Tanto o Jogo A como o Jogo B serão realizados no país com melhor ranking. A Final da Repescagem será decidida em partidas de ida e volta.