Foto: World Rugby

Tempo de leitura: 2 minutos

Em entrevista ao site argentino Hablemos de Rugby, o diretor de rugby da União Argentina de Rugby, Francisco “Pancho” Rubio, confirmou que as edições 2020 e 2021 do Americas Rugby Championship contarão como as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023 nas Américas, com as duas edições sendo somadas para que todos os times se enfrentem em turno e returno.

O World Rugby ainda não anunciou oficialmente como serão as eliminatórias para o próximo Mundial, mas é sabido que o torneio de 2023 seguirá com 20 seleções, sendo que os 12 primeiros colocados de 2019 ganharão vagas diretas em 2023. Considerado-se que a Argentina é favorita a terminar o Mundial de 2019 entre os 12 primeiros colocados, há grandes chances de que as Américas sigam contando com 2 vagas diretas e 1 na Repescagem.

Com isso, Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Brasil e Chile jogariam em turno e returno de olho nas vagas, sem distinção entre América do Norte e América do Sul. Os jogos contra a Argentina XV não deverão contar para as Eliminatórias. Com o novo sistema, poderá haver até quatro sul-americanos (contando a Argentina) na Copa do Mundo, e não mais apenas dois.

- Continua depois da publicidade -

Para 2019, as Américas contavam com 2 vagas diretas, sendo que 1 era obrigatoriamente da América do Norte, decidida entre Canadá e Estados Unidos (que teve vitória dos EUA), enquanto a segunda vaga foi disputada entre o campeão da América do Sul (Uruguai) e o perdedor do jogo entre Canadá e EUA (que acabou sendo o Canadá). O perdedor desse último duelo (o Canadá, derrotado pelo Uruguai) ganhou ainda uma vaga na Repescagem Mundial (que acabou vencida pelos canadenses).

Ainda não está claro como os demais países das Américas poderão jogar pelas vagas na Copa do Mundo, mas a adoção do modelo europeu é possível. Na Europa, os times que não jogam o Rugby Europe Championship pleiteiam apenas vaga numa Repescagem Europeia que leva à Repescagem Mundial.

Não foi confirmado se a partir de 2020 haverá sistema de promoção e rebaixamento do Americas Rugby Championship com o Americas Rugby Challenge (a 2ª divisão), vislumbrado quando da criação da competição principal em 2016. Naquela oportunidade, falava-se na possibilidade de introdução de tal sistema a partir da temporada 2020.