Depois de abordarmos Estados Unidos e Uruguai, é hora de um olhar sobre a quarta força das Américas: o Canadá! Historicamente o segundo mais forte das Américas (abaixo apenas da Argentina), o rugby canadense declinou perigosamente nos últimos anos e sua seleção (que jogou simplesmente todos os Mundiais até hoje) precisou pela primeira vez de uma repescagem para se classificar. O Canadá tem esperanças de vitória para 2019 por encarar a Namíbia no Grupo B. Mas o restante do grupo não será misericordioso, com Nova Zelândia, África do Sul e Itália ainda na chave.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES

 

Símbolo

- Continua depois da publicidade -

O símbolo do rugby canadense – ou melhor, de todo o país – é a folha de bordo, ou “maple leaf”. Mas, o apelido da seleção de rugby é Canucks, que é um termo comumente usado para apelidar os canadenses de forma geral.

 

Histórico

O Canadá jamais ficou de fora de um Mundial e desde 1987 era considerado um perigoso oponente mesmo para as seleções maiores. A seleção canadense é antiga, tendo nascido nos anos 30, em um momento que o rugby do país já migrava para as regras do futebol canadense. Com isso, a seleção só passou a ter atividades consistentes a partir dos anos 60 e chegou a enfrentar em 1966 os British and Irish Lions, fazendo giras à Europa a partir dos anos 70. Em 1985, a equipe mostrou que era uma das principais do mundo abaixo do primeiro escalão ao viajar à Austrália para test matches oficiais contra os Wallabies.

Com isso, o Canadá foi convidado para a Copa do Mundo de 1987, estreando com vitória sobre Tonga, mas derrotas para Gales e Irlanda. O auge foi o Mundial de 1991. Antes do Mundial, o Canadá venceu 2 vezes os Pumas e já na Copa do Mundo o país se tornou o primeiro das Américas a avançar às quartas de final, depois de vencer Fiji (13 x 03) e Romênia (19 x 11) na primeira fase. Nas quartas, derrota por somente 29 x 13 diante da Nova Zelândia, com tries de Tynan e Charron sobre os All Blacks. O brilhante asa Al Charron era o grande nome daquela seleção, estando no Hall da Fama do World Rugby.


Em 1995, de novo com Al Charron e com o artilheiro Gareth Rees, o Canadá voltou a vencer a Romênia (34 x 03), mas perdeu para África do Sul e Austrália. Em 1999, a única vitória veio sobre a Namíbia e em 2003 triunfo apenas sobre Tonga. Em 2007, o Canadá saiu do Mundial pela primeira vez sem vitória, apenas empatando com o Japão, ao passo que em 2011 os Canucks tiveram um último brilho com incrível outro empate contra os japoneses e nova vitória sobre Tonga. Mas em 2015 a crise da seleção já era óbvia, com o Canadá perdendo pela primeira vez todos os seus jogos.


A entrada do Canadá no Americas Rugby Championship em 2016 veio acompanhado de mais decepções, com direito a 2 derrotas para o Brasil e ainda nenhum brilho no torneio. Os Canucks vivem hoje o pior momento de sua história gloriosa. A classificação à Copa do Mundo de 2019 foi a mais dramática da história do país, com duas derrotas para o Uruguai levando os Canucks a terem que encarar a Repescagem Mundial, na qual despacharam Hong Kong, Quênia e Alemanha.

O Rugby por lá

Historicamente o Canadá é a maior potência do rugby da América do Norte e suas seleções tem inclusive ampla vantagem de número de vitórias sobre os Estados Unidos, vendo somente nos últimos 5 anos a sua hegemonia acabar.

O rugby chegou no Canadá no século XIX, ainda como colônia britânica, mas logo as equipes locais passaram a alterar as regras da modalidade, dando origem ao futebol canadense, semelhante ao futebol americano. Curiosamente, o nome “Rugby” foi mantido no Canadá como sinônimo de futebol canadense – e não de rugby. A  velha Canadian Rugby Football Union deu origem à Canadian Football League e foi somente em 1929 que uma nova federação para rugby foi criada, a Rugby Union of Canada, baseada na Colúmbia Britânica (British Columbia, o extremo oeste do país), onde o rugby se manteve vivo, independente do futebol canadense, pela forte presença de britânicos ao redor de Vancouver. Além da Colúmbia Britânica, a remota Terra Nova (Newfoundland), grande ilha na costa atlântica, é outra região onde o rugby se manteve reinante, pela forte presença de irlandeses, escoceses, galeses e ingleses.

Os contatos do rugby canadense com o restante do velho Império Britânico foram intensos após a Segunda Guerra Mundial e a imigração para o país manteve o rugby vivo mesmo nas cidades onde o futebol canadense era forte, a ponto da modalidade crescer fortemente em Ontário (Ottawa, Toronto, Hamilton) ao longo da segunda metade do século XX. A partir dos anos 50 os jogos entre seleções provinciais ganharam força, favorecidas pelas grandes distâncias dentro do país.

Porém, o rugby canadense não conseguiu lidar bem com o profissionalismo e a força que sua seleção tinha até a primeira metade dos anos 90 foi perdida. Somente agora, em 2019, foi possível a criação do primeiro time profissional do país, o Toronto Arrows, que ingressou com sucesso na Major League Rugby norte-americana.

 

Pontos fortes

O Canadá é perigoso com a bola em mãos e sabe construir tries. Jeff Hassler e DTH van der Merwe, com longa experiência no rugby europeu, são homens letais.

 

Pontos fracos

Todo o resto. O Canadá cronicamente tem uma das piores defesas do Mundial e se provou frágil nas formações fixas mesmo no Americas Rugby Championship, que não é nada desafiador perto de um Mundial.

 

Olho neles!

O Canadá tem alguns nomes importantes atuando no exterior. Olhos para o terceira linha Tyler Ardron, grande líder do time, que atua no Super Rugby pelos Chiefs, da Nova Zelândia, e para o ponta DTH van der Merwe, grande artilheiro do time, que faz sucesso na Europa, hoje no Glasgow Warriors, da Escócia, atuando no PRO14. Atenção ainda para o bom pilar Matt Tierney, contratado pelo Castres, da França.

Os 31 do Mundial

Avançados: Hubert Buydens (New Orleans Gold, EUA/MLR), Djustice Sears-Duru (Seattle Seawolves, EUA/MLR), Eric Howard (New Orleans Gold, EUA/MLR), Benoît Pifféro (Blagnac, França/3ª divisão), Andrew Quattrin (Toronto Arrows/MLR), Jake Ilnicki (Seattle Seawolves, EUA/MLR), Cole Keith (Toronto Arrows/MLR), Matt Tierney (Pau, França), Conor Keys (Rotherham Titans, Inglaterra/3ª divisão), Evan Olmstead (Newcastle Falcons, Inglaterra/2ª divisão), Mike Sheppard (Toronto Arrows/MLR), Kyle Baillie (New Orleans Gold, EUA/MLR), Justin Blanchet (Bedford Blues, Inglaterra/2ª divisão), Matt Heaton (Darlington Mowden Park, Inglaterra/3ª divisão), Lucas Rumball (Toronto Arrows/MLR), Tyler Ardron (Chiefs, Nova Zelândia) (c), Luke Campbell (Toronto Arrows/MLR);

Linha: Phil Mack (Seattle Seawolves, EUA/MLR), Jamie Mackenzie (Toronto Arrows/MLR), Gordon McRorie (Calgary Hornets/clube amador), Peter Nelson (Ulster, IR), Shane O’Leary (Nottingham, Inglaterra/2ª divisão), Nick Blevins (Calgary Hornets/clube amador), Ciaran Hearn (London Irish, Inglaterra), Ben LeSage (UBC Thunderbirds/clube amador), Conor Trainor (Nevers, França/2ª divisão), Jeff Hassler (Seattle Seawolves, EUA/MLR), Taylor Paris (Castres, França), DTH van der Merwe (Glasgow Warriors, Escócia), Andrew Coe (Canada Sevens), Patrick Parfrey (Toronto Arrows/MLR);

Foto: Susi Baxter-Seitz
 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRAXNOVA ZELÂNDIASemifinal
27/1006:00YokohamaGALESXÁFRICA DO SULSemifinal
01/1106:00TóquioPerdedor SF1XPerdedor SF23º lugar
02/1106:00YokohamaVencedor SF1XVencedor SF2FINAL
Horários de Brasília