Tempo de leitura: 5 minutos

Hora de falar mais de Copa do Mundo. A seleção de hoje é uma que ainda deverá ser discreta em 2019, mas que dará o que falar a médio prazo: os Estados Unidos, tão bem conhecidos pelos brasileiros por conta do Americas Rugby Championship.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES

O gigante está despertando, mas teve o azar de cair no cruel Grupo C do Mundial 2019, onde também estão Inglaterra, França, Argentina e Tonga. A equipe é hoje considerada a melhor da história do país, mas o que você sabe sobre o time dos EUA e o esperar dele em 2019?

- Continua depois da publicidade -

 

Símbolo

Águias! Isto é, Eagles, em inglês. Bastante lógico, afinal, a águia é o símbolo do país.

 

Histórico

Bicampeã olímpica nos anos em 1920 e 1924 (quando os Jogos Olímpicos contavam com o rugby de 15 jogadores), a seleção dos Estados Unidos sumiu do mapa por algumas décadas. Não é preciso dizer que a história do rugby e do futebol americano se misturam por lá e na virada do século XIX para o XX a expansão do número de universidades e colégios jogando pelas regras americanas já deixava o rugby em risco de extinção. As universidades da Califórnia foram o último reduto do rugby e foi com elas que a seleção nasceu em 1912 (para enfrentar a visitante seleção da Austrália) e prosperou até os ouros olímpicos, quando o esporte praticamente morreu por lá.

Inativa desde 1924, foi somente em 1976 que a seleção dos Estados Unidos foi recriada e em questão de 11 anos (1987) os Eagles estavam jogando a Copa do Mundo – e com uma vitória sobre o Japão. A história da equipe nos Mundiais, no entanto, é humilde. A vitória na estreia foi apenas uma entre três. Os EUA só voltariam a vencer um jogo em 2003, de novo contra o Japão, e repetiram o feito apenas em 2011, sobre a Rússia. Ao todo, são 22 derrotas e, não é preciso dizer, os Eagles nunca avançaram ao mata-mata. Porém, houve momentos de brilho em derrotas também, como em 2007, quando o ponta Taku Ngweny assombrou o mundo com sua velocidade, deixando o super artilheiro dos Springboks para trás em corrida para try dos Eagles sobre os sul-africanos, que seriam campeões naquele ano.

Os EUA só não conseguiram classificação para o Mundial de 1995.

O Rugby por lá

Substituído pelo futebol americano, nem os ouros olímpicos levaram o rugby a melhores dias nos EUA e antes da Segunda Guerra Mundial a modalidade foi restrita às universidades de elite nas regiões de Nova York, Boston e São Francisco. O esporte praticamente desapareceu nos anos 40 e só iniciou um processo de ressurgimento nos anos 50, quando a modalidade passou a prosperar como um último espaço do esporte amador pelo espírito esportivo – em um país cada vez mais fixado no esporte profissional e no alto rendimento universitário. Com isso, o número de equipes universitárias e clubes sociais prosperou a ponto de em 1975 poder finalmente surgir uma federação nacional, a USA Rugby, e um campeonato universitário nacional, em 1980.

Regiões como a Califórnia (tida como o principal centro de rugby amador do EUA), o Noroeste (Seattle, sempre em contato com Vancouver, maior centro de rugby do Canadá), as Montanhas Rochosas (Denver e Salt Lake City) e o Nordeste do país (sobretudo Boston e Nova York) se tornaram áreas tradicionais no rugby do país, mas o rugby demorou a dar um passo adiante rumo ao profissionalismo. O primeiro passo veio, lógico, com o rugby se tornando olímpico e o investimento aparecendo naturalmente para o sevens. Os EUA passaram a prosperar na modalidade reduzida e ganharam uma etapa célebre do Circuito Mundial em Las Vegas – verdadeiro sucesso.

Porém, o rugby de 15 jogadores demorou mais a achar seu caminho rumo ao profissionalismo. Propostas de ligas privadas não faltaram, prometendo investimentos que não se materializavam, até finalmente em 2016 ser criada a PRO, a primeira liga profissional, que durou somente uma temporada. A empreitada deu lugar em 2018 finalmente à Major League Rugby, que completou 2 anos de existência em 2019 com 9 franquias profissionais (8 baseadas nos EUA e 1 no Canadá). Junto da liga e do sevens os EUA se tornaram destino para seleções internacionais, mas a modalidade ainda pena para achar espaço no mercado de transmissões de TV.

 

Pontos fortes

A Major League Rugby – assim como o Americas Rugby Championship – ajudaram sensivelmente a se elevar a competitividade da seleção dos Estados Unidos. Em 2018, os Estados Unidos venceram pela primeira vez uma seleção do primeiro escalão mundial, a Escócia, mostrando a evolução física e técnica que o profissionalismo trouxe e mental que a nova realidade proporcionou. Os EUA têm um time hoje capaz de jogar com intensidade até o fim com qualquer seleção e, sobretudo, com qualidades ofensivas que antes não tinha.

Pontos fracos

Ainda assim, a evolução é muita nova e defensivamente as Águias oscilam demais – o que ficou evidente no Americas Rugby Championship deste ano. O próprio Brasil perdeu por apenas 33 x 28 para um time quase completo dos EUA, com os Eagles deixando o Brasil criar. Mais que isso, o time norte-americano perdeu de 45 x 14 para a Argentina XV, sofrendo demais no aspecto disciplinar, e caiu em casa por 32 x 25 contra o Uruguai. O técnico Gary Gold, sul-africano muito experiente, tem a missão de consertar essa peneira americana.

 

Olho neles!

Os EUA têm uma coleção de atletas que estão se destacando em gramados europeus. Joe Taufete’e é o hooker artilheiro da seleção e do Worcester Warriors e é arma letal nos mauls, ao passo que o pilarzão Titi Lamositele, do Saracens, e os asas David Tameilau, do Glasgow, e Tony Lamborn, do Melbourne Rebels, oferecerem muita potência ao pack. Dentro da MLR, o veterano Cam Dolan e o jovem Hanco Germishuys são outros dois nomes cruciais para o breakdown americano. Já na linha, AJ MacGinty, do Sale Sharks, é o cérebro do time, ao passo que os centros Bryce Campbell, do London Irish, e Paul Lasike, do Harlequins, são fortes no contato. O fullback e capitão Blaine Scully, do Cardiff Blues, e o veterano do sevens Madison Hughes, são nomes que poderão dar alegrias ao torcer dos Eagles.

 

Os 31 do Mundial

Avançados: Dylan Fawsitt (United New York), James Hilterbrand (Manly Marlins, Austrália/clube amador), Joseph Taufete’e (Worcester Warriors, Inglaterra), Chance Wenglewski (Atlanta), Eric Fry (Vannes, França/2ª divisão), Olive Kilifi (Seattle Seawolves), Titi Lamositele (Saracens, Inglaterra), Paul Mullen (sem clube), Nate Brakeley (United New York), Nick Civetta (sem clube), Ben Landry (Ealing, Inglaterra/2ª divisão), Gregory Peterson (Newcastle Falcons, Inglaterra/2ª divisão), Malon Al-Jiboori (sem clube), Cam Dolan (New Orleans Gold), Hanco Germishuys (Glendale Raptors), Tony Lamborn (Melbourne Rebels, Austrália), Ben Pinkelman (USA Sevens), John Quill (United New York);

Linha: Nate Augspurger (San Diego Legion), Shaun Davies (Glendale Raptors), Ruben De Haas (Free State Cheetahs, África do Sul/Currie Cup), AJ MacGinty (Sale Sharks, Inglaterra), Will Magie (sem clube), Bryce Campbell (London Irish, Inglaterra), Paul Lasike (Harlequins, Inglaterra), Thretton Palamo (Houston SaberCats), Marcel Brache (Western Force, Austrália/ NRC), Martin Iosefo (USA Sevens), Mike Te’o (San Diego Legion), Blaine Scully (sem clube) (c), Will Hooley (Bedford Blues, Inglaterra/2ª divisão);

 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44

DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRA19X07NOVA ZELÂNDIASemifinalNigel Owens (Gales)Romain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
27/1006:00YokohamaGALES16X19ÁFRICA DO SULSemifinalJérôme Garcès (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
01/1106:00TóquioNOVA ZELÂNDIA40X17GALES3º lugarWayne Barnes (Inglaterra)Jaco Peyper (África do Sul)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
02/1106:00YokohamaINGLATERRA12X32ÁFRICA DO SULFINALJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
Horários de Brasília