Tempo de leitura: 8 minutos

A “nação do rugby” na Grã Bretanha. De todos os países que formam o Reino Unido, o único que tem no rugby o seu esporte nacional é Gales. Uma história centenária produzindo grandes ídolos do rugby mundial e um presente brilhante como atual campeão do Six Nations. Com apenas 3 milhões de habitantes, Gales irá ao Mundial de 2019 sedento por alcançar finalmente sua primeira final e, quem sabe, seu primeiro título.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES

- Continua depois da publicidade -

Gales vai ao Mundial embalada pelo Hen Wlad Fy Nhadau (“Terra dos Meus Pais”), música que se tornou o hino do país justamente por ser entoada nos jogos de rugby, sempre em língua galesa, a língua celta do país. Não é preciso dizer que o rugby se tornou um dois maiores símbolos da identidade galesa, juntamente com sua língua, renascida ao longo do século XX. Os galeses remetem suas origens aos celtas que habitavam a Grã Bretanha na época da chegada dos romanos e que foram expulsos para o oeste da ilha com o fim do Império Romano e a chegada dos povos anglo-saxões, que deram origem ao povo inglês. A conquista inglesa de Gales se deu ao longo do século XIII, mas os galeses recuperaram autonomia dentro do Reino Unido ao longo do século XX. Os galeses são britânicos, mas têm identidade própria.

A capital é Cardiff, uma das capitais mundiais do rugby, palco da final da Copa do Mundo de 1999.

Símbolo

Como as demais nações britânicas, Gales não tem um símbolo ou apelido oficial no rugby, mas sua seleção é informalmente conhecido como Red Dragons (Dragões Vermelhos). Isso porque o Dragão é o símbolo do país, dominante em sua bandeira. O Dragão simboliza a região desde a época romana, por conta de lendas locais.

No símbolo da federação de rugby está o tradicional símbolo do Príncipe de Gales (o título dado ao herdeiro do trono britânico), as penas de avestruz saindo da coroa dourada.

 

Histórico

Gales é uma das seleções mais antigas do mundo, tendo feito seu primeiro jogo em 1881. Em 1883, os galeses participaram da fundação do Home Nations Championship (transformado em 1910 em Five Nations e em 2000 em Six Nations) e da fundação do IRB (atual World Rugby, a federação internacional) em 1886. O primeiro título veio em 1893 e na virada do século os galeses se tornavam uma potência da modalidade, conquistando os títulos de 1900, 1902, 1905, 1908, 1909 e 1911, com uma geração que foi a primeira a se tornar celebridade no rugby mundial. Com uma seleção de origem operária, Gales quebrou paradigmas do rugby da época. O time de 1893 foi o responsável por criar um quarto atleta de linha (antes, era somente 3 atletas na linha), o que revolucionou o jogo. Frank Hancock, exímio chutador, foi o inovador, sendo reconhecido no Hall da Fama do World Rugby. Hancock jogava ao lado de Arthur Gould, considerado a primeira estrela da história do rugby, e juntos moldaram o que viria a ser o jogo de linha moderno.

Em 1905, Gales recebeu a Nova Zelândia em um encontro que ficou imortalizado. Os galeses foram a única seleção que parou os All Blacks, que faziam sua fama em viagem à Europa. A vitória por 3 x 0 dos galeses é considerado o maior jogo da época, a primeira era dourada dos Dragões.

Gales voltou a ser campeã em 1922, 1931 e 1936, sendo que em 1935 os galeses voltaram a derrotar os All Blacks, com o jovem Haydn Tanner, de apenas 18 anos, sendo o destaque galês. Mas, apesar do feito, a segunda era dourada de Gales se deu nos anos 50, com os títulos do Five Nations de 1950, 1952 e 1956 e a épica vitória sobre os All Blacks em 1953 por 13 x 08 (a última sobre os neozelandeses até hoje), em um time liderado pelo mágico abertura Cliff Morgan e pelo “príncipe dos centros” Bleddyn Williams.

Era só o começo. Os anos 60 foram de mais conquistas, em 1965, 1966 e 1969, abrindo caminho para a terceira geração dourada, que ainda brilharia ao longo dos anos 70, conquistando os títulos de 1971, 1975, 1976, 1978 e 1979. Nesses quase 15 anos de glória Gales ainda se tornou a base das melhores gerações da história dos British and Irish Lions e também dos famosos Barbarians de 1973, desfilando craques do quilate do scrum-half Gareth Edwards (para muitos, o maior jogador da história), os aberturas Barry John e Phil Bennett, o fullback JPR Williams, os centros John Dawes e Gerald Davies e o oitavo Mervyn Davies.



Os anos 80 e 90, todavia, foram décadas para serem esquecidas. Com mudanças drásticas na sociedade galesa, pela desindustrialização e fechamento de áreas de mineração (celeiros do rugby operário galês), a bola oval sentiu e Gales ficou afastado das glórias. Ainda assim, em 1987, Gales superou as expectativas na primeira Copa do Mundo e alcançou o terceiro lugar, após derrotar a Inglaterra nas quartas de final.

Em 1991, no entanto, foi vítima da primeira grande zebra dos Mundiais, sendo eliminado em casa na primeira fase por Samoa. Somente em 1994 os galeses voltaram a ser campeões do Five Nations, com um time que tinha o artilheiro Ieuan Evans e o oitavo Scott Quinnell, mas os Mundiais de 95 e 99 também foram ruins, com eliminação na fase de grupos em 95 e outra derrota para Samoa em casa em 99 seguida por eliminação nas quartas para a Austrália.

Depois de 1994, o próximo título veio apenas em 2005, já na era do Six Nations, marcando o renascimento do rugby do país. Na verdade, o Mundial de 2003 marcou o início da reconstrução, com um time que chegava às quartas de final dando muito trabalho para Nova Zelândia e Inglaterra. Era a geração do grande Gareth Thomas (gay e atual ícone da luta LGBT) e Shane Williams (o mágico ponta eleito o melhor jogador do mundo em 2008).



O Mundial de 2007 voltaria a ser desapontador para o torcedor galês, com eliminação diante de Fiji na fase de grupos, mas o título do Six Nations de 2008 colocava os Dragões nos trilhos e em 2011, já sob o comando do técnico neozelandês Warren Gatland (ainda treinador da equipe), Gales flertou com a grande final, ao eliminar a Irlanda nas quartas e cair por apenas 09 x 08 contra a França na semifinal, em jogo famoso pelo cartão vermelho ao capitão galês Sam Warburton.

Gales ainda voltaria a ser campeão do Six Nations em 2012 e 2013 e em 2015 venceu a Inglaterra em Londres para ajudar a eliminar os ingleses na fase de grupos da Copa do Mundo. Mas a eliminação galesa viria nas quartas diante da África do Sul.


A máquina criada por Gatland seguiu dando frutos e em 2019 Gales voltou a se sagrar campeão do Six Nations. E agora, qual será o desfecho no Mundial?

O Rugby por lá

O rugby se tornou desde o século XIX um esporte da classe operária em Gales, à semelhança do Norte da Inglaterra. Quando em 1895 os clubes do Norte (defensores da liberação do profissionalismo) romperam com a federação inglesa (defensora da proibição ao profissionalismo) e criaram o Rugby League, os olhares se voltaram para Gales, pois o mesmo poderia ocorrer no país, com os jogadores galeses pressionando pela liberação dos pagamentos. Porém, isso não ocorreu. Os jogos anuais contra a Inglaterra (que tinha forte presença dos clubes elitizados de Londres) eram grandes atrativos para os galeses, que queria derrotar os ingleses no esporte mais prestigiado. Com isso, os clubes galeses passaram a dar benefícios aos atletas por fora, no chamado amadorismo marrom, como ocorria na França, mantendo Gales dentro do Rugby Union. Porém, a migração de atletas galeses para o Rugby League foi constante ao longo do século XX.

A Sul de Gales é a terra do rugby. A região concentra 80% da população galesa e é a área mais urbanizada, onde se localizavam as principais cidades e vilas industriais e mineiras. Região montanhosa, o rugby do Sul de Gales ficou conhecido como o rugby dos vales, pois em cada vale cada vila tem seu clube de rugby, que mobiliza a comunidade.

Clubes como Cardiff, Swansea, Llanelli, Newport, Neath, Bridgend, Pontypridd, Ebbw Vale ou Aberavon se notabilizaram por grandes públicos e por vitórias famosas sobre grandes seleções. Cardiff tem em seu currículo vitórias sobre Springboks (1907), Wallabies (1947) e All Blacks (1953), ao passo que Llanelli também venceu os All Blacks (1972) e Newport derrotou os Boks (1912). Já Swansea venceu os Wallabies (1966 e 1992) e empatou com os All Blacks (1953).

Diferentemente de Irlanda e Escócia, Gales nunca contou com selecionados regionais e seus clubes sempre foram a base do rugby doméstico. Quando o rugby se profissionalizou em 1995, Gales optou por profissionalizar seus clubes, mas o experimento se provou insustentável pelas fragilidade da economia galesa. Com isso, em 2003 os galeses seguiram o caminho de irlandeses e escoceses e criaram franquias regionais, que até hoje geram muito debate no país. Foram criadas 5 franquias: Ospreys (unindo os rivais Neath e Swansea), Scarlets (tendo Llanelli como base), Dragons (tendo Newport como base), Cardiff Blues (baseado em Cardiff) e Celtic Warriors (unindo os rivais Pontypridd e Bridgend). Os Warriors duraram somente uma temporada e a partir de 2004 Gales passou a ter os 4 times atuais: Ospreys, Scarlets, Dragons e Blues. Mas as identidades frágeis dos times, sobretudo aos olhos dos torcedores dos clubes menores, segue sendo um problema e nenhum dos times do país conseguiu ser campeão europeu – e apenas Ospreys e Scarlets venceram a Liga Celta (atual PRO14).

 

Pontos fortes

O time de Warren Gatland foi brilhante no último Six Nations, conquistando o título de forma invicta. Gales tem uma seleção versátil, capaz de praticar o “Warrenball”, o jogo físico e pragmático, do mesmo jeito que tem talento para praticar o “estilo galês” tradicional, isto é, o jogo aberto e dinâmico. Os galeses são fortes nas formações fixas e têm finalizadores da maior qualidade com a bola em mãos. Trata-se de um time completo.

 

Pontos fracos

Os galeses vivem o dilema em cima de sua camisa 10, com a perda de Gareth Anscombe sendo muito sentida. Mas Dan Biggar voltou a se destacar. A profundidade do elenco nas posições criativas pode ser um problema. Além disso, Gales têm um conjunto excelente, mas nomes de classe mundial que possam mudar o rumo de partidas desfavoráveis ainda faltam na equipe.

 

Olho neles!

O elenco galês tem um grande líder: o segunda linha Alun Wyn Jones, que vai batendo recordes de tests. Na terceira linha, Ross Moriarty e Justin Tipuric são nomes maiúsculos, ao passo que o scrum-half Gareth Davies é uma arma letal. A força física do centro Hadleigh Parkes e, sobretudo, a capacidade de finalização do mítico George North (que busca ser o maior artilheiro da história) e de Josh Adams chamam a atenção. No fundo do campo, Leigh Halfpenny é um porto seguro, ao passo que Liam Williams é versátil e decisivo.

 

Os 31 do Mundial

AvançadosElliot Dee (Dragons), Ryan Elias (Scarlets), Ken Owens (Scarlets), Rhys Carre (Saracens, Inglaterra), Tomas Francis (Exeter Chiefs, Inglaterra), Wyn Jones (Scarlets), Dillon Lewis (Cardiff Blues), Nicky Smith (Ospreys), Jake Ball (Scarlets), Adam Beard (Ospreys), Bradley Davies (Ospreys), Alun Wyn Jones (c) (Ospreys), James Davies (Scarlets), Ross Moriarty (Dragons), Josh Navidi (Cardiff Blues), Aaron Shingler (Scarlets), Justin Tipuric (Ospreys), Aaron Wainwright (Dragons);

Linha: Aled Davies (Ospreys), Gareth Davies (Scarlets), Tomos Williams (Cardiff Blues), Dan Biggar (Northampton Saints, Inglaterra), Rhys Patchell (Scarlets), Jonathan Davies (Scarlets), Hadleigh Parkes (Scarlets), Owen Watkin (Ospreys), Josh Adams (Cardiff Blues), Hallam Amos (Cardiff Blues), George North (Ospreys), Leigh Halfpenny (Scarlets), Liam Williams (Saracens, Inglaterra);

Foto: Welsh Rugby Union
 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRA19X07NOVA ZELÂNDIASemifinalNigel Owens (Gales)Romain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
27/1006:00YokohamaGALES16X19ÁFRICA DO SULSemifinalJérôme Garcès (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
01/1106:00TóquioNOVA ZELÂNDIA40X17GALES3º lugarWayne Barnes (Inglaterra)Jaco Peyper (África do Sul)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
02/1106:00YokohamaINGLATERRA12X32ÁFRICA DO SULFINALJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
Horários de Brasília