Tempo de leitura: 7 minutos

A terra do scrum? Com certeza. A nova superpotência? Talvez. Hora de olhar para a Geórgia, que quer fazer história no Grupo D, correndo por fora na luta por classificação em um grupo com Austrália, Gales, Fiji e Uruguai. Melhor país europeu abaixo do Six Nations nos últimos anos, a Geórgia vem batendo na porta da elite mundial e reclamando seu espaço no cenário continental e mundial.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES


Mas, onde fica a Geórgia? A Geórgia (ou Sakartvelo, em georgiano) tem apenas 3,7 milhões de habitantes e sua capital é a cidade de Tbilisi (fundada no longínquo ano de 479 e hoje com 1,5 milhão de habitantes). O território georgiano está encravado na cordilheira do Cáucaso, cadeia de montanhas que separa a Europa do Oriente Médio (entre Rússia e Turquia) e o Mar Negro do Mar Cáspio. A Geórgia foi parte do Império Russo e da União Soviética e por se localizar na porção europeia do território soviético é considerada um país europeu – ainda que haja debate sobre a questão.

O povo georgiano fala uma língua única, que não tem relação com nenhuma outra família de línguas e usa um alfabeto próprio. O georgiano é uma língua caucasiana da família cartevélica, uma família isolada de línguas faladas apenas no território georgiano e na fronteira da Turquia, com o georgiano sendo a principal língua da família (as demais línguas são o laz, o mingrélio e o suano, falado em regiões isoladas do país). A Geórgia traça suas origens em civilizações da antiguidade, como a Cólquida (do século VIII a.C) e a Ibéria (do século IV a.C, sem relação com a Península Ibérica). A cristianização da região ocorreu no século IV e o culto a São Jorge é considerado uma das origens do nome do país.

- Continua depois da publicidade -

A Geórgia foi dominada por persas, turcos otomanos e russos, intercalados por períodos breves de independência. O domínio russo começou em 1801 e só acabou com o fim da União Soviética (URSS) em 1991, que resultou na independência georgiana. Porém, desde então o país viveu uma guerra civil, ainda não resolvido, envolvendo duas minorias étnicas que buscam autonomia: os ossetas e os abecázios, ambos apoiados pela Rússia, que moveu uma ação militar contra a Geórgia em 2008. Desde sua independência, a Geórgia é uma democracia.

Símbolo

O apelido da seleção georgiana é Lelos, mesma palavra usada para “try” em georgiano. A palavra, na verdade, faz alusão ao Lelo Burti, esporte tradicional folclórico da Geórgia que ajudou a popularizar o rugby no país, por terem aspectos em comum.

O Lelo Burti nasceu como um jogo rural, disputado pelas ruas e campos envolvendo pessoas de vilarejos rivais, sem limite de jogadores.Porém, em tempos soviéticos, versões “esportificadas”, isto é, padronizadas com regras, foram criadas para o Lelo Burti e a principal forma é jogada por dois times de 15 jogadores em um campo de futebol. É esta versão que abriu terreno para que o rugby se tornasse popular no país.

Histórico

O rugby chegou à Geórgia quando o território era parte da União Soviética, nos anos 30. O esporte foi proibido por Stálin (líder soviético que, aliás, era georgiano) nos anos 40 e só voltou a ser permitido nos anos 50. Com isso, o rugby na Geórgia voltou a ser praticado nos anos 60, reintroduzido por um professor francês que lecionava na região.

O rugby soviético era dominado inicialmente pelos clubes de Moscou, mas desde os anos 60 os clubes de Tbilisi (em especial o Locomotive e o Dinamo) já estavam entre os melhores da URSS. Nos anos 80, o eixo de forças mudou, com os clubes da Sibéria e da Geórgia ganhando maior preponderância até em 1987 o AIA Kutaisi (de Kutaisi, segunda maior cidade georgiana) ser campeão soviético, embalando três títulos seguidos. O rugby havia particularmente florescido na Geórgia, com influência do lelo burti, e com o fim da URSS o rugby georgiano rapidamente se tornou mais forte que o russo.

Os primeiros anos após o fim do comunismo foram difíceis para os georgianos, em especial pela guerra civil, mas no final dos anos 90 o país havia encontrado um caminho para a modalidade, com um êxodo em massa de atletas georgianos buscando carreiras no rugby profissional francês. O efeito foi a transformação dos Lelos em uma seleção de ponta na Europa, sendo pela primeira vez campeã do “Six Nations B” em 2001 e se classificando à Copa do Mundo pela primeira vez em 2003. A estreia não foi das melhores, com os Lelos saindo da Austrália sem vitória – incluindo derrota para o Uruguai.

Mas era somente o início da trajetória. A Geórgia deixou a Romênia para trás nos anos seguintes como a mais forte seleção do “Six Nations B”, vencendo todas as edições do torneio de 2007 a 2019 (exceto em 2017). Na Copa do Mundo de 2007, a Geórgia alcançou sua primeira vitória, batendo a Namíbia, e produziu um dos jogos mais memoráveis da história: uma derrota por apenas 14 x 10 para a Irlanda, com os Lelos liderando o placar por mais de 50 minutos. Era o batismo georgiano entre os grandes do mundo.

No Mundial de 2011, a Geórgia venceu a Romênia e flertou com vitória sobre a Escócia (perdendo por apenas 15 x 06, com os escoceses arrancando dois penais salvadores nos 5 minutos finais). E finalmente em 2015 os Lelos celebraram dois triunfos no mesmo Mundial, derrotando Namíbia e Tonga para ficarem com o terceiro lugar em seu grupo, liderados pelo icônico capitão Mamuka “Gorgodzilla” Gorgodze. Porém, a Geórgia ainda não conquistou uma sonhada vitória sobre uma seleção do primeiro escalão mundial – e é o que falta ao país já apaixonado por rugby.

O Rugby por lá

O rugby georgiano se desenvolveu na esteira do Lelo Burti e se tornou o esporte coletivo que melhor representa a nação no mundo. Em temos soviéticos, a Geórgia obteve sucesso no futebol e no basquete (graças ao poderoso Dinamo Tbilisi), mas desde a independência as novas gerações enxergam no rugby o esporte mais importante – e identitário.

O Campeonato Georgiano (o Didi10, que significa “Grandes 10”) se tornou profissional nos últimos anos e o país empreendeu um trabalho de construção de campos e estádios voltados para o rugby, para garantir o futuro da modalidade. Com investimentos do bilionário Bidzina Ivanishvili, a Geórgia construiu nos últimos 10 anos nada menos que 17 estádios de rugby no país, criando os alicerces para o desenvolvimento da modalidade.

O Didi 10 tem equipes em todas as cidades mais importantes do país. Na capital Tbilisi, os clubes mais fortes são o Locomotive Tbilisi (apoiado pela companhia ferroviária) e o Lelos Saracens (parceiro do Saracens inglês), além do time do Exército estar baseado por lá. Já os times das cidades menores têm apoio do poder público e vem batendo de frente com os clubes da capital. AIA Kutaisi, Batumi, Rustavi Kharebi, Jiki Gori e Armazi Marneuli estão entre os clubes espalhados pelo país que tornaram o Didi10 uma competição verdadeiramente nacional.

A Geórgia segue exportando muitos atletas ao rugby francês (sobretudo) e inglês (mais recentemente) e a evolução de suas categorias de base vem valorizando ainda mais o atleta georgiano. Em 2015, a Geórgia conquistou promoção à primeira divisão mundial M20, o World Rugby Under 20s Championship, e desde então conseguiu em todos os anos permanecer no Top 12 do mundo na categoria – inclusive sediando a edição 2017 da competição com sucesso. No M20, a Geórgia já venceu Itália, Argentina, Irlanda, Japão, Escócia (2 vezes) e Fiji, apenas no período desde 2016.

Pontos fortes

A identidade do rugby georgiano é o pack de forwards e o país conta com primeiras, segundas e terceiras linhas nos principais clubes europeus. O jogo de contato e o scrum georgiano são poderosos e fazem da Geórgia um adversário sempre perigoso. A volta de Gorgodze dará ânimo extra e liderança ao time.

 

Pontos fracos

Entretanto, a linha georgiana é tradicionalmente fraca, com a maioria dos atletas jogando no rugby do próprio país. O técnico neozelandês da Geórgia, Milton Haig, vem buscando fazer os Lelos evoluírem no jogo de mãos, mas ainda a equipe não chegou no nível do primeiro escalão mundial.O psicológico da pressão de precisar vencer uma nação do Six Nations para poder melhor reivindicar um espaço na elite europeia também vem sendo um problema para a Geórgia.

 

Olho neles!

O pack georgiano é fenomenal. Na primeira linha, Levan Chilachava (Montpellier), Beka Gigashvili (Toulon), Mikheil Nariashvili (Montpellier) e os jovens Giorgi Melikidze (Stade Français) e Guram Gogichashvili (Racing) são nomes poderosos, assim como Giorgi Nemsadze (Ospreys) e Konstantin Mikautadze (Montpellier) na segunda linha, Beka Gorgadze (Bordeaux) e Otar Giorgadze (Brive) na terceira linha. E, logicamente, Mamuka Gorgodze (Toulon). Mas o torcedor georgiano tem seus olhos também nos jovens talentosos Vasil Lobzhanidze (Brive) e Gela Aprasidze (Montpellier), ambos scrum-halves, e Tedo Abzhandadze (Brive), abertura e excelente chutador.

 

Os 31 do Mundial

Avançados: Levan Chilachava (Montpellier, França), Beka Gigashvili (Grenoble, França/2ª divisão), Guram Gogichashvili (Racing, França), Giorgi Melikidze (Stade Français, França), Mikheil Nariashvili (Montpellier, França), Jaba Bregvadze (Sunwolves, Japão), Vano Karkadze (Aurillac, França/2ª divisão), Shalva Mamukashvili (Enisei, Rússia), Mamuka Gorgodze (Toulon, França), Kote Mikautadze (Montpellier, França), Giorgi Nemsadze (Ospreys, Gales), Shalva Sutiashvili (Angoulême, França/2ª divisão), Otar Giorgadze (Brive, França), Beka Gorgadze (Bordeaux, França), Lasha Lomidze (Doncaster Knights, Inglaterra/2ª divisão), Beka Saghinadze (Aurillac, França/2ª divisão), Giga Tkhilaishvili (Batumi);

Linha: Gela Aprasidze (Montpellier, França), Giorgi Begadze (Lokomotivi Tbilisi), Vaso Lobzhanidze (Brive, França), Tedo Abzhandadze (Aia Kutaisi), Lasha Khmaladze (Batumi), Lasha Malaguradze (VVA Saracens, Rússia), Davit Kacharava (Enisei, Rússia), Giorgi Kveseladze (Armazi), Tamaz Mchedlidze (Agen, França), Merab Sharikadze (c) (Aurillac, França/2ª divisão), Zurab Dzneladze (Lokomotivi Tbilisi), Mirian Modebadze (Aia Kutaisi), Sandro Todua (Batumi), Soso Matiashvili (Lelo Saracens);

Foto: Georgian Rugby Union
 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRA19X07NOVA ZELÂNDIASemifinalNigel Owens (Gales)Romain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
27/1006:00YokohamaGALES16X19ÁFRICA DO SULSemifinalJérôme Garcès (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
01/1106:00TóquioNOVA ZELÂNDIA40X17GALES3º lugarWayne Barnes (Inglaterra)Jaco Peyper (África do Sul)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
02/1106:00YokohamaINGLATERRA12X32ÁFRICA DO SULFINALJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
Horários de Brasília

1 COMENTÁRIO