Falta um mês para a Copa do Mundo começar e nós estamos passando a limpo time a time! Depois de falarmos da Rússia, hoje é dia de trazer quase eterna participante da África, a Namíbia! Em 2019, os namibianos chegarão a sua 6ª Copa do Mundo consecutiva, tendo jogado todos os Mundiais desde 1999.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES

Uma das seleções mais fracas do Mundial, a Namíbia espera sua primeira vitória na história caindo no mesmo grupo que o também frágil Canadá. Mas o Grupo B não será generoso para os Welwitschias, que terão pela frente ainda Nova Zelândia, África do Sul e Itália.

Mas, espera, você sabe onde fica a Namíbia? A Namíbia se localiza no sudoeste da África, entre a África do Sul e Angola, na costa atlântica. Saindo em linha reta de navio do litoral do Sudeste brasileiro chega-se justamente à costa da Namíbia, mais precisamente ao Deserto da Namíbia. Com muitas zonas áridas, a população da Namíbia não é grande: são 2,6 milhões de habitantes, que fazem da Namíbia o segundo país menos povoado do mundo (com menos de 3 habitantes por km²).

- Continua depois da publicidade -

Sua capital e principal cidade é Windhoek, no centro do país, e casa principal do rugby local.

 

Símbolo

A Namíbia é um caso raro de uma seleção que não tem um apelido diferente do seu símbolo. No brasão da federação do país há o desenho de uma Águia do Mar Africana, porém esse não é o apelido da seleção. O apelido até hoje da Namíbia faz referência ao antigo símbolo exibido no brasão da federação: Welwitschias! A Welwitschia é uma planta única do Deserto da Namíbia, chamada de “o polvo do deserto”, pelas folhas que parecem tentáculos.

 

Histórico

Filiada ao International Rugby Board desde 1990, antes mesmo de ter sua independência reconhecida (1994), a Namíbia encarou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1995 e sofreu um choque inesperado, perdendo para a Costa do Marfim por 13 x 12. Mas, desde as Eliminatórias para 1999, a África passou a viver a verdadeira hegemonia do time namibiano.

Somando todos os Mundiais, a Namíbia acumula 19 partidas e 19 derrotas, o que fazem dos Welwitschias a seleção com a maior sequência de derrotas na história da competição. Foi somente no Mundial de 2015 que a Namíbia conquistou seu primeiro ponto bônus, com uma derrota por 17 x 16 para a Geórgia, naquele que foi o melhor Mundial para os namibianos. Em 2015, a Namíbia perdeu por apenas 54 x 14 para os All Blacks, marcando 2 tries nos neozelandeses – verdadeira evolução, pois em 2003 a Namíbia sofreu a maior derrota da história dos Mundiais: 142 x 00 contra a Austrália.

Os Welwitschias já tinha brilhado um pouco antes, em 2011, quando chamara a atenção do mundo com seu abertura Kotzé chutando 3 drop goals no mesmo jogo contra Fiji.


O Rugby por lá

O rugby na Namíbia tem uma história que se confunde com o rugby da África do Sul. Isso porque a Namíbia foi território sul-africano até 1994. A Namíbia, até então chamada de South West Africa (Sudoeste Africano), foi colônia da Alemanha de 1884 a 1915 (e até hoje a região conta com populações de origem alemã). Com a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial, o território passou para Liga das Nações (antecessora das Nações Unidas), que fez da África do Sul a responsável por sua administração.

Com isso, a Namíbia foi o último país africano a conquistar sua independência no século XX. E, dotada de grandes riquezas mineiras, a região atraiu muitos sul-africanos que levaram consigo o rugby. A seleção de South West Africa foi formada para disputar a Currie Cup, o Campeonato Sul-Africano (de seleções provinciais), a partir dos anos 50 e, com isso, até o começo dos anos 90, a Namíbia era adversária todos os anos dos grandes times sul-africanos, além de visitantes internacionais (como os British and Irish Lions em 1962, 1968, 1974 e 1980) e a Irlanda (derrotada duas vezes pela Namíbia nos anos 90, antes da independência). O auge dos Welwitchias na Currie Cup foi em 1988, com um terceiro lugar, ficando acima de Lions, Sharks e Cheetahs.

Assim como na África do Sul, o rugby da Namíbia tradicionalmente esteve associado às comunidades brancas (de origem africânder, britânica ou alemã), mas nos últimos anos cada vez mais a seleção vem tendo atletas negros.

 

Pontos fortes

A Namíbia pode ser uma das seleções mais fracas do Mundial, mas mostrou evolução em 2019 ao vencer o Uruguai em Montevidéu (algo que nós brasileiros tanto aguardamos) na Nations Cup: 30 x 28. Naquele jogo, a Namíbia mostrou-se um time afeito ao embate físico, competente nas formações e competente nos chutes. A quantidade de vitórias que tem sempre na África oferece ao time experiência de vitórias em jogos de equilíbrio – que será importante para enfrentar o Canadá.

Pontos fracos

Profissionalismo. A Namíbia conta com atletas profissionais, que jogam no rugby sul-africano e na Europa, mas a maioria do time ainda atua na própria Namíbia. A federação do país tem sérios problemas financeiros e, apesar de conseguir colocar seu selecionado de atletas locais para seguir jogando torneios na África do Sul, a regularidade vem deixando a desejar, com o time não participando da atual Currie Cup – e optando por não jogar nenhum competição da Rugby Africa (federação africana) em 2019, por falta de recursos.

 

Olho neles!

Os Welwitschias têm alguns atletas que firmaram carreira na Europa com sucesso: Tjiuee Uanivi, segunda linha do London Scottish, PJ van Lill, terceira linha do Bayonne, Lesley Klim, ponta dos Ospreys, E Johan Deysel, centro do Colomiers.

O ídolo Jacques Burger já está aposentado.

 

Os 31 do Mundial

Avançados: Andre Rademeyer (Welwitschias), Nelius Theron (Leopards, África do Sul/Currie Cup), Desiderius Sethie (Welwitschias), A J de Klerk (Welwitschias), Johannes Coetzee (Free State Cheetahs, África do Sul/Currie Cup), Obert Nortje (Welwitschias), Louis van der Westhuizen (Welwitschias), Torsten van Jaarsveld (Bayonne, França), Tjiuee Uanivi (Massy, França/3ª divisão), Johan Retief (Leopards, África do Sul/Currie Cup), Thomasau Forbes (Welwitschias), Rohan Kitshoff (Welwitschias), Max Katjijeko (Welwitschias), Prince !Gaoseb (Welwitschias), Wian Conradie (Welwitschias), P J van Lill (Bayonne, França), Adriaan Booysen (Welwitschias), Janco Venter (Jersey Reds, Inglaterra/2ª divisão);

Linha: Cliven Loubser (Welwitschias), Helarius Kisting (Baia Mare, Romênia), Damian Stevens (Boland Cavaliers, África do Sul/Currie Cup), Eugene Jantjies (Welwitschias), Darryl de la Harpe (Welwitschias), Johan Deysel (c) (Colomiers, França/2ª divisão), Justin Newman (Welwitschias), J C Greyling (Welwitschias), Johann Tromp (Welwitschias), Chad Plato (Welwitschias), Lesley Klim (Ospreys, Gales), Janry du Toit (Welwitschias), P J Walters (Welwitschias);

Foto: Johan Jooste / Namibia Rugby Union

 

 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRAXAUSTRÁLIAQuartas de final
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIAXIRLANDAQuartas de final
20/1004:15OitaGALESXFRANÇAQuartas de final
20/1007:15TóquioJAPÃOXÁFRICA DO SULQuartas de final
26/1005:00YokohamaVencedor QF1XVencedor QF2Semifinal
27/1006:00YokohamaVencedor QF3XVencedor QF4Semifinal
01/1106:00TóquioPerdedor SF1XPerdedor SF23º lugar
02/1106:00YokohamaVencedor SF1XVencedor SF2FINAL
Horários de Brasília

1 COMENTÁRIO