Tempo de leitura: 6 minutos

A série “As Seleções da Copa” retorna hoje com as Ilhas do Pacífico! Sempre perigosas, carregando o orgulho de suas pequenas nações, as ilhas são um show à parte no mundo do rugby. E a primeira a causar impacto no cenário mundial foi Samoa, que chocou o mundo em 1991 e em 1995 alcançando as quartas de final.

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES

Com suas icônicas camisas azuis, a seleção samoana é famosa por fazer a dança Siva Tau antes de suas partidas – e o Siva Tau inclusive já duelou com outras danças de guerra em Mundiais.

- Continua depois da publicidade -


Mas, você sabe onde fica Samoa?

Samoa é um pequeno arquipélago no Pacífico Sul com apenas 190 mil habitantes. O povo samoano é polinésio, da mesma família linguística e cultural dos maoris, havaianos, taitianos, tonganeses, entre outros.

As ilhas de Samoa foram divididas em 1899, durante o período do neocolonialismo, entre Alemanha, que ocupou as ilhas maiores a oeste, e os Estados Unidos, que ocupou as ilhas menores a leste. As ilhas ocupadas pelos Estados Unidos são até hoje colônias americanas, a chamada Samoa Americana. Já as ilhas alemãs foram conquistadas pela Nova Zelândia em 1914 durante a Primeira Guerra Mundial e foram território neozelandês até 1962, quando proclamaram independência. Por isso, o país era chamado de Samoa Ocidental (Western Samoa), trocando de nome para apenas Samoa apenas em 1997.

A capital de Samoa é Apia, na ilha de Upolu. Savai’i é a outra grande ilha.

Símbolo

Manu Samoa. O termo é usado na língua samoana para designar guerreiros, isto é, o termo significa basicamente “guerreiros samoanos”.

Histórico

A história da seleção de Samoa começou vitoriosa – mas não o suficiente. O rugby já era bem estabelecido no país em tempos de administração neozelandesa, com a seleção jogando contra seus vizinhos desde antes da independência. Foi em 1982 que Samoa ganhou um calendário propriamente, com a criação do Pacific Tri Nations, que passou a promover jogos anuais entre Samoa, Fiji e Tonga. E Samoa foi justamente a primeira campeã da competição. Porém, com Tonga e Fiji ganhando nos anos seguintes, Samoa foi deixada de lado pelo IRB (World Rugby atual) na escolha dos participantes para a Copa do Mundo de 1987.

Preterida, Samoa mostrou sua força nos anos seguintes sendo campeã do Tri Nations em 1987, 1988 e 1989, ganhando vaga direta na Copa do Mundo de 1991. Lá, em Gales, Samoa protagonizou a primeira grande zebra da história dos Mundiais, derrotando Gales, em Cardiff, por famosos 16 x 13, para na sequência perder por somente 9 x 3 para a Austrália, que seria a campeão naquele ano. Depois, Samoa fez 35 x 12 sobre a Argentina e só caiu nas quartas de final contra a Escócia (28 x 06). A frase “ainda bem que não jogamos contra Samoa inteira” foi repetida pelos fã galeses, em alusão ao fato do nome de Samoa na época ser Samoa Ocidental.

A hegemonia samoana seguiu nos anos seguintes, com o país sendo campeão do Tri Nations em 1991, 1992 e 1993. No Mundial de 1995, novamente Samoa chegou às quartas de final, após vencer Itália (42 x 18) e novamente a Argentina (32 x 26). No mata-mata, Samoa parou na África do Sul (42 x 14).

E a geração dourada de Samoa ainda causaria impacto em 1999, vencendo o Japão (43 x 09) e novamente Gales, em Cardiff (déjà vu), 38 x 31. Porém, aquele Mundial contava com uma repescagem antes das quartas de final e Samoa parou na Escócia outra vez, 35 x 20.

Nos anos 2000, Samoa iniciaria um lento declínio, mas ainda com momento marcantes. Em 2007, Brian Lima se tornou o primeiro jogador da história a atuar em 5 Mundiais seguidos. Samoa, no entanto, não voltou a alcançar o mata-mata do Mundial. Em 2011, Samoa venceu a Austrália em Sydney (famosos 32 x 23) e em 2013 superou a Escócia (27 x 17), mas os resultados de impacto rarearam, com o êxodo de atletas privando a seleção de contar com força máxima.


O Rugby por lá

O rugby é parte da identidade do povo samoano. O esporte foi introduzido nas ilhas nos anos 20, com o início da administração neozelandesa, e se tornou a modalidade mais importante do país rapidamente. Samoa, uma nação pobre, viveu ao longo do último século um processo constante de imigração para Austrália e Nova Zelândia e muitos samoanos que cresceram em Samoa defenderam ao longo da história Wallabies e All Blacks, assim como o oposto: Samoa utilizou e vem utilizando muitos jogadores nascidos na Austrália e Nova Zelândia, filhos de samoanos. Os All Blacks nascidos em Samoa mais famosos for Jerry Collins, Rodney So’oialo, Isaia Toeava, Mils Muliaina e Jerome Kaino nascido na Samoa Americana). Além deles, Manu Tuilagi, da seleção da Inglaterra, nasceu em Samoa, com seus irmãos tendo jogado pela seleção samoana.

Amador, o Campeonato Samoano de Rugby é caminho para muitos jovens do país buscarem contratos profissionais no exterior, seja na própria Oceania, seja no Japão ou, sobretudo, na Europa. Samoa conta com uma seleção dentro do Circuito Mundial de Sevens (campeã mundial em 2010) e agora busca uma solução para levar o profissionalismo para dentro de seu rugby, com a criação do Kagifa Samoa, equipe profissional que estreará na nova liga profissional da Ásia-Pacífico em 2020, a Global Rapid Rugby. Porém, tal equipe nasceu após a federação samoana ir à bancarrota em 2017, sendo salva pelo governo do país.

Pontos fortes

Samoa não é mais forte como antes e hoje luta para conseguir entrar no Top 15 mundial. O elenco atual, do técnico neozelandês Steve Jackson, passa por um momento de transição, mas conta com bons nomes que atuam no rugby europeu. Samoa é uma seleção historicamente cujo ponto forte é o contato físico e isso se mantém na identidade da equipe.

Pontos fracos

Samoa vem se mostrando um time limitado tanto ofensiva como defensivamente. Mas, o maior problema não está na qualidade técnica de seus atletas, e sim no pouco tempo de preparo conjunto da equipe, que produz equipes talentosas, porém mal organizadas.

 

Olho neles!

Entre os nomes de destaque da atual seleção samoana estão o versátil 3/4s Tim Nanai-Williams (hoje no Clermont), o excelente fullback Ahsee Tuala (do Northampton Saints), os centros UJ Seuteni (Bordeaux) e Alapati Leiua (nome importante do Bristol Bears), o poderoso hooker Motu Matu’u (que foi destaque pelo Hurricanes) e o veterano pilar Logovi’i Mulipola. Nenhum deles é um craque incomparável, mas juntos formam um time competitivo, se bem montado.

 

Os 31 do Mundial

Avançados: Seilala Lam (Perpignan, França/2ª divisão), Raymond Niuia (Highlanders, Nova Zelândia), Motu Matu’u (London Irish, Inglaterra), James Lay (Bristol Bears, Inglaterra), Jordan Lay (Bristol Bears, Inglaterra), Paul Alo-Emile (Stade Français, França), Logovi’i Mulipola (Newcastle Falcons, Inglaterra/2ª divisão), Michael Alaalatoa (Crusaders, Nova Zelândia), Alamanda Motuga (Manurewa, Nova Zelãndia/clube amador), TJ Ioane (London Irish, Inglaterra), Jack Lam (Bristol Bears, Inglaterra), Piula Fa’asalele (Toulouse, França), Josh Tyrell (Oyonnax, França/2ª divisão), Chris Vui (Bristol Bears, Inglaterra), Teofilo Paulo (London Irish, Inglaterra), Kane Leaupepe (Hurricanes, Nova Zelândia), Senio Toleafo (Nevers, França/2ª divisão);

Linha: Melani Matavao (Aana Chiefs), Tusi Pisi (Bristol Bears, Inglaterra), Henry Taefu (Western Force, Austrália/NRC), Alapati Leiua (Bristol Bears, Inglaterra), Rey Lee-Lo (Cardiff Blues, Gales), Kieron Fonotia (Scarlets, Gales), AJ Atatimu (Western Force, Austrália/NRC), Ulupano Seuteni (Bordeaux, França), Dwayne Polotaivao (Doncaster Knights, Inglaterra/2ª divisão), Belgium Tuatagaloa (Valence-Romans, França/2ª divisão), Pete Cowley (Ponsonby, Nova Zelãndia/clube amador), Ed Fidow (Gloucester, Inglaterra), Tim Nanai-Williams (Clermont, França), Ahsee Tuala (Northampton Saints, Inglaterra);

Foto: Zoom Fiji / World Rugby
 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRA40X16AUSTRÁLIAQuartas de finalJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Mathieu Raynal (França)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIA46X14IRLANDAQuartas de finalNigel Owens (Gales)Pascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Graham Hughes (Inglaterra)
20/1004:15OitaGALES20X19FRANÇAQuartas de finalJaco Peyper (África do Sul)Nic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
20/1007:15TóquioJAPÃO03X26ÁFRICA DO SULQuartas de finalWayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/1005:00YokohamaINGLATERRA19X07NOVA ZELÂNDIASemifinalNigel Owens (Gales)Romain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
27/1006:00YokohamaGALES16X19ÁFRICA DO SULSemifinalJérôme Garcès (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
01/1106:00TóquioNOVA ZELÂNDIA40X17GALES3º lugarWayne Barnes (Inglaterra)Jaco Peyper (África do Sul)Pascal Gaüzère (França)Marius Jonker (África do Sul)
02/1106:00YokohamaINGLATERRA12X32ÁFRICA DO SULFINALJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
Horários de Brasília