A série “As Seleções da Copa” chega hoje ao Grupo D e ao país mais próximo de nós, o Uruguai! Os Teros partem para seu quarto Mundial e caíram em um grupo complicado mas interessante, com Gales, Austrália, Geórgia e Fiji. Há mais de meio século a segunda potência da América do Sul, o Uruguai é velho conhecido do rugbier brasileiro, que viu neste ano os Tupis flertarem com uma vitória sobre os uruguaios no Americas Rugby Championship, mas que acabou não acontecendo. Vamos passar a limpo nossos vizinhos!

CLIQUE AQUI PARA VER OUTRAS SELEÇÕES

 

Símbolo

- Continua depois da publicidade -

Quero-Queros! Ou melhor, Los Teros.

 

Histórico

Ativa desde os anos 40, a Seleção do Uruguai deixou de vez o Chile para trás nos anos 70 e se consolidou desde então como a segunda maior força da América do Sul, não perdendo para o Brasil desde 1964.

Confinados por muitos anos ao Sul-Americano, os uruguaios não foram convidados para o Mundial de 1987 e sofreram com a escassez de vagas para as Américas no Mundiais de 91 e 95, que só tinham 16 seleções participantes. Mas, em 1999, finalmente os Teros garantiram classificação e saíram da Copa do Mundo com uma vitória sobre a Espanha. O Uruguai repetiu o feito em 2003 e venceu a Geórgia, na época ainda novata. Dois Mundiais disputados e 2 vitórias para os uruguaios. Nada mal, com uma geração que tinha, entre outros nomes, Pablo Lemoine (primeiro uruguaio a fazer sucesso no rugby europeu), Diego Ormaechea (que se tornou em 1999 o atleta mais velho a jogar um Mundial, aos 40 anos e foi o treinador de 2003), Diego Aguirre (chutador implacável), Rodrigo Capó Ortega (ainda em atividade, mas fora do Mundial) e Carlitos Baldassari (atual treinador do Curitiba).


Os Teros, no entanto, não conquistaram vaga para os dois Mundiais seguintes, caindo na Repescagem Mundial para 2007 contra Portugal e para 2011 contra a Rússia. A volta por cima veio nas Eliminatórias para 2015, com justamente Pablo Lemoine no comando – e com Capó Ortega na equipe ainda. Vitória justamente sobre os russos e classificação ao terceiro Mundial. Dessa vez, no entanto, o Uruguai sai da Copa sem vitórias, ao cair em um grupo dificílimo com Inglaterra, Gales, Austrália e Fiji. Arboleya e Agustín Ormaechea (filho de Diego) marcaram os únicos tries dos Teros, sobre Fiji.


Desde então, os Teros evoluíram, iniciaram a profissionalização de sua seleção, conquistaram vitórias sobre Argentina XV e Canadá e asseguraram classificação ao Mundial de 2019 simplemente sem precisarem passar pela Repescagem Mundial.

 

O Rugby por lá

O rugby uruguaio se aproxima muito do que é o rugby argentino, com clubes com décadas de existência e estrutura com vários campos gramados. O rugby no Uruguai é ainda, sobretudo, um esporte de elite, ainda que nos últimos anos projetos de levar o rugby a comunidades mais pobres tenham tido sucesso.

Fundado em 1861, o Montevideo Cricket Club (MVCC) é reconhecido pelo Museu do Rugby (localizado em Twickenham) como o clube de rugby mais antigo fora da Europa. O MVCC inclusive foi membro da River Plate Rugby Football Union, a entidade que deu origem à atual União Argentina de Rugby. Ainda ligado aos britânicos residentes na margem norte do Rio da Prata, o rugby uruguaio demorou, com isso, a se “emancipar”, com a federação nacional nascendo apenas em 1951.

Os grandes clubes do país se encontram na região de Montevidéu, como o Old Boys e o Old Christians (nascidos dentro de colégios de elite), o Carrasco Polo (que ainda tem prática de hipismo e é famoso por receber anualmente o festival de categorias de base Valentin Martinez), Los Cuervos (ligado ao principal clube de golfe do país) ou o Pucaru-Stade Gaulois (ou PSG, de origem francesa). Mas a força do rugby do país ganhou recentemente o interior, com o Trébol, de Paysandu (cidade na fronteira com a Argentina), sendo pela primeira vez campeão uruguaio em 2018.

A proximidade com a Argentina fez com que a União de Rugby do Uruguai firmasse parceria com a UAR para levar clubes do país às competições nacionais argentinas. E, lógico, a discussão de momento é o passo adiante a ser dado, isto é, a criação da Super Liga Sul-Americana, com o Uruguai anunciando duas franquias profissionais ligadas ao futebol local, a Peñarol e Nacional, algo inédito na história do país.

 

Pontos fortes

O Uruguai tem uma categoria de base poderosa, um elenco adulto centralizado em Montevidéu, que pode treinar diariamente junto, e um senso identitário muito forte, que ajudaram enormemente na evolução rápida dos Teros. A seleção do técnico Esteban Meneses é forte nas formações fixas, sabe atacar, é bem compacta e organizada.

 

Pontos fracos

Porém ainda se trata de um time em transição do amadorismo para o profissionalismo e recentemente mostrou problemas defensivos sérios com a derrota em casa para a Namíbia. O elenco não é farto para uma Copa do Mundo.

 

Olho neles!

Os Teros já têm disponíveis seus 10 atletas que atuam na Major League Rugby norte-americana e outros 4 que atuam na Europa. Felipe Berchesi (do Dax, da 3ª divisão francesa) é um abertura competente, ao passo que o scrum-half Santiago Arata (do Houston Saber Cats, dos EUA) é um daqueles nomes que sempre reservam muita expectativa. Olhos ainda para Gasón Mieres, na linha, que brilhou na MLR pelo Toronto Arrows, e para Manuel Leindekar, o segunda linha do Oyonnax (da França) que foi crucial na última vitória da equipe sobre a Argentina XV.

Os 31 do Mundial

Avançados: Germán Kessler (Los Cuervos), Guillermo Pujardas (Champagnat), Diego Arbelo (MVCC), Juan Echeverría (Austin Elite, USA/MLR), Facundo Gattas (Hindú, Argentina), Joaquín Jaunsolo (Los Cuervos), Juan Pedro Rombys (Trébol de Paysandú), Mateo Sanguinetti (Houston SaberCats, USA/MLR), Ignacio Dotti (NOLA Gold, USA/MLR), Franco Lammana (Darlington Mowden Park, Inglaterra/3ª divisão), Manuel Leindekar (Oyonnax, França/2ª divisão), Diego Magno (Houston SaberCats, USA/MLR), Manuel Ardao (Old Christians), Santiago Civetta (Old Boys), Juan Manuel Gaminara (Old Boys), Juan Diego Ormaechea (Carrasco Polo), Manuel Diana (Toronto Arrows, Canadá/MLR), Alejandro Nieto (Houston SaberCats, USA/MLR)

Linha: Santiago Arata (Houston SaberCats, USA/MLR), Agustín Ormaechea (Mont de Marsan, França/2ª divisão), Felipe Berchesi (Dax, França/3ª divisão), Felipe Etcheverry (Carrasco Polo), Juan Manuel Cat (Old Boys), Agustín Della Corte (Trébol de Paysandú), Tomás Inciarte (Old Christians), Andrés Vilaseca (Austin Elite, USA/MLR), Federico Favaro (Old Christians), Nicolás Freitas (Carrasco Polo), Leandro Leivas (Toronto Arrows, Canadá/MLR), Gastón Mieres (Toronto Arrows, Canadá/MLR), Rodrigo Silva (Austin Elite, USA/MLR)

 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44
DiaHoraCidadeSeleção  X  SeleçãoGrupo/FaseÁrbitro CentralAssistente 1Assistente 2TMO
20/0907:45TóquioJAPÃO30X10RÚSSIAGrupo ANigel Owens (Gales)Nic Berry (Austrália)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
21/0901:45SapporoAUSTRÁLIA39X21FIJIGrupo DBen O'Keefe (Nova Zelândia)Luke Pearce (Inglaterra)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
21/0904:15TóquioFRANÇA23X21ARGENTINAGrupo CAngus Gardner (Austrália)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Marius Jonker (África do Sul)
21/0906:45YokohamaNOVA ZELÂNDIA23X13ÁFRICA DO SULGrupo BJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0902:15OsakaITÁLIA47X22NAMÍBIAGrupo BNic Berry (Austrália)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
22/0904:45YokohamaIRLANDA27X03ESCÓCIAGrupo AWayne Barnes (Inglaterra)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
22/0907:15SapporoINGLATERRA35X03TONGAGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Shuhei Kubo (Japão)Ben Skeen (Nova Zelândia)
23/0907:15Toyota (Nagoya)GALES43X14GEÓRGIAGrupo DLuke Pearce (Inglaterra)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
24/0907:15Kumagaya (Saitama)RÚSSIA09X34SAMOAGrupo ARomain Poite (França)Jérôme Garcès (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
25/0902:15KamaishiFIJI27X30URUGUAIGrupo DPascal Gaüzère (França)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
26/0904:45FukuokaITÁLIA48X07CANADÁGrupo BNigel Owens (Gales)Wayne Barnes (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
26/0907:45KobeINGLATERRA45X07ESTADOS UNIDOSGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Federico Anselmi (Argentina)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0901:45OsakaARGENTINA28X12TONGAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
28/0904:15ShizuokaJAPÃO19X12IRLANDAGrupo AAngus Gardner (Austrália)Jérôme Garcès (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
28/0906:45Toyota (Nagoya)ÁFRICA DO SUL57X03NAMÍBIAGrupo BMathieu Raynal (França)Nic Berry (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Graham Hughes (Inglaterra)
29/0902:15Kumagaya (Saitama)GEÓRGIA33X07URUGUAIGrupo DWayne Barnes (Inglaterra)Paul Williams (Nova Zelândia)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
29/0904:45TóquioAUSTRÁLIA25X29GALESGrupo DRomain Poite (França)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
30/0907:15KobeESCÓCIA34X00SAMOAGrupo APascal Gaüzère (França)Nigel Owens (Gales)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
02/1004:45FukuokaFRANÇA33X09ESTADOS UNIDOSGrupo CBen O'Keefe (Nova Zelândia)Wayne Barnes (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
02/1007:15OitaNOVA ZELÂNDIA63X00CANADÁGrupo BRomain Poite (França)Pascal Gaüzère (França)Alexandre Ruiz (França)Marius Jonker (África do Sul)
03/1002:15OsakaGEÓRGIA10X45FIJIGrupo DPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Matthew Carley (Inglaterra)Graham Hughes (Inglaterra)
03/1007:15KobeIRLANDA35X00RÚSSIAGrupo AJérôme Garcès (França)Mathieu Raynal (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Ben Skeen (Nova Zelândia)
04/1006:45ShizuokaÁFRICA DO SUL49X03ITÁLIAGrupo BWayne Barnes (Inglaterra)Romain Poite (França)Alexandre Ruiz (França)Rowan Kitt (Inglaterra)
05/1002:15OitaAUSTRÁLIA45X10URUGUAIGrupo DMathieu Raynal (França)Jérôme Garcès (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
05/1005:00TóquioINGLATERRA39X10ARGENTINAGrupo CNigel Owens (Gales)Ben O'Keefe (Nova Zelândia)Andrew Brace (Irlanda)Marius Jonker (África do Sul)
05/1007:30Toyota (Nagoya)JAPÃO38X19SAMOAGrupo AJaco Peyper (África do Sul)Angus Gardner (Austrália)Federico Anselmi (Argentina)Graham Hughes (Inglaterra)
06/1001:45TóquioNOVA ZELÂNDIA71X09NAMÍBIAGrupo BPascal Gaüzère (França)Luke Pearce (Inglaterra)Shuhei Kubo (Japão)Rowan Kitt (Inglaterra)
06/1004:45KumamotoFRANÇA23X21TONGAGrupo CNic Berry (Austrália)Paul Williams (Nova Zelândia)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
08/1007:15KobeÁFRICA DO SUL66X07CANADÁGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Angus Gardner (Austrália)Andrew Brace (Irlanda)Rowan Kitt (Inglaterra)
09/1001:45Kumagaya (Saitama)ARGENTINA42X17ESTADOS UNIDOSGrupo CPaul Williams (Nova Zelândia)Jaco Peyper (África do Sul)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Graham Hughes (Inglaterra)
09/1004:15ShizuokaESCÓCIA61X00RÚSSIAGrupo AMathieu Raynal (França)Wayne Barnes (Inglaterra)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
09/1006:45OitaGALES29X17FIJIGrupo DJérôme Garcès (França)Romain Poite (França)Karl Dickson (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
11/1007:15ShizuokaAUSTRÁLIA27X08GEÓRGIAGrupo DPascal Gaüzère (França)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Marius Jonker (África do Sul)
12/10CANCELADO POR TUFÃOToyota (Nagoya)NOVA ZELÂNDIA00X00ITÁLIAGrupo BLuke Pearce (Inglaterra)Wayne Barnes (Inglaterra)Alexandre Ruiz (França)Graham Hughes (Inglaterra)
12/10CANCELADO POR TUFÃOYokohamaINGLATERRA00X00FRANÇAGrupo CJaco Peyper (África do Sul)Nigel Owens (Gales)Andrew Brace (Irlanda)Ben Skeen (Nova Zelândia)
12/1007:45FukuokaIRLANDA47X05SAMOAGrupo ANic Berry (Austrália)Romain Poite (França)Brendon Pickerill (Nova Zelândia)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/10CANCELADO POR TUFÃOKamaishiNAMÍBIA00X00CANADÁGrupo BPaul Williams (Nova Zelândia)Pascal Gaüzère (França)Federico Anselmi (Argentina)Marius Jonker (África do Sul)
13/1002:45OsakaESTADOS UNIDOS19X31TONGAGrupo CNigel Owens (Gales)Jérôme Garcès (França)Shuhei Kubo (Japão)Graham Hughes (Inglaterra)
13/1005:15KumamotoGALES35X13URUGUAIGrupo DAngus Gardner (Austrália)Luke Pearce (Inglaterra)Karl Dickson (Inglaterra)Rowan Kitt (Inglaterra)
13/1007:45YokohamaJAPÃO28X21ESCÓCIAGrupo ABen O'Keefe (Nova Zelândia)Mathieu Raynal (França)Matthew Carley (Inglaterra)Ben Skeen (Nova Zelândia)
19/1004:15OitaINGLATERRAXAUSTRÁLIAQuartas de final
19/1007:15TóquioNOVA ZELÂNDIAXIRLANDAQuartas de final
20/1004:15OitaGALESXFRANÇAQuartas de final
20/1007:15TóquioJAPÃOXÁFRICA DO SULQuartas de final
26/1005:00YokohamaVencedor QF1XVencedor QF2Semifinal
27/1006:00YokohamaVencedor QF3XVencedor QF4Semifinal
01/1106:00TóquioPerdedor SF1XPerdedor SF23º lugar
02/1106:00YokohamaVencedor SF1XVencedor SF2FINAL
Horários de Brasília