Tempo de leitura: 4 minutos

O campeão do Super 8 já foi conhecido, o Jacareí, que também havia sido o campeão da Taça Tupi, a segunda divisão brasileira, no ano passado. E agora, quem será o campeão da Taça Tupí 2017? Nesse sábado, Band Saracens, BH Rugby, Charrua e Guanabara entrarão em campo pelas semifinais. É São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro no páreo ainda! Quatro estados, quatro clubes, quem leva?

O primeiro duelo do dia coloca frente a frente paulistas e mineiros. O Band Saracens jogará em casa, onde simplesmente não foi derrotado ainda neste ano, somando Paulista e Taça Tupi. O Band é o time a ser batido na segunda divisão nacional, depois do raro rebaixamento sofrido em 2016. Até aqui na competição, os bandeirantinos tiveram um genuíno aproveitamento de 100%, somando 6 vitórias bonificadas em 6 jogos disputados, contando com o melhor ataque e a melhor defesa da Taça Tupi, além de contar com o artilheiro da competição até aqui, Erick Iglesias, com 124 pontos marcados em apenas 6 jogos, e com os dois maiores marcadores de tries da Tupi, Laurent, com 13 tries (média superior a 2 tries dele por jogo), e Cavalo, com 11. Devon Muller e Paganini ainda completam a lista de trymen com 6, média de 1 por jogo.

Dotado de um forte pack de forwards, o BH Rugby começou a Taça Tupi com tudo, vencendo 4 jogos contra Niterói e Rio Rugby e carimbando sua volta à elite brasileira cedo. Os mineiros estavam voando baixo, mas, depois de estar já classificado, o time de Belo Horizonte caiu duas vezes diante do Guanabara, ficando com o segundo lugar de sua chave. O BH mostrou ascensão ao longo de 2017 e tem plenas condições de fazer uma grande semifinal, mas os últimos jogos servem de alerta para os mineiros

- Continua depois da publicidade -

Os números na Taça Tupi, no entanto, são complicados de serem analisados, pois o Band Saracens enfrentou adversários diferentes do que o BH. Porém, o desafio dos mineiros é grande do mesmo jeito, com o último duelo entre os dois clubes, no já distante ano de 2013, na última vez que o BH esteve na primeira divisão nacional, o placar foi de 76 x 14 a favor dos paulistas.

No Sul, o outro duelo promete demais, opondo Charrua e Guanabara, duas forças regionais que jamais se enfrentaram. A história dos dois clubes na competição tem suas diferenças. O Charrua já passou muito perto do título, sendo vice campeão da segunda divisão em 2013. Os porto-alegrenses estiveram sempre como fortes candidatos à promoção, mas não conseguiram nos últimos anos o passo adiante, apesar de contarem com um projeto sólido. Em 2017, o Charrua fez uma sólida e tranquila campanha, sem maiores percalços, vencendo 5 de seus 6 jogos da Tupi deste ano. A merecida promoção veio e agora os Índios jogarão com menos pressão nas semifinais.

Já o Guanabara é um dos clubes de mais rápido crescimento no Brasil, investindo muito em seus projetos sociais e no seven-a-side. Depois de 3 títulos estaduais nos últimos 4 anos, o Guanabara finalmente deu um passo a mais dentro do XV a nível nacional, fazendo já sua maior campanha na história. O clube começou cambaleando sua campanha, perdendo dois jogos seguidos para Niterói e Rio. Porém, o Guana cresceu e arrancou com quatro vitórias consecutivas, incluindo as duas últimas contra o BH.

O embalo do Guanabara se misturará nesse fim de semana com o sentimento de luto. Treinador da equipe, Ubaldo Rivero, verdadeiro ícone do rugby nacional, faleceu nesta semana. Uma perda humana irreparável para o clube carioca, que jogará com o coração em Porto Alegre em nome de seu treinador.

 

versus copiar

13h00 – Band Saracens x BH Rugby

Árbitro: Mariana Wyse

Local: Arena Paulista de Rugby – CERET – São Paulo, SP

 

charrua novoversus copiar

15h00 – Charrua x Guanabara

Árbitro: Giancarlo Bristot

Local: Sociedade Hípica – Porto Alegre, RS

 

Foto: Guanabara