Benetton faz história e está no mata-mata do PRO14. Foto: Benetton Rugby

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Guinness PRO14 conheceu seus classificados ao mata-mata final! Nesse sábado, uma jornada de grandes clássicos nacionais em Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul encerrou a temporada regular da competição e definiu os confrontos do mata-mata, que começará já no próximo fim de semana.

Entre os 6 melhores do ano estão todos os 4 times da Irlanda – Leinster, Ulster, Munster e Connacht – , o poderoso escocês Glasgow Warriors e a novidade italiana Benetton Treviso. Nenhum times de Gales segue na briga pelo título, mostrando o contraste entre os times do país e a seleção nacional.

Leinster e Glasgow foram os melhores de suas conferências e, por isso, não jogam no próximo fim de semana, já estando classificados às semifinais – e com jogos em casa. No sábado dia 4 o Munster recebe a primeira repescagem, contra o Benetton, e quem vencer pegará o Leinster. Já no domingo dia 5 tem dérbi irlandês entre Ulster e Connacht, com o vencedor duelando na semi com Glasgow.

- Continua depois da publicidade -

Já a Repescagem pelo 7º lugar, que garante a última vaga da liga na próxima Heineken Champions Cup europeia, oporá dois galeses, assegurando a Gales uma vaga na competição. O jogo será o superclássico regional entre Ospreys e Scarlets.

 

Os clássicos da rodada final

O clássico italiano foi destaque improvável por conta das chances de classificação do Benetton Treviso. E o time verde do Vêneto não decepcionou vencendo fora de casa, em Parma, o Zebre por 25 x 11, em jogo de domínio absoluto dos Leões, que correram para 2 tries em cada tempo. Morisi, Halafihi, Negri da Ollegio e Ioane marcaram e classificaram pela primeira vez um time da Itália ao mata-mata.

Outro destaque foi o clássico escocês, a 1872 Cup, que valia classificação direta à semifinal a Glasgow e era jogo de vida ou morte pela classificação aos playoffs para Edinburgh. E o time da capital só teve a lamentar, sendo atropelado por Glasgow por 34 x 10 para se despedir da temporada. Domínio total dos Warriors que marcaram 4 tries, 2 em cada tempo, com Sam Johnson e Ali Price (em contra-ataque mágico) no primeiro tempo e Matawalu e Seymour na segunda etapa.

Em Gales, os dérbis foram jogados em rodada dupla no Principality Stadium, com o chamados Judgement Day, diante de mais de 51 mil pessoas em Cardiff. No primeiro duelo, o Scarlets foi surpreendentemente derrotado pelo eliminado Dragons por 34 x 32, mas os 2 bônus conquistados pelo Scarlets foram o bastante para o time de Llanelli ficar com o 4º lugar da Conferência B.

Já o time da casa, o Cardiff Blues, decepcionou a torcida ao ser derrotado pelo Ospreys no jogo que valia o 4º lugar da Conferência A. Jogão de 26 x 23 para o time de Swansea, com Sam Davies chutando o penal da vitória aos 79′.

Enquanto isso, na Irlanda, o Ulster fechou a primeira fase otimista ao derrotar o rival Leinster no clássico das capitais irlandesas (Belfast contra Dublin) em Belfast por 14 x 13. O Leinster poupou muitos atletas pensando na final da Heineken Champions Cup, no próximo fim de semana, e perdeu com try do debutante Marcus Rea, jovem promessa do Ulster.

Por sua vez, o Munster venceu bem o Connacht por 27 x 14, mas o triunfo não rendeu aos vermelhos o primeiro lugar de sua chave. Tadhg Beirne, Mike Haley and JJ Hanrahan cruzaram o in-goal.

Por fim, na África do Sul, o Cheetahs se despediu com vitória sobre o Kings, em um jogo maluco de 61 x 25.

 

Assista ao PRO14 na FLO!

A FloRugby está já disponível para o público brasileiro oferecendo as transmissões ao vivo do PRO14 e do Rugby Europe Championship. Os pacotes – que incluem todos os demais esportes (lutas, atletismo, futebol, futebol americano, vôlei e outros) – vão de 30 dólares (R$110, mensal) a 150 dólares (R$550, assinatura anual). Curtiu? Clique aqui, conheça mais e assine já!

 

Guinness PRO14 – 2018-19 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia, Itália e África do Sul

Dragons 34 x 32 Scarlets

Cheetahs 61 x 25 Kings

Zebre 11 x 25 Benetton Treviso

Cardiff Blues 23 x 26 Ospreys

Ulster 14 x 13 Leinster

Munster 27 x 14 Connacht

Glasgow Warriors 34 x 10 Edimburgh

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
Glasgow WarriorsGlasgow WarriorsEscóciaGlasgow2181
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork2177
connachtConnachtIrlandaGalway2161
OspreysGalesSwansea2158
Cardiff BluesCardiff BluesGalesCardiff2154
CheetahsÁfrica do SulBloemfontein2146
ZebreItáliaParma2119
Conferência B
LeinsterLeinsterIrlandaDublin2176
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast2163
Benetton TrevisoItáliaTreviso2157
ScarletsGalesLlanelli2152
EdinburghEscóciaEdimburgo2151
DragonsGalesNewport2126
KingsÁfrica do SulPorto Elizabeth2122
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1ºs colocados de cada grupo = classificação direto às Semifinais e à Champions Cup;
- 2ºs e 3ºs lugares de cada grupo - classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 4ºs colocados - repescagem pela Champions Cup;
- Nota: as equipes sul-africanas não podem se classificar à Champions Cup;

 

Repescagens para as Semifinais

Dia 04/05 – Munster x Benetton Treviso, em Limerick

Dia 05/05 – Ulster x Connacht, em Belfast

 

Repescagens para a Champions Cup

Dia 17 ou 18/05 – Ospreys x Scarlets, em Swansea

 

Semifinais

Dia 17/05 – Glasgow Warriors x Ulster/Connacht, em Glasgow

Dia 18/05 – Leinster x Munster/Benetton, em Dublin

 

Final

Dia 25/05 – em Glasgow