Tempo de leitura: 2 minutos

 

A CBRu está ampliando sua área de atuação ao promover cursos de capacitação para novos árbitros, técnicos e gestores do esporte. No embalo, a nova gestão da Federação Baiana de Rugby Union está com planos para fazer o estado crescer no cenário nacional. 

- Continua depois da publicidade -

Para tanto, é preciso promover a regularização jurídica dos clubes, a capacitação de novos treinadores, gestores e árbritros. Atualmente, a Bahia conta com nove clubes ativos e espalhados por todo o estado. A Parceria com os municípios é essencial para o sucesso dos objetivos traçados pela FBRu e esta parceria não está focada apenas em conceder locais para jogos e treinamentos, como também encontra viés em ações estratégicas. Os cursos de formação (em parciria com a CBRu) que foram ministrados entre os dias 26 e 27 de julho, em Camaçari, são um exemplo. 

Tais cursos formaram 15 novos treinadores Nível I, 10 árbitros Nível I e outros 22 colaboradores foram capacitados através do Workshop de Gestão e Desenvolvimento. Houve inscritos de diferentes cidades do interior do estado, assim como da capital e da região metropolitana, além da presença de gente de Aracajú, Brasília e Montes Claros – cidades que possuem clubes parceiros da FBRu.

E novos projetos já foram idealizados durante o workshop, como inserir o rugby na grade das escolas baianas, realizar oficinas para crianças carentes, promover o Circuito Baiano de Rugby Sevens, estruturar o Campeonato Baiano de Rugby XV e colocar em prática o Festival Baiano de Beach Rugby englobando quatro ou cinco praias do litoral baiano, bem como a manter os clubes em torneios já existentes.