Tempo de leitura: 2 minutos

serra baixo guandu

Um dia histórico para o rugby league no Brasil. No último dia 20 de abril, dois clubes do Espírito Santo fizeram a primeira partida da modalidade na história em solo brasileiro entre dois clubes diferentes – ao menos que se tenha notícia. Na cidade de Serra, o time da casa recebeu o Baixo Guandu, pioneiro na introdução do rugby de 13 jogadores no Brasil, e sai com a vitória por 8 x 4, com 2 tries a favor e 1 contra.

A partida foi disputada na modalidade de nines – nove jogadores de cada lado, em 2 tempos de 10 minutos. Wander Ferraz, um dos introdutores do rugby league em Baixo Guandu, comentou a partida:

- Continua depois da publicidade -

“Logo após a equipe do Serra demonstrar interesse na prática do rugby league, pensamos em um intercâmbio, para, assim, trocarmos informações e conhecimentos sobre o esporte. Porém, com o projeto da Copa do Brasil de Rugby League, achamos que um amistoso seria mais interessante, até mesmo como uma pré-temporada para o torneio [que será realizado em São Lourenço, Minas Gerais, envolvendo também o clube da cidade]. A grande dificuldade ficou na questão da arbitragem, pois seria muito complicado conseguir pessoas interessadas, até mesmo pela falta de conhecimento sobre o league. Mas, tudo foi resolvido quando Raphael Balmas, do Vitória Rugby Clube, aceitou o convite e apitou o jogo. Jogamos com as regras do nines, porém um pouco mais simplificado, afinal precisariamos de tempo para que os jogadores se adaptassem com as regras novas. Alguns tiveram dificuldades no play the ball pela falta de prática, e outros estranharam a falta do ruck, do maul e do line-out”. E ressaltou: “os times envolvidos querem diminuir os espaços entre union e o league, pois a ideia é os times jogarem as duas modalidades. Como pioneiros, é muito difícil começar algo novo, mas é gratificante saber que Baixo Guandu está podendo ajudar”.

 

 

Amistoso de Rugby League – nine-a-side

Serra 8 x 4 Baixo Guandu, em Serra, ES