Tempo de leitura: 2 minutos

Zelando pelo espírito e valores do Rugby, bem como pela integridade física dos atletas e jogadores, a Confederação Brasileira de Rugby informa a suspensão Liminar do atleta Mariano Rolando Paez do São José Rugby acusado de cometer agressão contra um jogador do time adversário durante os jogos de semifinais do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby (Super 8), disputada no dia 24 de outubro de 2015, no Estádio do Ibirapuera, entre São José e SPAC.

 

Conforme decisão da Comissão Disciplinar,  o atleta em questão está suspenso de participar de qualquer competição até que seja julgado o mérito definitivo do caso.

- Continua depois da publicidade -

 

Para mais informações, confira o processo na íntegra abaixo:

 

Processo N°: CDR-0021/2015

Após denúncia de parte interessada, formalmente recebida por esta comissão disciplinar, relatando uma suposta agressão ocorrida na partida entre o São José Rugby e o São Paulo Athletic Club, pelas semifinais do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby (Super 8), disputada no dia 24 de outubro de 2015, no Estádio do Ibirapuera, efetuou-se abertura do presente procedimento disciplinar para apuração dos fatos e, eventualmente, adoção de medidas disciplinares, após análise por este órgão.

 

Em análise do vídeo da partida, disponibilizado pela Confederação Brasileira de Rugby (“CBRu”) na plataforma digital do “Youtube”, identificou-se no minuto 12:12, durante o Set-Scrum a intenção deliberada do atleta Mariano Rolando Paez, do São José Rugby, de atingir socos em seus adversários, conduta esta passível de repressão e punição, diante do que preconiza o Código Brasileiro de Justiça Desportiva do Rugby (“CBJDRu”).

 

Neste sentido, visando a manutenção do espirito do Rugby, bem como a integridade física dos atletas envolvidos na partida, sempre no intuito de evitar futuras ações de jogo perigoso e má conduta, informamos da suspensão LIMINAR, com efeitos imediatos, do Atleta Mariano Rolando Paez, de qualquer competição a ser disputada pelo atleta, até que seja julgado o mérito definitivo do caso em tela, com supedâneo nos artigos 190, inciso V, e Artigo 33, caput.

 

Atenciosamente,

Comissão Disciplinar da CBRu.

Outubro, 28 de 2015.

12 COMENTÁRIOS

  1. Decisão acertada porém tardia. Deveria ter acontecido logo na segunda-feira, antes da repercussão do assunto nas redes sociais. Assim saberíamos que a CBRu está atenta e atuante e não somente reagindo à pressão.
    E na minha opinião falta explicar por que o árbitro não usou o TMO para esclarecer o lance ainda durante a partida. Se houve omissão ou erro, os árbitro devem ser advertidos ou melhor capacitados, e os procedimentos e orientações, aprimorados, para que tirem o máximo da tecnologia disponível. Vendo os dois jogos das semifinais, achei a arbitragem, no geral, ruim. Não interferiu em nenhum resultado, mas não identificar e agir nesse caso da agressão para mim é imperdoável.

  2. A Confederacão Brasileira De Rugby : despois de assistir 15 vezes ao video do jogo São José vs. Spac , semifinais do super 8 de rugby dia 24/10/215 , minuto 12:12 , e que cheguei as seguintes concluso~es : Fazer um julgamento extra-campo não corresponde, viola a norma constitucional, já que para isso existe um Regulamento, e manipulacão de denúncia é crime , o acusador pode virar acusado com suas agravantes. Pude observar nesse horario do jogo, um fortissimo empurrão com o braco esquerdo por parte do jogador Mariano no jogador de barba no3 do SPac.que logo reclama o que não configura agressão, já que nada sofreu, e logo continua a jogar normalmente, aqui não aconteceu nada, é assim mesmo ; e um jogador caindo no chão que é o hooker com machucado no nariz identificado con o no 02 ou 16 gordo careca. Analisando cuidadosamente o video, nenhum jogador do Spac parte para cima do jogador do São José, e dizer não existe por parte do time, uma acão veemente ou solidária de reclamacão que é comum acontecer nestes casos. Com respeito ao jogador caído , ele nada fala, não diz nada, nem sequer conversa com o arbitro , para ele está tudo bem, omissão total. Se for o caso do jogador caído, pude observar de que existem outros jogadores do São José mais perto da acão, não podendo fazer qualquer identificacão ao respeito. O arbitro está tranquilo , brazos cruzados na frente, ele escuta, ouve, da alguma explicacão, quasi não fala nada, não marca nada, nem cartão ele da, está tudo normal, está tudo bem, tudo em paz, não aconteceu nada, que siga o jogo. Conclusões: a acão do jogador Mariano do São José, tanto num caso como no outro, é tipico deste esporte, sangramentos, machucados, faz parte do oficio, onde muitas vezes ! jogo bruto e violência! são confundidos com !agresão!. Quál é o limite de um e quál é o limite do outro, só um arbitro profissional com conhecimento e bem treinado é quem decide. Penso de que se alguém tem que ser penalizado, é o Sr.arbitro, ele é o responsável pelo jogo, ele é o delegado de policia em campo para isso conta com seus auxiliares, em caso de dúvida, tem o bandeira, 2o.arbitro, em fim, a tecnologia existe, e nada de isto foi utilizado, ninguém foi consultado, ele não fez uso de nenhum destes instrumentos. Pelo brevemente exposto, não tendo se decidido penalidade alguma dentro do horario do jogo em campo,a falta de antecedentes do imputado, não existindo provas conclusivas de culpabilidade, peco a ABSOLVICAO do Sr.MARIANO ROLANDO PAEZ nos presentes atuados de que se lhe acusa. Prover de conformidade, SERA JUSTICA. Assinado: Miguel Ledesma .=

  3. Completamente errado, na minha epoca eu já recibi muitos socos , sangrei, e nunca aconteció absolutamente nada , agora vocês da Comissão Disciplinar vão querer mudar o sistema, existe a advertencia , o cartão amarelo, e o cartão vermelho, tem arbitro para que .., me diz. Já tive que levar meu filho para o Hospital Das Clinicas ,regressando de São Carlos, onde deram 4 pontos na cabeca, igualmente um colega dele, o melhor jogador quasi mataram ele em campo, reclamei , o campo era uma enfermaria , e aí aconteceu alguma coisa ,.. me diz, nada de nada. O que se viu nesta Copa de Mundo 2015 , não foi jogo limpo não, agora vocês da! Comissão ! vão querer mudar o sistema , pensem bem no que vão a fazer…… pensem bem……