Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse fim de semana, o Campo de Marte, base da aeronáutica na zona norte de São Paulo, recebeu a segunda edição do Campeonato Paulista Escolar de Tag Rugby, realizado pela Federação Paulista em parceria com a Hurra!, com a proposta de continuar incentivando instituições e clubes que desenvolvem trabalhos voltados com o Tag Rugby a participarem de uma competição estadual da modalidade, além de trazer a vivência de jogos, brincadeiras e fundamentos do Rugby para os participantes.
 
Assim como na edição inaugural, o campeonato contou com cerca de 300 crianças em categorias M9, M11 e M13 (Festivas), M15 e M17 (competitivas) de diversas unidades da Hurra! e da Portuguesa, que levou sua categoria de base para a disputa. Mesmo com divulgação prévia nas redes sociais, foi pequena a participação de clubes que também aplicam o Tag Rugby em suas bases, mas a ideia é seguir organizando esses eventos, fundamentais para massificação da modalidade no entendimento da Federação e até da CBRu, que utiliza o Tag dentro do programa Get Into Rugby.
 
Desde os primeiros momentos, do dia, as equipes se dividiram nos dois campos do espaço, e iniciaram as atividades, comandadas por jovens árbitros formados pela própria Hurra e ainda com a presença de Rafael Nichioka, árbitro da Federação Paulista, que orientou os menos experientes.
 
 
Veja as fotos do Campeonato, por Daniel Venturole
 
 
As disputas se intensificaram, assim como o forte calor presente em todo evento, e ao longo do dia, as equipes de Inácio Monteiro, São Rafael e Água Azul se sobressaíram entre as demais, conseguindo as melhores colocações.
 
A superação e o espírito de luta foram marcantes em todas as equipes, mas se destacaram na equipe M17 de Inácio Monteiro, que mesmo com apenas 5 jogadores em todo torneio (cada equipe possui sete jogadores), levou o vice-campeonato. “Viemos dispostos a fazer o nosso melhor e se divertir, sem compromisso com o resultado, mas com muita entrega, ele veio” comentaram Ericles e Felipe, que além das práticas proporcionadas pela Hurra!, treinam no Band Saracens, tradicional clube da capital, e Alto Tietê, clube de Mogi das Cruzes.
 

 
Eduardo Pacheco, um dos idealizadores da entidade, mostra que esse é o caminho: “Hoje temos quase 30 garotos espalhados por clubes, outro aspecto muito importante do trabalho com rugby escolar, que é o início da cadeia, e se estende à formação de árbitros. Pelo menos cinco dos árbitros formados pela Hurra! já atuaram em campeonatos da Federação Paulista.”
 

 
Segundo Leandro “Chubby” Gevaerd, responsável pela organização do evento, a diversidade dos núcleos participantes é muito boa para a competição e reflete os diferentes estágios de desenvolvimento do Tag. “Os CEUS tiveram um desempenho de maior nivel na competição, acredito que isso se dá por eles jogarem a modalidade há 5 anos e participarem de campeonatos regionais organizados pela Associação Hurra!” Ele ainda ressalta a qualidade das instalações disponibilizadas para o evento. “Um campo de grama de qualidade e com toda segurança e tranquilidade em uma região central da cidade, essa parceria pode ser um grande passo para estabelecermos mais um local para a pratica do rugby.”
 
 
Veja a lista de clubes participantes em cada categoria
 
M9 – Participantes
Água Azul
Inácio Monteiro
 
M11 – Participantes
Água Azul
Parque Anhanguera
São Mateus
 
M13 – Participantes
água Azul
Inácio Monteiro
Três Pontes
Azul da cor do Mar
 
Classificação M15
1º Inácio Monteiro
2º Navegantes
3º Antenor Nascentes
4º Uirapuru
5º Azul da Cor do Mar
6º São Rafael
7º Três Pontes
8º Perus
9º Portuguesa
 
Classificação M17
1º São Rafael
2º Inácio Monteiro
3º Uirapuru
4º Navegantes
5º São Mateus
6º Caminho do Mar
7º Azul da cor do mar
8º Três Pontes
9º Portuguesa
10º Perus