Cruzeiro do Sul conquista a Copa Vale de Rugby

O palco das finais da temporada 2016 da Copa Vale de Rugby, a Taça CNA, foi o Estádio Municipal Martins Pereira em São José dos Campos. No sábado (24) foram disputadas as duas partidas decisivas, o disputa pelo 3º lugar, entre o Pinda, conhecido como Leões do Vale, e o novato Guarulhos, enquanto Cruzeiro do Sul e Jacareí (com seu time B) fizeram a grande final.

 

A decisão do 3º lugar começou às 17 horas e foi muito disputada, mas teve logo a equipe de Pinda conseguindo pressionar a equipe de Guarulhos com os forwards bem pesados e fortes. No meio do primeiro tempo, os Leões do Vale abriram o placar saindo na frente 5 x 0 e mais tarde conseguiram pontuar novamente através de um penal, terminando o primeiro tempo em 8 x 0. No segundo tempo, aos poucos a energia dos atletas de Guarulhos começou a baixar. Já a equipe de Pinda que vem numa evolução considerável este ano, aumentou o ritmo do jogo explorando bem o tamanho do campo com medidas oficiais internacionais e achando os espaços com velocidade foi anotando seus tries, fechando o jogo em Pinda 42 x 00 Guarulhos.

 

Às 19 horas o senhor árbitro Marcelo Toscano deu início a grande final entre a equipe Cruzeiro do Sul – formada por atletas veteranos do São José – contra a equipe de desenvolvimento do Jacareí – formada por atletas da categoria de base entre outros atletas que estão em transição para equipe principal.

 

Como já era previsto, os jacarés começaram jogando com sua linha e os joseenses jogando com seus forwards experientes. Logo no inicio os veteranos saíram na frente com um try do pilar Clair, após um passe do scrum-half Febem. A jovem equipe de Jacareí estava com maior volume de jogo pressionando a experiente equipe da casa que errava muito em suas investidas ocasionando muito scrum. Mas os forwards falaram mais forte ao lado dos cruzeirenses que dominaram o scrum fazendo seu segundo try após um push over try, fechando o primeiro tempo em 12 x 0. No segundo tempo as equipes começaram a realizar algumas trocas e os cruzeirenses foram conseguindo dominar o jogo, abrindo a diferença. Nos últimos dez minutos da partida, com a entrada do treinador da equipe principal e jogador Julião, o Jacareí passou a pressionar os cruzeirenses e após muitas penalidades o Jacareí anotou dois tries somando 12 pontos. Porém, não houve tempo para reação. Após o apito final quem levou o Troféu CNA de Rugby foi a equipe Cruzeiro do Sul, conquistando o tricampeonato da Copa Vale de Rugby XV.

 

Copa do Vale

Dia 24/09/2016 às 15h – Pinda 42 X 00 Guarulhos – Decisão do 3º lugar
Local: Estádio Martins Pereira – São José dos Campos, SP

 

Dia 24/09/2016 às 19h – Cruzeiro do Sul 36 X 12 Jacareí B – FINAL
Local: Estádio Martins Pereira – São José dos Campos, SP

 

Texto: Imprensa Liga de Rugby do Vale
Fotos: Fabio Lapa Fotografia

Comentários