Tempo de leitura: 2 minutos

Na última terça-feira (17), o campo do Curitiba, na Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná recebeu os diversos ônibus com centenas de crianças para o Festival Interescolar do Projeto VOR – Vivendo O Rugby.

Após a solenidade de abertura e depois de cantarem o hino nacional, cerca de 300 alunos de escolas públicas de Curitiba participaram de um circuito de jogos onde todos saíram vencedores.

O VOR é um projeto social, educacional e esportivo voltado para escolas e instituições públicas. Hoje atende diretamente 527 alunos de nove instituições.

- Continua depois da publicidade -

Segundo Leca Jentzsch, coordenadora do projeto, é importante que as crianças aprendam a prática e os valores do rugby enquanto se divertem. “Mas isso não significa que é só brincadeira, muito pelo contrário: criamos uma metodologia que inclui aulas teóricas e práticas e os alunos são avaliados individualmente fase a fase. Muitos pais e professores nos procuram para contar do progresso das suas crianças em outras áreas – convívio familiar e estudos – depois que as crianças conhecem o rugby. Isso, por si só, já nos motiva muito. É a transformação pelo esporte, é nisso que acreditamos e é por isso que trabalhamos. Mas não para por aí, pois temos a satisfação de ver o futuro dessas crianças já acontecendo, vemos, todos os anos, diversos desses alunos passando a integrar as categorias de base do Curitiba e as seleções brasileiras. Mas, o grande diferencial é que estamos ajudando a preparar não apenas atletas, mas cidadão capacitados para uma vida profissional além do esporte. Prova disso é que temos parceria com uma universidade, a Uniandrade, para que esses jovens oriundos do projeto consigam chegar ao ensino superior e construir uma vida profissional.”

Foto: Adriana Lopes Olivieri
Texto retirado de: Bem Paraná – site