Tempo de leitura: 4 minutos

O campeão brasileiro de Rugby Sevens masculino será conhecido neste domingo, com a realização da segunda e última etapa da competição, na cidade de São Roque, interior de São Paulo, no estádio municipal Quintino de Lima, a partir das 9h.

Como dissemos desde o início da competição, um campeonato curto com grandes equipes reunidas não deixa espaço para erros, e mesmo com o triunfo do Desterro na etapa inicial, a decisão segue em aberto, com outras equipes com chances de chegar, bastando um tropeço dos rubro-verdes. Para uma primeira edição, o resultado foi satisfatório, mas tem que ser dimensionado um campeonato com mais etapas para os anos seguintes.

- Continua depois da publicidade -

“O Desterro vai a última etapa do Super Sevens com um time forte e decidido a terminar o campeonato como começou, na ponta da tabela. Com a experiência de grandes nomes do rugby brasileiro, aliado a um grupo jovem esforçado, acredito sim que o Desterro seja um dos times favoritos ao título da competição”, afirma Lucas Muller, do Desterro, artilheiro da competição. “Mas sempre vale lembrar que no rugby, leva quem trabalha mais duro e quem quer mais. O favoritismo acaba quando o jogo começa e tenho certeza que teremos um campeonato muito disputado pela frente”, finaliza.

 

Veja a tabela de jogos e o que esperar de cada grupos.

Saiba como foi a primeira etapa, em Ivoti

 

Grupo A: Desterro (SC), Pasteur (SP), Bandeirantes Saracens (SP) e Campo Grande (MS)

Logo de cara, o campeão terá pela frente um conhecido da etapa anterior, o Band Saracens, que tem a chance de devolver a derrota sofrida em Ivoti para os rubro verdes e para os Galos do Pasteur, que venceram o Band por apenas um ponto de diferença nas semi-finais da Taça Prata. Mais uma vez, o Desterro é o favorito a vencer seu grupo. Band e Pasteur tem qualidade para surpreender, mas devem ficar na luta particular pela segunda posição e a classificação sem depender dos outros grupos. O Campo Grande, último colocado na etapa inicial, não convenceu e vai ter que fazer muito mais se quiser almejar algo na competição.

 

Grupo B: São José (SP), SPAC (SP), Niterói (RJ) e Ilha Bela (SP)

Mais um confronto com gosto de revanche no grupo B. O SPAC é o único clube a ter enfrentado todos os seus adversários desse fim de semana na etapa anterior. A equipe alvi-celeste passou sem dificuldade pelo Ilhabela na fase de grupos, e na fase final encontrou o São José, mas caiu de pé em um confronto equilibrado contra os vice-líderes. Os ingleses ainda encararam o Niterói nas semis da Taça Prata, dessa vez saindo com a vitória. Os rubro-negros que representam o Rio de Janeiro devem vir com um reforço importante, Daniel Gregg, auxiliar da seleção de XV, retornando da Gira pela Argentina e seu grande desafio é mostrar que a equipe tem qualidade para estar entre as melhores do país. O Ilhabela era tido como um concorrente de peso na primeira etapa, mas desapontou, sendo batido pelas demais equipes do grupo. Está novamente em uma chave difícil, mas perto de casa, é outra equipe que tem nova chance de mostrar que merece figurar entre os favoritos. São José e SPAC são favoritos para vencer o grupo. O Niterói pode surpreender mas não deve ir além da segunda colocação. O Ilhabela não deve ir além do terceiro posto.

 

Grupo C: Curitiba (PR), Jacareí (SP), Uberlândia (MG), Brummers (RS)

 O Curitiba encabeça o grupo mais tranquilo do primeiro dia de jogos. Touros e Jacarés se enfrentaram na decisão de terceiro lugar em Ivoti, e agora fazem o duelo que deve definir o primeiro colocado. Os mineiros do Uberlândia fizeram um primeiro dia muito ruim na primeira etapa, mas se reergueram nos momentos decisivos, chegando ao título da Taça Bronze, justamente diante do Brummers, anfitrião da etapa anterior e a quem enfrenta na fase inicial agora. Será um duelo sem favoritos, pois os gaúchos também tiveram bons momentos na competição. Além do confronto direto, a missão para ambos será evitar derrotas muito elásticas para Curitiba e Jacareí, claramente favoritos, afim de tentar se classificar como um dos melhores terceiros colocados.

 

Classificação geral: 

1º – Desterro (SC) – 30 pts

2º – São José (SP) – 26 pts

3º – Curitiba (PR) – 24 pts

4º – Jacareí (SP) – 22

5º – SPAC – 20 pts

6º – Pasteur – 18 pts

7º – Band Saracens – 16 pts

8º – Niterói (RJ) – 14 pts

9º – Uberlândia (MG) – 12 pts

10o – Brummers (RS) – 10 pts

11o – Ilhabela (SP) – 8pts

12o – Campo Grande (MS) – 6 pts

 

Foto: Fotojump