O fim de semana encerrou a última competição de Rugby XV do ano no estado de São Paulo, com as partidas finais do Paulista Univeristário. E nada como um duelo entre Engenharia Mackenzie e UNIP, a maior rivalidade na categoria para fechar o ano com chave de ouro.
 
Atual bicampeão, a campanha mackenzista não inspirava grandes expectativas para a final. A equipe se classificou apenas na última rodada na quarta colocação, com apenas duas vitórias, ao contrário dos anos anteriores. Mas a vitória sobre o Direito Mack na semifinal mostrou a real força da equipe e deu moral para os futuros engenheiros, enquanto a UNIP foi mais sólida, mostrando um crescimento consistente nos últimos anos e com a segunda melhor campanha da fase regular, e vencendo bem na semifinal também.
 
No confronto final no entanto, a Engenharia não deu chances para o adversário, abrindo uma grande vantagem ainda no primeiro tempo, que não viria a ser superada até o fim da partida, selando mais um titúlo para a equipe de Higienópolis.
 
O sábado ainda reservou mais uma vitória para o Mackenzie, com o triunfo do Direito Mack sobre a PUC, garantindo a 3a colocação final no campeonato, enquanto a UFABC superou a Mauá no duelo do ABC Paulista para terminar na 5a colocação.
 
 
Campeonato Paulista Universitário
Dia 26/11/2016 às 10h – UNIP 17 X 72 Engenharia Mackenzie – FINAL
Árbitro: Mariano de Goycochea
Auxiliares de linha: Murilo Bragotto e Victor Hugo
4o árbitro: Tomás de Goycochea
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP
 
Dia 26/11/2016 às 12h – Mauá 08 X 27 UFABC – disputa de 5o lugar
Árbitro: Victor Hugo
Auxiliares de linha: Luciano Sampaio e Tomás de Goycochea
4o árbitro:Rodrigo Monteiro
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP
 
Dia 26/11/2016 às 14h – Direito Mackenzie 43 X 14 PUC – Disputa de 3o lugar
Árbitro:Murilo Bragotto
Auxiliares de linha: Rodrigo Monteiro e Luiz Henrique
4o árbitro:Tomás de Goycochea
Local: Arena Paulista de Rugby – São Paulo, SP