Tempo de leitura: 2 minutos

 

O torcedor do Farrapos que compareceu ao estádio da Montanha, em Bento Gonçalves, na tarde deste sábado, dia 18, estive um pouco mais apreensivo do que o habitual. Uma semana antes, o time enfrentou o Charrua e, pela primeira vez na sequência de quase seis anos e 45 jogos de invencibilidade contra equipes gaúchas, esteve a um ponto de dar adeus à hegemonia histórica. O temor de que a soberania em solo gaúcho poderia estar chegando ao fim, contudo, acabou aliviada com uma atuação de luxo e um triunfo incontestável sobre o San Diego, pela penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, por 53 a 5.

 

- Continua depois da publicidade -

Foi a primeira apresentação do Farrapos no reformulado estádio da Montanha, que passou por adequações para receber o confronto entre Brasil e Paraguai, no próximo dia 9, pelo Sul-Americano. Além do recuo dos H’s, que deu ao campo as dimensões oficiais exigidas pela Word Rugby; também houve e a redução do tamanho dos alambrados no lado da avenida Osvaldo Aranha – de cerca de três metros para aproximadamente um metro –, proporcionando, assim, uma visão melhor ao público.

 

O primeiro try da partida foi anotado pelo ponta Civardi, logo aos 5 minutos, em jogada individual pela ponta direita. O San Diego chegou a insistir em alguns momentos com a posse de bola, mas não foi feliz nas tentativas de furar a linha. Na sequência da primeira etapa, o Farrapos encaminhou a vitória com outros dois tries, marcados por Pequeno e Urso, e dois penais convertidos pelo abertura Scopel. Na etapa final, o panorama do jogo seguiu o mesmo. Apesar da insistência do San Diego, o Farrapos conseguiu manter a rigidez defensiva e, com a bola em mãos, foi efetivo, chegando a outros quatro tries, com Carlitos (2), Baby e Civardi, que também anotou o tento mais bonito do jogo, após correr mais de 50 metros e fintar o marcador quase em cima da linha do ingoal.

 

Com o triunfo, o Farrapos não apenas estendeu a histórica hegemonia, como também deu um passo importante na busca pela classificação antecipada à final. Para tanto, basta um empate em confronto direto contra o Serra, no próximo sábado, novamente em Bento, pela rodada derradeira do primeiro turno. O San Diego, por outro lado, deu adeus às chances de garantir vaga à decisão já no primeiro turno e apenas cumprirá tabela diante do Centauros, em Porto Alegre.

O Portal do Rugby elegeu Civardi o melhor em campo.

 

Farrapos 53 X 5 San Diego

 

Tries: Civardi (2), Carlitos (2), Pequeno, Urso e Baby, para o Farrapos; e Juliano, para o San Diego.

Conversões: Scopel (6) para o Farrapos.

Penais: Scopel (2) para o Farrapos

 

Crédito da foto: jornal SERRANOSSA