Tempo de leitura: 3 minutos

Nesse último final de semana, a equipe do São Carlos organizou o III SANCA SEVENS. Além dos jogos, o torneio também foi ponto de coleta de doações para a campanha da equipe em parceria com as Atléticas CAASO e UFSCar, CNA São Carlos, AnimallTag e SAECOMP, para ajudar as vítimas da tragédia em Mariana-MG.
 
Ao contrário da semana que antecedeu o torneio, o final de semana na cidade foi na maior parte do tempo de sol e calor, beneficiando a estrutura do evento. No sábado houve a fase de grupos masculina, o duelo feminino entre Raça Rugby Ribeirão e Garra São Carlos Rugby Feminino e também um amistoso juvenil entre São Carlos e Rio Claro.
 
No feminino, as são-carlenses do Garra venceram o Raça por 19 a 05 e garantiram o troféu. Além disso, também foi realizado um jogo amistoso mesclando as duas equipes que terminou em 24 a 10 para a equipe que vestiu as cores do Raça. Já no juvenil, o Rio Claro entrou com uma equipe mista, com três meninas compondo o seu plantel, e empatou com os donos da casa em 19 a 19. No segundo jogo, com o São Carlos desfalcado, a equipe rio-clarense venceu por 19 a 00.
 
Os jogos da fase de grupo masculina contaram com oito equipes divididas em 2 grupos que se enfrentaram em turno único no modo “todos contra todos”. No grupo A, composto por Rugby São Carlos, Rugby Unesp Rio Claro (RURC), Rugby Unesp Bauru (RUB) e um combinado de Raça Rugby Ribeirão e FEA Rugby Ribeirão, o time da casa se saiu melhor, com 3 vitórias, seguido pelo RURC com 2 vitórias. O RUB, com uma vitória sobre o Raça, conquistou a terceira posição deixando os ribeirão-pretanos em quarto do grupo.
 
Já o grupo B foi composto pelo Hipopótamos MMXV (equipe de veteranos de São Carlos), Locomotiva Rugby Clube de Araraquara, Paraba 7’s – Los Gralos e Finno’s Pode Pá Rugby Clube, sendo estas formadas majoritariamente por atletas da tradicional equipe paulistana Pasteur Athletique Club. Foi um grupo bastante equilibrado, com três equipes empatando Finno’s, Paraba 7’s e Locomotiva empatando com 9 pontos. O desempate se deu pelo saldo de pontos, deixando assim a equipe de Araraquara na terceira posição do grupo; Paraba 7’s ficou segundo e o Finno’s Pode Pá ficou com a liderança do grupo. Os veteranos Hipopótamos ficaram em quarto lugar, sem nenhuma vitória.
 
Dessa feita, os confrontos do domingo foram definidos: nas semifinais da Taça Prata, o Locomotiva derrotou o Raça por expressivos 47 a 0, enquanto o Hipopótamos conseguiu sua vitória sobre o RUB por bons 12 a 0. Na disputa do terceiro lugar, vitória do RUB sobre o Raça por 19 a 12 e, na final, vitória do Locomotiva por 26 a 0 contra o Hipopótamos.
 
Na Taça Ouro a emoção foi ainda maior. O São Carlos se saiu vitorioso sobre o Paraba 7’s num apertadíssimo 7 a 5, de virada. Foi uma partida na qual a equipe da casa mostrou muita eficiência na defesa, parando a rápida e contundente linha do Gralos. A outra semifinal, entre Finno’s e RURC, também foi apertada. O Rio Claro não conseguiu segurar o forte ataque dos Finno’s, que anotou dois tries não convertidos, vencendo pelo placar de 10 a 0 e se classificando para a grande final contra o time da casa. A disputa entre Paraba’s e RURC pelo terceiro lugar premiou a rápida linha dos paulistanos com o troféu, que venceu por 19 a 0.
 
Na grande final, decepção para a equipe da casa que não repetiu o bom rugby que apresentou durante todo o torneio. O Finno’s conseguiu passar pela defesa auri-rubra e abriu 17 pontos no primeiro tempo. O São Carlos ainda esboçou uma reação anotando um try convertido e um try não convertido, porém, no segundo tempo, não conseguiu alcançar os paulistanos que aumentaram ainda mais a diferença no placar. Final de jogo, Finno’s 34 x 12 São Carlos. Finno’s Pode Pá campeão do III Sanca Sevens.
 
O Sanca Sevens e o Rugby São Carlos agradecem a todas as equipes que participaram do torneio pelo ótimo final de semana, com muito rugby e integração! Esperamos vocês na nossa próxima edição!