Tempo de leitura: 2 minutos

São José dos Campos recebeu hoje o Campeonato Paulista de Sevens, com nove participantes. A disputa valia a vaga do estado para o Campeonato Brasileiro de Sevens, que acontece em março, no Rio de Janeiro, e o Jacareí estragou a festa dos anfitriões para garantir um título suado. As demais equipes que não se classificaram ainda terão uma nova chance na próxima semana, também em São José, quando acontece o Torneio Qualificatório com clubes de todo país para preencher as seis vagas remanescentes.
 
Divididos em três grupos, a competição reservou bons duelos, mas os favoritos rapidamente se revelaram. São José e SPAC e Jacareí tiveram adversários tradicionais pela frente, mas não se intimidaram e conquistaram boas vitórias na fase de grupos, seguidos por Pasteur e Ilha, Band e União Rugby Alphaville, que anotaram o único empate do dia.
 
Na fase seguinte, São José e Jacareí venceram seus jogos e garantiram uma final toda do Vale sobre a capital. Band e URA tiveram um novo encontro na Taça Prata, e desta vez, o Band se sobressaiu, fazendo a final contra o Rio Branco que superou o Ilhabela, terceiro colocado na última edição. O Ilha ainda viria a cair novamente diante do URA, que terminou na sétima colocação, enquanto os bandeirantinos levaram o 5o lugar, superando os Pelicanos. Pelo Bronze, o SPAC enfrentou novamente o Pasteur, vencendo mais uma vez o clássico duelo.
 
Na grande final, o São José arrancou com tudo, abrindo rapidamente 12 a 0 e fechando o primeiro tempo com 17 a 5. A situação parecia ainda mais favorável aos donos da casa, quando Bruninho foi punido com cartão amarelo pelo Jacareí, e os experientes joseenses não desperdiçaram a superioridade numérica, ampliando o placar para 22 a 5. Foi então que começou a reação dos Jacarés. Com nada menos do que três tries nos minutos restantes, a confortável vantagem joseense foi demolida pelo adversário, levando a partida para a prorrogação. Com a moral alta, o Jacareí começou melhor e em sua primeira oportunidade chegou à vitória, com um drop goal bem cobrado por Matheus Cruz, garantindo um título que parecia improvável, o primeiro do Jacareí na categoria adulta em sua história.
 
 
Grupo A – São José, União Rugby Alphaville e Band Saracens
Grupo B – SPAC, Rio Branco e Pasteur
Grupo C – Ilhabela, Jacareí e Pinda

 

Resultados da 1a fase
São José 22 x 05 URA
SPAC 24 x 00 Rio Branco
Ilhabela 00 x 33 Jacareí
São José 26 x 05 Band Saracens
SPAC 28 x 07 Pasteur
Ilhabela 29 x 05 Pinda
URA 12 x 12 Band Saracens
Rio Branco 07 x 28 Pasteur
Jacareí 45 x 00 Pinda
 
Semifinais Prata
Ilhabela 12 x 17 Rio Branco
URA 14 x 19 Band Saracens
 
Semifinais Ouro
Jacareí 14 x 07 Pasteur
São José 19 x 14 SPAC
 
Disputa do 7º lugar
Ilhabela 14 x 15 URA
 
Final da Taça Prata
Band Saracens 21 x 07 Rio Branco
 
Disputa do 3º lugar
SPAC 24 x 05 Pasteur
 
Final da Taça Ouro
Jacareí 25 x 22 São José – prorrogação
 
 
Foto por Adriano Matos

- Continua depois da publicidade -