Tempo de leitura: 3 minutos

O Jacareí é o quinto colocado no Paulista A 2014! Estreante na elite estadual, o clube alcançou a melhor posição entre as equipes que subiram nesse ano, ao repetir a vitória sobre o Rio Branco, a única da equipe na primeira fase. Os Pelicanos não mostraram o mesmo ímpeto das partidas anteriores, e não conseguiram a segunda vitória seguida, caindo uma posição em relação ao ano passado.

 

- Continua depois da publicidade -

Veja as fotos da partida por Adriano Matos

 

A partida começou equilibrada, mas os Pelicanos tomaram as primeiras ações do jogo e se lançaram ao ataque, e não tardou a colocar os primeiros pontos no placar, com um penal frontal cobrado por Jo, aproveitando um dos muitos penais cedidos ao clube ao longo da partida. No entanto Helder retribuiu cinco minutos depois, quando o Jacareí já era melhor na partida, neutralizando as subidas tímidas do Rio Branco e avançando com perigo. 

Com um scrum bem alinhado, os visitantes coneguiram dominar nessas formações e levavam alguma vantagem nos lineouts, tendo mais posse de bola para atacar. Seu grande trunfo ao longo das últimas partidas, a defesa do Rio Branco não mostrou a mesma agressividade, sendo contido nos contra-rucks e dando muito espaço para o Jacareí atacar, sobretudo pelo centro. E foi pelo centro que saiu o primeiro try do Jacareí, com Lucas Drudi, em boa infiltração perto de um ruck, e mesmo segurado, conseguiu cravar no ingoal adversário. Tom anotou dois pontos adicionais, que não seriam respondidos no primeiro tempo, por conta de um ataque muito burocrático dos Pelicanos, que não levou perigo até o final, à exceção de um penal depserdiçado por Jo no final.

O segundo tempo começou bem diferente, com o Rio Branco atacando com muito mais força e levando o adversário ao erro. Em um passe mal feito na linha do Jacareí, o capitão André Vinícius aproveitou a sobra para retomar a posse de bola e disparar em direção ao ingoal, superando três adversários na corrida, para apoiar debaixo dos postes. Jo empatou a partida. 

Depois do golpe inicial, um epserado nervosismo do Jacareí, já visto em outras partidas em que a equipe sempre decaía de rendimento na etapa final, não deu as caras dessa vez. Mesmo com um jogador a menos (Rogério Santos levou cartão amarelo) a equipe se segurou firme e não permitiu a virada do Rio Branco. De quebra, seguiu melhor nos scrums, decisivos para manter controle da partida, conteve algumas poucas corridas individuais dos Pelicanos e voltou à liderança com um try do scrumhalf da seleção brasileira Bruno Garcia (atuando como ponta), em uma bela troca de passes da linha, que deixou homens a mais contra a defesa adversária e finalizou com uma rápida triangulação na ponta, finalizada pelo jogador.

Mesmo com um homem a mais em campo, o Rio Branco não conseguiu empatar, e já em igualdade, viu o Jacareí ampliar com um penal de Tom e um try muito oportunista de Luan, recebendo cobrança rápida de lineout no meio da defesa adversária, que não reagiu a tempo e viu o jogador apoiar na ponta esquerda. O Jacareí segurou o jogo até os minutos finais, frustrando nais alguns avanços do adversário e no último minuto, ainda teve o jogador Thiago Simões expulso, após este ironizar o cartão amarelo dado a ele. No entanto, não havia tempo para mais nada, e o Jacareí garantiu mais uma boa vitória na sua despedida do Paulista.

Agora, o Jacareí se prepara para a disputa da Taça Tupi, em busca de um lugar na primeira divisão nacional, sem dúvida um grande passo para um time tão jovem. Já o Rio Branoo realiza amistoso contra o BH Rugby no próximo fim de semana, antes de estrear no Super 10 contra o Band Saracens.

 

O Portal do Rugby elegeu Luan Ferreira como melhor jogador da partida.

 

Placar final: Rio Branco (03) 10 X 23 (10) Jacareí

Rio Branco

Try: André Vinícius

Conversão: Jo Delattre

Penal: Jo Delattre

 

Jacareí

Tries: Lucas Drudi, Bruno Garcia, Luan Ferreira

Conversões: Tom Redfern

Penais: Helder, Tom Redfern

Cartão Amarelo: Rogério Santos

Cartão Vermelho: Thiago Simões

 

Foto: Adriano Matos