Tempo de leitura: 4 minutos

Disputado, no Sesi Clube Araçagy, entre 7 e 8 de setembro, o time maranhense venceu a disputa masculina do primeiro torneio de rugby realizado no estado.

FOTOS: QUILANA VIÉGAS/AMARu

- Continua depois da publicidade -

A Associação Maranhão de Rugby (AMARu) venceu o Torneio São Luís 7’s- Taça São Luís Rei de França – disputado durante a semana da pátria , no Sesi Clube Araçagy. Os maranhenses venceram o Acemira (PA) na final por 26 x 12 e o  destaque foi o centro Thiago Helluy Mitoso, que marcou dois try’s no segundo tempo e garantiu para o time maranhense.

A vitória do time maranhense não foi nenhuma surpresa. Formado apenas por atletas que estiveram na final da Liga Nordeste de Rugby XV, o time sempre foi apontado como favorito. “Depois da Liga, fomos a um torneio em Teresina e trouxemos o bronze, mesmos em contar com reservas. Este é o nosso segundo torneio e é muito bom ganhar em casa”, disse o abertura, Leandro Olívio, que além de atleta treina o time da Amaru de Seven-a-side.

 Em sua campanha da equipe da AMARu foi consistente, tendo registrado três vitórias, um empate e uma derrota. O escorregão vaio  apenas contra outro time maranhense, o Old Boys AMARu, que foi formado apenas com atletas com mais de trinta anos e  também contava com quatro atletas que estiveram na final da Liga Nordeste.

Em um jogo disputado, a experiência do scrum half, Marcelo Cintra – com 43 anos, ele era o atleta mais velho presente na competição – fez a diferença.  Os vovôs venceram o time principal da AMARu por 7 x 5.

Emoção

O jogo mais emocionante foi jogado entre os paraenses da Acemira e o Sindicato da 1ª Linha, que era uma verdadeira amostra do rugby no norte-nordeste brasileiro, uma vez que tinha atletas de vários estados como Ceará, Pernambuco, Distrito Federal e é claro do Maranhão.

Com uma linha mais pesada, os jogadores do Sindicato usaram a técnica do “pick and go”, que consiste em empurrar o adversário pra traz até a linha do in goalpor meio de choques. No começo da partida, o Sindicato da 1ª Linhas ainda empatou o jogo, porém, o time paraense tinha jogadores mais velozes e em ataques fulminantes venceram a partida.

“O jogo foi empolgante porque foi disputado. Foi muito divertido e emocionante jogar esta partida”, disse o capitão do Sindicato da 1ª linha, Diego Dubard, que veio e Brasília para jogar em São Luís.     

Feminino

No torneio feminino, foi vencido pelas jogadoras do Albinos/UFPI (PI), que venceu todos os seus jogos e não deram chances as adversárias maranhenses e paraenses. As piauienses também registraram o placar mais elástico, ao marcar 54 pontos sobre o time feminino do Acemira (PA) e não sofrer nenhum  ponto.   

As maranhenses em seu primeiro torneio para valer foram apenas para ganhar experiência de jogo. “O time ainda está em formação. Mostramos que evoluímos muito desde que começamos a jogar juntas, há pouco mais de dois meses”, comentou a capitã, Carol Borges.

A disputa do Torneio São Luís 7’s – Taça São Luís Rei de França – reuniu cerca de 100 atletas de seis estados (Maranhão, Pará, Piauí, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal) e foi disputada por de cinco times masculinos e três femininos.

Veja algumas fotos do torneio!

Resultado do Torneio São Luís 7’s

Masculino

Amaru (MA) – Campeão – 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota

Acemira (PA) – Vice-campeão – 3 vitórias e 2 derrotas

Albinos/UFPI (PI) – 3º Lugar – 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota

Old Boys Amaru (MA) – 4º Lugar – 3 vitórias e duas derrotas

Sindicato da 1ª Linha (MA, PE, CE e DF) – 5º Lugar – 1 empate e 4 derrotas

 

Revelação do Campeonato – Joelson Prado, o Pãozinho (maranhense, jogando pelo Sindicato da 1ª Linha, foprmado por jogadores do MA, PE, CE e DF)

 Feminino

Albinos/UFPI (PI) – Campeão – 4 vitórias

Acemira (PA) – Vice-Campeão – 2 vitórias e 2 derrotas

Amaru (MA) – 4 derrotas

Fonte: AMARu