Tempo de leitura: 2 minutos

O time da Medicina USP foi o grande campeão do rugby disputado na InterUSP 2016. Realizada durante o feriado de Corpus Christi, a InterUSP é uma das competições universitárias mais tradicionais do país. Reúne oito faculdades da USP, que disputam o título geral em 24 modalidades durante os quatro dias de feriado.

 

O Rugby é disputado oficialmente desde 1999, mantendo o mesmo formato de disputa desde a estréia. Os times se enfrentam em caráter eliminatório após sorteio, com quartas de final, semifinais e final. Desta forma, os finalistas são submetidos à maratona de 3 jogos em 4 dias.

- Continua depois da publicidade -

 

Na edição 2016, o Med Rugby estreou contra o time da ESALQ, a tradicional faculdade de agronomia da USP de Piracicaba. Apesar de ter passado por grande renovação no time principal, a formação deste ano não ficou aquém daquela que fora campão no ano passado. A equipe da ESALQ mostrou muita determinação desde o inicio da partida, impedindo o time da Medicina de avançar demais no seu campo de defesa. Na metade do primeiro tempo o pilar Zão garantiu o primeiro try pelo Med Rugby, com posterior conversão de chute de Pedro Averbach. A partir daí, as possibilidades de reposição no banco da medicina e o cansaço da equipe adversária foram determinantes para um placar mais elástico, com muitos tries, especialmente no segundo tempo. O placar final: 58×0.

 

Na semifinal, o time enfrentou a equipe da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no já tradicional embate entre médicos da mesma universidade. Novamente a Medicina fez uma grande partida, acertando as jogadas de line, scrum, recepção e chute, fechando o placar em 31×0.

 

A grande final do torneio reeditou a decisão de 2015, entre Medicina e São Francisco. O time do Direito vinha de vitórias convincentes contra Fármacia e a Poli e queria revanche da derrota do ano anterior. Desde o apito inicial a partida foi marcada por um embate técnico e físico muito equilibrado, com jogadas disputadas até a exaustão. O primeiro tempo terminou com o placar em 3×0 para a Medicina, após penalidade convertida por Pedro. Na volta ao segundo tempo, o jogo seguiu tão disputado quanto no primeiro tempo, porém em uma bola roubada pelo ponta, LG, a medicina anotou seu primeiro try convertido, após grande corrida sem possibilidade de defesa. O Direito ainda teve um penal convertido a seu favor, mas que foi insuficiente para mudar o destino do jogo. Placar final 10×3 e muita festa pelo bicampeonato da Medicina.

 

A campanha deste ano terminou com o time não sofrendo nenhum try nos três jogos disputados, com 99 pontos marcados e apenas 3 pontos sofridos, e coroando o segundo título seguido da Medicina da competição.

 

Interusp 2016 – Masculino XV

Local: Avaré, SP

Dia 26/05/2016 – Quartas de final

San Fran (Direito) 48 x 12 Farmácia

FEA 27 x 33 Poli

ESALQ Piracicaba 00 x 58 Medicina

Odontologia 00 x 24 USP Ribeirão

 

Dia 27/05/2016 – Semifinal

San Fran (Direito) 24 x 05 Poli

Medicina x Ribeirão Preto

 
Dia 29/05 – Final
Final: Medicina 10 x 03 San Fran

 

Por: Vladimir Cordeiro