Tempo de leitura: 3 minutos

O Torneio Nacional de Seleções Juvenis chega a sua 2ª rodada nesse sábado, 20, com as partidas entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nas categorias M17 (menores de 17 anos) e M 19 (menores de 19), e Rio de Janeiro contra Minas Gerais (apenas no M19). O torneio fomenta as categorias de base do rugby e, de forma direta, prepara os jovens Tupis para a Seleção Brasileira de Rugby.

Dan Pelliciari, de 19 anos, capitão da seleção catarinense M19 e da Seleção Brasileira Juvenil, é um grande exemplo disso. O asa do Desterro entrou para a primeira Academia Dove+Man Care & Kibon de rugby juvenil em julho do ano passado, ainda em São Paulo, e agora frequenta a recém-lançada academia de Florianópolis, bem como a Academia Top 100 da CBRu.

Para Dan, o Nacional Juvenil veio para fortalecer a base do rugby nacional. “É um torneio muito bom, porque tem muitos estados em que o rugby local não é tão forte. E aí juntam os melhores para jogar contra outros estados, e aumenta muito o nível de toda a região, principalmente dos clubes”, afirma. “A competição dá experiência e aumenta também o nível da Seleção Brasileira Juvenil”, complementa Dan.

- Continua depois da publicidade -

Vale lembrar que a Seleção Juvenil fará entre os dias 11 e 19 de julho uma Gira pela Argentina, onde irão jogar diversas partidas amistosas. “Muitos atletas da base estão no Nacional Juvenil, então eleva nosso nível e nos prepara para a Gira Argentina e também para o Sul-Americano, em agosto”.

 

A seleção estadual de Santa Catarina recebe nessa rodada dupla a equipe do Rio Grande do Sul. Jogando em Florianópolis, a expectativa do atleta é de resultado positivo. “Na primeira rodada tivemos problemas, mas conseguimos vencer. Como agora vamos jogar em casa, diante da torcida familiar e com time completo, vamos pra cima para conseguir mais uma vitória”, finaliza Dan.

 

Sobre o torneio

Disputada nas categorias M17 (menores de 17 anos) e M19 (menores de 19), o Nacional Juvenil envolve seleções estaduais, que se enfrentam no formato todos contra todos, em turno único. Quem fizer mais pontos, conquista o título da temporada. Participam do torneio de 2015 as seleções do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro, nas duas categorias, e Minas Gerais, apenas na categoria M19. Na 1ª rodada, Santa Catarina bateu Minas Gerais por 37 a 18 e o Paraná superou o Rio Grande do Sul por 33 a 19, pelo M19. Pelo M17, os gaúchos devolveram a vitória sobre o Paraná, por 14 a 5.

2ª rodada do Nacional Juvenil de Seleções Estaduais de Rugby (sábado, 20/06)

M17

– Santa Catarina x Rio Grande do Sul

Local: Campo da Amocan

Endereço: R. Afonso Cardoso da Veiga, 100 – Canasvieiras, Florianópolis/SC

Horário: 09h30

M19

– Rio de Janeiro x Minas Gerais

Local: Ilha do Fundão

Endereço: Av. Horário Macedo, S/N (em frente a Praça Edson Abdalla Saad, na Ilha do Fundão) – Cidade Universitária, Rio de Janeiro/RJ

Horário: 15h15

– Santa Catarina x Rio Grande do Sul

Local: Campo da Amocan

Endereço: R. Afonso Cardoso da Veiga, 100 – Canasvieiras, Florianópolis/SC

Horário: 11h30

 

Imagem: Fotojump/CBRu