Tempo de leitura: 3 minutos

Bumba Rugby conseguiu a primeira vitória na Liga Nordeste, que vale vaga para a Copa do Brasil, e mantém viva as chances de classificação

O jogo válido pela Liga Nordeste de Rugby XV, ente Maranhão Rugby e Upaon-Açu/Sampaio aconteceu neste sábado, dia 16, no campo do Sesi/Aracagy, em São Luis. A partida, que teve a arbitragem do carioca Vitor Magalhães, marcou o primeiro encontro entre os dois times de São Luís. E no primeiro derby da história, o Bumba Rugby levou a melhor.

- Continua depois da publicidade -

 

Veja as fotos da partida, batidas por Giovanni Spinucci 

 

Sem ficar atrás do placar em nenhum momento do jogo, a Associação Maranhão Rugby (AMARU) abriu o placar no primeiro tempo, com um penal convertido pelo scrum-half Marcelo Cintra. Em um jogo de muita força e contato físico, onde os forwards dos dois times foram os protagonistas, as duas linhas pouco atacaram na primeira etapa do jogo. Tanto que o Bumba Rugby só conseguiu ampliar com outro penal de Marcelo Cintra.

Ainda no primeiro tempo a Associação Atlética Upaon-Açu/Sampaio conseguiu bons avanços, e ficou perto de marcar um try. Mas a defesa do Bumba Rugby trabalhou bem e evitou o avanço para o in goal. O Upaon Açu conseguiu diminuir a vantagem com um penal convertido pelo abertura Joel Félix. Só que a proximidade no placar durou pouco tempo. Em uma partida de 100% de aproveitamento nos chutes, Marcelo Cintra, mais uma vez, converteu o penal e o primeiro tempo terminou com um 9×3 no placar.

Na segunda etapa os dois times voltaram dispostos a continuar fazendo um jogo bastante disputado, com a tentativa constante dos jogadores encontrarem espaços dentro do campo para furar a defesa adversária e avançar. O Upaon Açu não se deixou levar pelo placar do primeiro tempo e avançou. O time só não contava com mais um penal convertido do scrum-half do Maranhão.

O primeiro try da partida aconteceu em um dos avanços do Upaon-Açu. Com a primeira e segunda linha limpado o ruck com eficiência, o time ganhou bastante espaço pela lateral, até que o asa Vinícius Almeida conseguiu marcar os cinco pontos para o time. Mas na hora do chute de conversão, Joel Félix errou o “H”.

A situação do Upaon-Açu ficou mais complicada quando o ponta Jadson recebeu cartão vermelho por cometer uma jogada irregular em cima do ponta Markus Trinta. Com um a menos foi difícil evitar o primeiro try do Bumba Rugby, marcado pelo asa Thiago Mitoso, que se livrou da marcação e avançou pela lateral para aumentar o placar. Na conversão, Marcelo Cintra aumentou a vantagem.

Na partida ainda houve tempo para o capitão do Bumba Rugby Marcelo Cintra converter mais um penal. Com um placar de 22×8 a AMARU conseguiu a primeira vitória do ano. Para o scrum-half “a vitória representa muita coisa para o grupo, já que estávamos vindo de uma derrota na fase de preparação. Perdemos também a primeira partida da Liga, mas agora foi fantástico ainda mais por vencer o primeiro clássico do Maranhão”.

Já o AAUA/Sampaio, que foi derrotado no primeiro jogo oficial do time, mas ainda tem chances de classificação na Liga, é hora de corrigir os erros. “Faltou a gente encaixar o jogo. Sentimos dificuldade na ligação do scrum para o abertura e tivemos erros básicos. Agora vamos treinar forte e corrigir os erros”, disse o capitão Vitor Santos.

Maranhão Rugby e Upaon-Açu/Sampaio estão no Grupo A, junto com o Piauí Rugby. O próximo encontro dos dois times maranhenses está marcado para o dia 16 de março.

 

Liga Nordeste de Rugby XV

Maranhão 22 x 8 Upaon Açú

Local: SESI Clube Araçagy – Maranhão, MA

 

Escrito por Giovanni Spinucci

Foto por Giovanni Spinucci