Tempo de leitura: 6 minutos

A tradicional equipe da Engenharia Mackenzie reuniu seu time atual e ex-jogadores para o primeiro encontro oficial de sua história, neste domingo, em Cotia, região da Grande São Paulo. Pouco a pouco, jogadores de diferentes épocas e locais (alguns vieram de outros estados para o evento) chegaram com famílias, namoradas e parentes para que todos pudessem também fazer parte da grande família mackenzista que cresce ano a ano.

Ao contrário do tempo chuvoso do dia anterior, os jogadores foram contemplados com um dia ensolarado, com temperaturas altas do lado de fora, onde os presentes puderam se refrescar com bebidas à vontade, e dentro de campo, onde os veteranos de diversas épocas, da década de setenta à recém formados, se revezaram na tarefa de tentar bater o time atual, que se prepara para estreia no Campeonato Paulista Universitário no  próximo mês. Se faltava físico à equipe dos veteranos engenheiros, sobrou a tradicional raça e entrega em campo, que surpreendeu os atuais vice campeões estaduais com um jogo muito duro nos forwards, tradição desde sempre da equipe.

- Continua depois da publicidade -

Diferente do que se poderia imaginar, a falta de entrosamento dos veteranos não foi empecilho, e a atual equipe teve muito trabalho para criar situações de perigo e marcar, devido a força dos forwards adversários, capitaneados por nomes como Palle Thomsen (SPAC e Alto Tietê) e Julius Laucevicius (Ex-Tornados) e da linha ainda um pouco nervosa, que não conseguia encaixar suas principais jogadas frente uma linha de defesa bem montada. Os veteranos tiveram chances de abrir o placar, mas cometeram erros na hora decisiva, e não saíram do zero. Somente a partir da metade do primeiro quarto (a partida foi dividida em quatro tempos de vinte minutos, com substituições ilimitadas, devido o caráter festivo da partida), a equipe conseguiu abrir o placar, após uma infiltração de Fatigatte que passou pelos centros e ainda fintou o fullback antes de apoiar no ingoal, seguido de uma conversão de Thiago Rezende, e pouco depois, em uma boa jogada com muito apoio da linha, que não teve muita dificuldade para superar a marcação adversária, Lucas Andrade anotou o seu try. Na segunda metade, os veteranos não se intimidaram pelo placar adverso e criaram suas principais chances, anotando dois tries, sempre em jogadas originadas pelos forwards. A primeira, após uma sequência de pick and go fulminante, uma após a outra, que terminou no try de Tito.  O terceiro try da equipe atual veio pela direita, com Bruno Ruas, após uma cobrança rápida de penal que seguiu pela direita e avançou até o ingoal, sem chance de defesa pelos veteranos. A cobrança rápida foi contestada pelos engenheiros, por ter sido fora da marca, mas o try foi validado.  Depois, após muita insistência dos pilares veteranos, que foram parados em suas seguidas tentativas de entrar novamente no ingoal pelo lado direito, Palle preferiu o passe curto para Matheus, que mergulhou sobre os marcadores para anotar mais um try, empatando a partida em doze pontos no final do primeiro tempo, após conversão de Christian Sanchez, o Chileno, sempre com a pontaria em dia. Os veteranos ainda terminaram o primeiro tempo com um homem a menos, devido um tackle alto de Fábio Maia sobre o ponta adversário, que resultou em cartão amarelo

No segundo tempo, mais alterações em ambos os lados, possibilitando a todos fazer parte da festa. Enquanto o time atual aproveitou para testar os calouros e testar outros jogadores em novas posições, os veteranos seguiram revezando suas peças, sob o comando de Fábio Pardo, o He Man, que coordenou a equipe fora de campo. Tarefa difícil para ele, que via sempre muitos jogadores com vontade de entrar e jogar até não agüentar mais, para ajudar a buscar a vitória que naquele momento parecia um objetivo possível de ser realizado.

As equipes diminuíram um pouco o ritmo, mas as disputas de bola continuaram muito duras e leais, sempre focada no jogo de forwards. A linha trabalhou com menos intensidade, mas ainda assim criaram situações de perigo, sem contudo, chegar ao ingoal adversário. Os veteranos chegaram ao terceiro try em uma linda jogada que começou com a linha, após boa troca de passes entre Pedro Avelino e Gabriel pela ponta direita, que deixaram três marcadores para trás antes de passar para o pilar Tadeu, que estava atento no apoio, que mergulhou com vontade rente a trave para anotar o terceiro try da equipe, empatando a partida em dezenove pontos, placar que seria levado até o último período.  No último período, Matheus  e Fábio agruparam os veteranos mais inteiros depois de uma jornada desgastante para buscar a vitória a qualquer custo e a disputa foi de igual para igual novamente. O time atual tentou avançar com a linha, mas não conseguiu superar a forte marcação, que abusou dos tackles para impedir o avanço adversário. No entanto foi assim que saiu o try que daria a liderança à equipe, após uma boa corrida do novato Mazi, pela ponta esquerda, que superou um jogador na velocidade, se livrou de um tackle de Matheus e só foi parado por HP, perto do ingoal, mas pelo tackle alto, o árbitro corretamente anotou um penal try a favor da equipe, premiando a bela jogada. O cartão amarelo não foi dado ao jogador, o que dessa vez, beneficiou os veteranos, que puderam contar com força máxima para buscar o empate, que faltando menos de dez minutos para o encerramento, seria uma verdadeira vitória.

E os veteranos alcançaram seus objetivos, ao empatar a partida em um try de Fábio Guariglia, o Ruffus. O time atual pecou ao ceder muitos penais desnecessários para os adversários, que mais experientes, souberam manter a posse de bola e finalizar no momento certo, e com mais um pick and go, a cinco metros do ingoal, chegou ao empate, após uma conversão controversa de Chileno. No final, o empate em vinte e seis pontos, mostrou-se um resultado justo pelo que as equipes mostraram em campo, e após o término, os jogadores se reuniram no centro de campo para parabenizar a todos pela excelente partida e pela festa que estava apenas começando.

Menção honrosa para os veteranos André Stegun e Christian Maisch, que não jogaram, mas acompanharam todos os lances da partida, e poderão integrar as equipes futuras em Mac Meds e outros encontros.  No total, compareceram mais de 80 jogadores de diferentes épocas e quase 150 pessoas, que desfrutaram de um grande churrasco onde não faltou nada e contou ótima infraestrutura, se estendendo até às dez horas da noite.

Em uma partida com alguns grandes nomes do Rugby nacional, como Sérgio Costa, o Zumbi, fica difícil apontar destaques, mas a liderança de Palle e Matheus Gimenez foram decisivas para o que se pode ser considerado um verdadeiro triunfo dos veteranos sobre a equipe atual. Do lado atual, Thiago Imparato, mostrou grande forma, assim como Rodrigo Fatigatte, autor de um dos tries, e mostraram que a equipe deve vir forte para as competições do ano.

Em breve muitas fotos (foram mais de 1600!) e vídeos (mais de 20 minutos) desse evento, não percam!

Os organizadores agradecem à Federação Paulista de Rugby, representada no evento por Alberto Nepomuceno, responsável pela arbitragem, e à CBRu, especialmente Carlos Davoli, por todo auxílio.

1 Encontro dos veteranos