Maranhão e Cuiabá tiveram um final de semana dos sonhos. Os dois clubes alcançaram vitórias no rugby de XV pela primeira vez em suas histórias.

 

Maranhão triunfa diante dos aguerridos paraenses

No domingo dia 13 de novembro de 2011 as 10 horas, a Associação Maranhão Rugby fez sua terceira partida de rugby no campo da AERCA, contra o Acemira Rugby de Belém. E contou com sua torcida para mais um confronto. Durante o confronto as duas equipes mostram-se leais, disputando a cada segundo a bola e o terreno próximo a zona de ingoal.

- Continua depois da publicidade -

O jogo em caráter amistoso foi devidamente valorizado pela equipe paraense que de forma leal e determinada buscava progredir em campo, mas sem sucesso. O posicionamento tático e condicionamento físico da equipe maranhense foram colocados a prova durante o jogo. O Capitão e Diretor técnico Juan Frota havia treinado exaustivamente esses fundamentos que foram executados com perfeição durante o jogo.

Os avançados do “Bumba Rugby” mostraram vitalidade e força nas formações fixas de lineouts, disputas de scrum, ruck e mouls. A terceira linha maranhense foi um grande destaque formando uma linha de apoio atrás dos backs ajudando a progredir de forma contundente e garantindo a posse de bola nos rucks.

As jogadas ensaiadas com chutes partindo do Abertura, por cima da linha defensiva resultaram em 2 trys para o Maranhão.

O Acemira Rugby pecou em posicionamento e permitiu alguns overlaps na linha fazendo com que a maioria dos trys maranhenses fossem marcado pelos pontas.

“ Acredito que o placar nesse jogo seja o fator menos importante. Fortalecer a nossa região e ter um número maior de jogos faz com que o Rugby cresça a passos largos. Nosso primeiro jogo foi a menos de 2 meses e posso afirmar que evoluímos muito, mostrando que o mais importante para o desenvolvimento do rugby em nosso país é aumentar o número de jogos. Agradeço e aplaudo a equipe paraense que valorizou e honrou o resultado que nós da Associação Maranhão Rugby conseguimos contruir.” – Juan Frota, Capitão da Associação Maranhão Rugby.

O grande destaque do jogo foi o Half da equipe maranhense Marcelo Cintra, autor de um dos trys e oitos conversões e somando 21 pontos na partida.

Os maranhenses esperam ansiosos para a partida de volta em solo paraense, sem dúvida será um belo espetáculo.

O placar do jogo foi:

Associação Maranhão Rugby 61 x 05 Acemira Rugby

Maranhão :

Tries: Vinicius Almeida (2) – Ponta, Sergio Barreto (2) – Segunda Linha,Marcelo Cintra (1) – Half,Franklin Costa (1) – Ponta,Ruan Soares (1) – Segundo Centro,Juan Frota (1) – Abertura,Kayo Puluca (1) – Segunda Linha

Conversões: Marcelo Cintra (8)

Acemira Rugby

Try:

Fernando (1)

Fonte: AMARU

 

Cuiabá derrota Dourados em derby do Centro-Oeste

Na última sexta-feira o Cuiabá Rugby Clube partiu para o Mato Grosso do Sul, enfrentando nada menos que 15 horas de ônibus. A convite dos sul-mato-grossenses, a equipe cuiabana foi até a cidade de Dourados para a disputa de um jogo amistoso no sábado (dia 12), no Estádio Douradão. 

Desde o inicio, o Cuiabá demonstrou superioridade, mantendo o time adversário na defesa a maior parte do tempo. Em poucos minutos, o full-back Aron Jacobi abriu 7 a 0 para o Cuiabá, com um try e uma conversão. O placar se manteve até o fim do 1º tempo.

No segundo tempo, as duas equipes efetuaram muitas substituições, e o jogo ficou mais equilibrado, com o time de Dourados agredindo mais a equipe cuiabana. Mesmo com toda a pressão, quem pontuou foi o Cuiabá, novamente com Aron Jacobi, através de uma cobrança de penal, aumentando o placar para 10 a 0.

No fim do jogo, após uma falha da defesa cuiabana, os donos da casa marcaram um try de honra. Mas o jogo acabou mesmo em 10 a 7 para o Cuiabá Rugby Clube, que conquistou uma bela vitória fora de casa.

Fotos e redação por: Christian Guimarães