Tempo de leitura: 4 minutos

Tudo pronto para o início do Campeonato Gaúcho 2017! Franco Garibaldi, direto das terras de São Pedro, ficou encarregado de dar seu olhar sobre o momento do Gauchão para o Portal do Rugby, com o pensamento para o futuro.

Finalmente março chegou e, com ele, a bola ovalada voltará a voar sobre os gramados do extremo sul do Brasil. Neste sábado (11), teremos o início do Campeonato Gaúcho de Rugby da 1ª Divisão – o CGR 2017. Uma pergunta não quer calar, mesmo que de forma sussurrada por todos de alguma forma envolvidos com o esporte no estado: seria este ano o mais complicado para o rugby dos pampas?

 

- Continua depois da publicidade -

Com o final dos Jogos Olímpicos do Rio e a volta à dura realidade de um país monocultural em termos esportivos, a notícia da instalação da Academia de Desenvolvimento da CBRu no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves, foi um sopro de esperança para um 2017 ainda nebuloso. Além disso, a renovação na administração da FGRugby, com a eleição de um novo conselho de administração, com mais pluralidade na representação dos clubes, também trouxe a ideia de dias melhores.

 

Entretanto, pouco tempo após o anúncio do calendário oficial, os problemas administrativos e financeiros dos clubes gaúchos trouxeram à tona a impossibilidade de cumprir à risca o que havia sido planificado. A ideia inicial de uma primeira divisão com 8 clubes (com a manutenção do Centauros na elite, mesmo tendo perdido a repescagem para o Universitário, campeão da segunda divisão de 2016, além do acesso também do vice-campeão, Caxias) logo fez água.

 

Em Caxias do Sul, Serra e Caxias se aglutinaram para formar o SC Rugby, com a mensagem de que a fusão vem para fortalecer o esporte na cidade, que apresentava sinais claros de ter atingido seu teto. Além disso, o Centauros, após análise interna, optou por finalmente cair e disputar a segunda divisão, fazendo com que a principal competição do RS voltasse a ter seis disputantes. E esse encolhimento faz bastante sentido.

 

Com o país atolado em uma crise econômica prolongada, a obtenção de recursos junto à iniciativa privada e ao poder público, que nunca foi das tarefas mais fáceis, passou a ser ainda mais difícil. Com os clubes estipulando no regulamento que mais um ano todos tenham equipes M19 e intermédia, a tarefa não ficou nada fácil.

Do lado muito positivo, a temporada ganhou transmissão online ao vivo online da BitCom News, tornando o Campeonato Gaúcho o único estadual com transmissão do gênero, com um jogo por rodada programado para ser exibido, junto com um duelo do M19. O fato traz boas perspectivas.

 

Quem é o favorito?

O Farrapos tem tudo para chegar ao octacampeonato gaúcho, ampliando a hegemonia que mantém desde 2010. Charrua, SC Rugby e San Diego devem se alternar nas posições seguintes. Os times de Porto Alegre vem dominando a parte de cima após o Farrapos, com o San Diego, atual vice campeão estadual e semifinalista da Taça Tuí, levando vantagem recente contra seu rival. Porém, o Charrua vem colhendo frutos na base e pode perfeitamente dar o passo adiante. Já os caxienses devem aparecer mais fortes, agora unidos, com a bagagem do quarto lugar do Serra e do vice do Caxias na segundona. O Brummers trabalha para se reerguer de um campeonato ruim em 2016, alicerçado também pelo bom trabalho na base, enquanto Universitário de Santa Maria chega à elite após dois bicampeonatos invictos na segunda divisão e terá seu primeiro teste na turma de cima.

 

 

Brummers Rugby

Cidade: Novo Hamburgo

Campo: Colégio Pasqualini

2016: 5º colocado

 

charrua novo

Charrua Rugby Clube

Cidade: Porto Alegre

Campo: Sociedade Hípica Porto Alegrense

2016: 3º colocado

 

Farrapos Rugby Clube

Cidade: Bento Gonçalves

Campo: Estádio da Montanha

2016: Campeão

 

San Diego Rugby Club

Cidade: Porto Alegre

Campo: a definir

2016: Vice campeão

 

S. C. Rugby

Cidade: Caxias do Sul

Campo: Comunidade de Santo Anselmo (em Ana Rech)

2016: Fusão de Serra (4º colocado) e Caxias (vice campeão da 2ª divisão)

 

Universitário Rugby Santa Maria

Cidade: Santa Maria

Campo: Universidade Federal de Santa Maria

2016: Campeão da 2ª divisão

 

Lista de campeões:

1 – Farrapos – 7 títulos

2 – Charrua – 2 títulos

San Diego – 2 títulos

 

Tabela de 2017

DiaHoraLocalCasa vs Adversário
06/11/201609:00CEPEUSP - São Paulo, SPPoli25X05Farmácia
06/11/201611:00CEPEUSP - São Paulo, SPRugby XI24X00FFLCH
19/11/201614:00CEPEUSP - São Paulo, SPPoli 31X27Rugby XI
19/11/201616:00CEPEUSP - São Paulo, SPFFLCH00X24Farmácia
03/12/201614:00CEPEUSP - São Paulo, SPPoli24X00FFLCH
03/12/201616:00CEPEUSP - São Paulo, SPFarmácia10X41Rugby XI

 

Escrito por: Franco Garibaldi

Foto: 2015 – Farrapos x San Diego