O rugby vai largar no Rio Grande do Sul, e com time uruguaio jogando no estado

A Federação Gaúcha de Rugby revelou seu calendário final para 2016, com as últimas alterações. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com o maior número de competições e vem mostrando crescimento contínuo. Neste ano, serão 4 divisões adultas de XV (1ª, 2ª e 3ª divisões, além do Intermédia, para times B), 2 competições juvenis masculinas (o M19 e a novidade do M16, que terá calendário adaptável às demandas) e os circuitos masculino adulto, masculino juvenil e feminino adulto de sevens, além de um circuito infantil.

 

Uma das grandes novidades para este ano é a estreia na terceira divisão adulta e na elite M19 do Arlequines, clube da cidade uruguaia de Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, que aderiu às competições deste lado da fronteira.

 

Clique aqui para baixar o calendário completo da FGR.

 

Largada para o Gauchão 2016

Neste final de semana, terá a largada a primeira e a segunda divisões do estado. A primeira divisão se manteve por mais um ano com os mesmos clubes do ano passado, mas a fórmula de disputa mudou. Em 2016, haverá somente um turno, com os quatro melhores avançando às semifinais e os dois piores jogando contra o último lugar. Quem acabar com a última posição fará uma repescagem contra campeão da segunda divisão. O Farrapos é o atual hexacampeão gaúcho e segue como o time a ser batido, não sofrendo uma derrota sequer em seu estado desde 2009, quando o San Diego foi campeão pela última vez. O time de Bento Gonçalves terá desafios extras neste ano para manter sua hegemonia, uma vez que perdeu alguns nomes importantes, como Coghetto, que foi a Florianópolis por conta da academia de alto rendimento da CBRu, e terá comando novo, agora sem Carlitos Baldassari no comando. Além disso, o Farrapos vê a cada ano seus principais concorrentes evoluírem e diminuírem a distância que os separa, o que indica o Gauchão mais concorrido dos últimos anos.

 

Os dois clubes portoalegrenses completam a lista de clubes já campeões gaúchos, com Charrua e San Diego tendo duas taças cada. O San Diego foi a sensação do ano passado, alcançando posteriormente o vice campeonato da Taça Tupi, enquanto o Charrua chega ao torneio credenciado por um forte trabalho nas categorias de base e pelo vice campeonato estadual do ano passado tanto no adulto como no M19.

 

O título do M19 ficou em 2015 com o Brummers que, no entanto, não foi nada bem no campeonato adulto e terá um duro trabalho de reconstrução em 2016, alicerçado por jovens valores. A concorrência também virá forte do lado do Serra, comandado agora justamente por Carlitos, tendo sido um dos times que mais investiram na preparação de seu grupo para a nova temporada. O clube de Caxias do Sul deu neste ano um passo invejável, conquistando uma sede própria e trazendo jogadores de fora. Enquanto isso, o Centauros segue seu trabalho de crescimento e terá em 2016 um ano crucial para dar um passo adiante.

 

Quem leva o torneio neste ano?

 

Neste fim de semana:

Campeonato Gaúcho – Série A – 1a rodada
Dia 12/03/2016 às 15h – Serra X San Diego
Local: Estádio Municipal de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS
 
Dia 12/03/2016 – Charrua X Centauros
Local: Hípica Porto-alegrense – Porto Alegre, RS
 
Dia 12/03/2016 – Farrapos X Brummers
Local: Estádio da Montanha – Bento Gonçalves, RS
 

Campeonato Gaúcho – Série B – 1a rodada
Dia 13/03/2016 – Planalto X Chuy
Local: Passo Fundo, RS
 
Dia 13/03/2016 – Universitário X Caxias
Local: Santa Maria, RS
 
Dia 13/03/2016 – Antíqua X Guasca
Local: Pelotas, RS

 
Campeonato Gaúcho – Intermediária – 1a rodada
Dia 12/03/2016 às 13h30 – Serra X San Diego
Local: Estádio Municipal de Caxias do Sul – Caxias do Sul, RS

 

Resumo:

XV

1ª divisão: Farrapos (Bento Gonçalves), Serra (Caxias do Sul), Charrua (Porto Alegre), San Diego (Porto Alegre), Brummers (Novo Hamburgo/Ivoti) e Centauros (Estrela)
 

Intermédia: Farrapos (Bento Gonçalves), Serra (Caxias do Sul), Charrua (Porto Alegre), San Diego (Porto Alegre), Brummers (Novo Hamburgo) e Centauros (Estrela)
 

2 divisão: Universitário (Santa Maria), Caxias (Caxias do Sul), Guasca (Porto Alegre), Planalto (Passo Fundo), Antiqua (Pelotas) e Chuy (Chuí);
 

3ª divisão: Corsários (Rio Grande), Guaíba (Guaíba), Pampas (São Leopoldo), Desbravadores (Taquara), Tauras (Marau) e Arlequines (Rivera, Uruguai)
 

M19: Farrapos (Bento Gonçalves), Serra (Caxias do Sul), Charrua (Porto Alegre), San Diego (Porto Alegre), Brummers (Novo Hamburgo), Centauros (Estrela), Caxias (Caxias do Sul) e Arlequines (Rivera, Uruguai)

 

Foto: Rafael Seabra/Fotojump

 

Comentários