Tempo de leitura: 3 minutos

O último domingo foi decisivo para os paranaenses que se sagraram campeões no Campeonato Nacional Juvenil M19, após vencerem o Rio de Janeiro pelo placar apertado de 10 a 5. São José dos Campos também recebeu as duas equipes na categoria mais nova (M17) que tiveram o embate decidido em 49 a 0, também com vitória para os paranaenses. Mas o campo ainda foi espaço para os atletas do Rio Grande do Sul e Minas Gerais que batalharam no M19, com vitória dos gaúchos por 41 a 15.

 

Nacional Juvenil M17 2015 - Parana x Rio de Janeiro FOTOJUMP

- Continua depois da publicidade -

 

A primeira partida do dia foi entre o Paraná e Rio de Janeiro M17, mas não faltaram lances de gente grande. Com ambas as defesas bem estruturadas o quesito ataque teve de trabalhar muito, porém a seleção Fluminense, que se apresentou com apenas 14 atletas sentiu na pele a vantagem de um homem a mais do Paraná, que disparou no placar logo no primeiro tempo, ao fechar a primeira etapa em 21 a 0.

 

No entanto, a força de vontade e raça dos meninos do Rio se propuseram diante dos paranaenses que mantiveram durante boa parte do tempo a posse de bola, mas que pecavam nas finalizações e na hora de marcar. Logo na metade do segundo tempo, a equipe do Rio de Janeiro passou a ter doze atletas em campo, com dois de seus quatorze machucados, e a vantagem da equipe do sul prevaleceu, ao fechar o jogo em 49 a 0 e garantir a segunda colocação do Campeonato Nacional Juvenil M17.

 

Nacional Juvenil M19 2015 - Parana x Rio de Janeiro FOTOJUMP

 

O segundo jogo foi marcado pelo embate duro e decisivo dos M19, ainda mais pelos dois lados estarem completos, as equipes tinham o desafio de vencer seus adversários após a longa viagem cansativa. Porém, como no jogo anterior, a posse de bola foi boa parte do tempo com domínio da equipe do sul, que pecou nas conclusões e permitiu que os fluminenses crescessem no jogo, mas na metade do primeiro tempo o jogo começou a esquentar com um penal não convertido e um try anulado dos paranaenses, que trabalharam a defesa até que aproveitaram o descuido adversário que ao sair do scrum chutou mal e mandou a bola nas mãos do asa paranaense, que abriu o placar e converteu, antes do termino do primeiro tempo em 7 a 0.

 

A partida ainda não estava ganha, e isso ficou bem claro quando os fluminenses voltaram fervorosos para o segundo tempo, que começou emocionante com o try do Rio logo no início, mas o erro da conversão custou caro após o Paraná ampliar a diferença com um penal. Antes do termino do jogo, os paranaenses puderam aumentar o placar, mas a conversão bateu no travessão e quase custou caro após um dos atletas receber o cartão vermelho por tackle alto, porém o dia de festas estava instalado para os paranaenses que se sagraram campeões com a vitória em 10 a 5. Foi o primeiro título da história do Paraná, tirando a taça justamente do Rio de Janeiro, campeão de 2014.

 

Nacional Juvenil M19 2015 - Rio Grande do Sul x Minas Gerais FOTOJUMP

 

Mesmo após a vitória dos paranaenses no M19, os atletas do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais tiveram seus embates para encerrar o dia de jogos, e a partida logo no inicio surpreendeu com um erro cruel dos gaúchos, que tomaram o primeiro try com um minuto de jogo, mas o empate em 5 a 5 veio logo em seguida. A reviravolta apareceu alguns minutos depois, com um try convertido dos gaúchos, que passaram a frente no placar, mas não por muito tempo, pois logo em seguida o minas voltou a empatar e embaralhar todo o jogo, até que o hooker do Rio Grande do Sul acertou um belo Drop Goal, mas o dia contava com ambas as equipes afiadas, e o Minas Gerais voltou a empatar o jogo com um penal e fechar a primeira etapa em 15 a 15.

 

O segundo tempo não guardou surpresas, mas dessa vez ruins para os atletas do Minas que sem substituições sentiram o cansaço e começaram a tirar um pouco da intensidade para manter o jogo, mas os gaúchos não perdoaram e a pontuação voltou a subir e ampliar com tries e conversões dos meninos do Rio Grande do Sul que fecharam o jogo em 41 a 15 contra Minas Gerais.

M17

ClubeCidade (País)JogosPontos
Grupo 1
SaracensLondres 417
Northampton SaintsNorthampton414
DragonsNewport (Gales)405
BathBath404
Grupo 2
Exeter ChiefsExeter415
OspreysSwansea (Gales)415
Sale SharksSalford (Manchester)413
Worcester WarriorsWorcester411
Grupo 3
HarlequinsLondres414
WaspsCoventry406
BristolBristol406
Cardiff BluesCardiff (Gales)402
Grupo 4
Leicester TigersLeicester413
GloucesterGloucester412
Newcastle FalconsNewcastle408
ScarletsLlanelli (Gales)405
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo se classifica às semifinais
- A 1ª fase tem 4 rodadas, com todas equipes do Grupo A enfrentando uma vez todas as equipes do Grupo D e todas equipes do Grupo B enfrentando uma vez todas as equipes do Grupo C.

 

M19

EquipePtsJVED
Estados Unidos225410
Argentina XV215410
Uruguai155302
Brasil85202
Canadá85104
Chile05005
Tabela completa

 

Fotos: FotoJump