Foto: Daniel Venturole / Portal do Rugby

Tempo de leitura: 3 minutos

O grupo B é azul, branco e vermelho! A terceira rodada do Super 16 colocou frente a frente os líderes Poli e Pasteur em um esperado confronto, além de Band Saracens e Niterói atrás da primeira vitória para se manter na luta por um lugar na próxima fase.

 

Pasteur vira no fim e garante a liderança

- Continua depois da publicidade -

Um dos jogos mais esperados da rodada era o confronto entre Pasteur e Poli e o bom público que compareceu à Arena Paulista não se decepcionou com o jogo ofensivo das duas equipes que produziram grandes lances e exigiram o máximo dos jogadores. A disputa começou quente especialmente no pack com tackles duros e alguns estranhamentos entre as terceiras linhas, mas quem comemorou primeiro foram os Galos, com Henrique Coletta apoiando no ingoal politécnico após bom scrum nos 5m. O bom momento do Pasteur ainda se traduziu em novo try, dessa vez de Maihara em grande forma, correndo pela esquerda desde a intermediária e furando a defesa adversária para fazer 12 a 0.

A reação da Poli não tardou com Rodrigão completando boa movimentação da linha da Poli e se lançando em velocidade pela esquerda para diminuir. Orefice errou por pouco a conversão, mas minutos depois, guardou um penal que encerrou o primeiro tempo com a vantagem de apenas 4 pontos para o Pasteur.

O segundo tempo começou ruim para o Pasteur que se viu reduzido a treze homens com cartões para Varejão após um tackle desleal e Diegão em infração no ruck, mas a defesa do Pasteur se desdobrou para neutralizar os avanços cada vez mais perigosos da Poli, que finalmente virou após grande jogada da linha que chegou com Fernando Agra por trás da linha para furar a linha na esquerda e mergulhar no ingoal mesmo sob pressão. Com seu elenco restituído, o Pasteur nivelou o jogo e criou oportunidades para virar, mas viu a maré finalmente virar a seu favor quando a Poli perdeu Gustavo Profeta e Pedro Mantovani e a resposta foi imediata e em dose dupla, primeiro com Maihara em brilhante corrida pelo centro com Lipe e depois com Ronaldo, completando grande infiltração de Gabriel pelo centro, para vibração geral da torcida presente.

Já refeita da ausências temporárias, a Poli ainda seguiu atacando em busca de ao menos um ponto de bonificação, mas a pressão defensiva do Pasteur em seus próprios 22m resultou no contra ataque com Varejão que correu toda extensão do campo para selar a vitória francesa, empatando o retrospecto entre as equipes em 2018.

 

Band vence a primeira diante do Niterói

Ocupando as últimas posições do do grupo, Band Saracens e Niterói se encontraram na Cidade Maravilhosa para se manterem vivos na disputa por um lugar na próxima fase, e o confronto se manteve em aberto até os instantes finais.
O veterano Daniel Gregg abriu a contagem mas os bandeirantinos empataram cinco minutos depois e as tensões cresceram com a exclusão de dois jogadores do Band e um do Niterói e Júlio aproveitou para recolocar os rubro-negros na liderança, mas antes do final do primeiro tempo, Marinho com penal e o capitão Leandro “Cavalo” colocaram o Band na frente.

No recomeço as equipes se alternaram nas oportunidades de pontuar mas apenas na metade da etapa Ranço movimentou o placar a favor dos visitantes. A vantagem de 12 pontos parecia garantir a vitória dos Saracens, mas um cartão amarelo para o scrumhalf Will Broderick deu sobrevida ao Nikity, que não tardou a aproveitar a superioridade numérica e diminuiu para apenas sete pontos a vantagem, mas com o apito final logo depois, o time da casa teve que se contentar com o ponto de bonificação defensivo.

As equipes aproveitam para descansar e arrumar a casa nas próximas semanas e voltam a se encontrar no dia 18, com os mesmos confrontos dessa rodada iniciando o segundo turno.

 

Super 16 – rodada 3

Dia 04/08/2018 às 15h15 – Niterói 17 x 24 Band Saracens
Árbitro: Braz Magaldi
Local: Prefeitura da UFRJ – Rio de Janeiro, RJ

 

Dia 04/08/2018 às 16h30 – Pasteur 27 x 13 Poli
Árbitro: Victor Hugo Barboza
Local: Arena Paulista de Rugby – CERET – São Paulo, SP