Tempo de leitura: 2 minutos

Neste final de semana acontece a primeira rodada do Campeonato Paulista D, a quarta divisão do Rugby de São Paulo. Nesta temporada, Leões de Paraisópolis, Ilhabela, Pinda, Piracicaba, União Rugby Alphaville e Mastodontes irão disputar uma vaga para a Série C em 2020.

Apesar de virem da divisão de Desenvolvimento, Leões e Ilhabela, são clubes que formaram diversos jogadores que chegaram à seleção brasileira e mantém a tradição com jogadores experientes. A favor dos Leões ainda conta o fato da equipe ser bicampeã do Desenvolvimento, única equipe a atingir o feito e tem entrosamento de sobra em seu elenco. Igualmente experiente o União Rugby Alphaville busca frear um feito inédito de três descensos seguidos, após conseguir chegar no Paulista A em 2016, e voltar a ter uma equipe forte disputando títulos. A equipe parece ter se reorganizado fora de campo, sendo um pólo de desenvolvimento da Zona Oeste da região metropolitana de São Paulo, inclusive sendo a sede da última etapa da Copa SP Feminina de 2018 e do Circuito Paulista Juvenil no último fim de semana. Apesar de perder peças importantes em campo, a união que o elenco vem mostrando é motivo para otimismo para retomar o caminho das vitórias que o time conquistou na sua fase de ouro até 2016.

Veteranos da divisão, o Pinda faturou a Copa Caipira, outro torneio de pré-temporada paulista, e mesmo sem realizar uma grande temporada em 2018, mostrou força em casa, com 3 vitórias em 4 jogos, mostrando a tradicional força do Vale do Paraíba no estado, o que também contribui para a possibilidade de desenvolvimento, estando perto de polos como Jacareí e São José dos Campos. Outro veterano, o Piracicaba ficou próximo do acesso no último ano, e esse ano terá um desafio maior pela frente com três equipes muito experientes na disputa. Sua estreia será fora de casa contra o União Rugby Alphaville, e como preparativo para um nível mais alto, o time viajou até Jundiaí para um amistoso de pré-temporada contra o Wallys, rebaixado para o Paulista C desse ano.

- Continua depois da publicidade -

A maior surpresa da temporada é o Mastodontes de Catanduva, que retorna às competições oficiais da FPR depois de um hiato de 7 anos tendo jogado ainda a Copa Central no interior em 2014. A equipe que acabou entrando no lugar do Taubaté, que perdeu o principal apoiador e desistiu do campeonato, e como até o momento não há uma divisão de Desenvolvimento confirmada, a FPR oficializou a participação da equipe com anuência dos demais clubes participantes. Mesmo ausente dos campos, 2018 foi um ano movimentado para a equipe, que está difundindo o esporte nas escolas da cidade, realizou amistosos e captou jogadores, preparando o terreno para seu retorno.

 

Campeonato Paulista Série D – Semana 1

13/04/2019 às 15h30 – Pinda x Leões de Paraisópolis
Local – Centro Esportivo João do Pulo – Pindamonhangaba – SP
Árbitro: Régis Dantas
Auxiliares de linha: Lucas Saccomanno, Luiz Dantas
4o árbitro: Cintia Saccomanno

14/04/2019 às 12h00 – União Rugby Alphaville x Piracicaba
Local – Parque Ecológico de Alphaville – Barueri – SP
Árbitro: Roger Santesso
Auxiliares de linha: Vinicius Hideo, Danilo Oddone
4o árbitro: Juliana Simionato