Tempo de leitura: 3 minutos

O Campeonato Paulista de Rugby terá um campeão inédito nesse sábado, dia 10, quando Poli e Jacareí entrarem em campo na USP, na capital paulista, para estrearem como finalistas da competição estadual. A partida promete muito e terá transmissão ao vivo do Facebook da Federação Paulista a partir das 15h30.

Apesar de jamais terem alcançado a final do Paulista, os dois times reeditarão a decisão da Taça Tupi (a segunda divisão do Campeonato Brasileiro) de 2016, quando os Jacarés derrotaram os uspianos em São José dos Campos por 14 x 12, em jogo de arrepiar.

- Continua depois da publicidade -

A história recente do Paulista vem sendo de monopólio, dado que o São José conquistou nada menos que 11 dos últimos 13 títulos, tendo 8 conquistas consecutivas entre 2004 e 2011. A série foi interrompida com o Pasteur levando o título de volta para a capital, em 2012, porém os joseenses recuperaram a taça para o Vale do Paraíba nos dois anos seguintes, até perderem novamente para o Pasteur em 2015. O São José reconquistou o título em 2016, porém 2017 foi completamente diferente, naquele que foi o Paulista mais equilibrado da década, com apenas 7 pontos separando a Poli, primeira colocada, do Band Saracens, quinto.

A Poli chegou à última rodada da temporada regular invicta, até cair fora de casa para o Jacareí por 25 x 15. No histórico recente entre as equipes, o Jacareí leva vantagem, com três vitórias nos últimos quatro jogos. Entretanto, no último confronto em casa, a Poli levou a melhor, em 2015.

O único time que derrotou o Jacareí durante a fase de classificação foi o SPAC e os dois clubes mediram forças novamente na semifinal, com os Jacarés triunfando com louvor por 37 x 06. Já a Poli conseguiu uma proeza que poucos são capazes: vencer duas vezes na mesma competição no mesmo ano o São José, despachando os campeões por 21 x 13.

Para a final, Poli e Jacareí lamentaram algumas perdas para os Tupis. Os politécnicos, do técnico Maurício Carli, não contarão com o terceira linha Gelado e o 3/4s De Wet, que estarão na partida contra Portugal, mas contarão com dois nomes de peso com histórico pelos Tupis, o hooker Carnaval e o scrum-half Beukes. O poderio do pack de forwards amarelo vem sendo destaque ao longo do ano, com pratas da casa como Pedro “Gonzo” Mantovani e João Pedro “Sininho”, além de Gean, ex Piratas, e o português Ricardo Meirinho. Na linha, os amarelos têm a pontaria confiável de Marcelo “Tate”.

Do lado do Vale, os desfalques por causa da seleção serão mais numerosos. Matheus “Matias” Daniel e Matheus “Blade” Rocha farão falta no scrum dos Jacarés, enquanto a linha não terá Fred Costa e a liderança e criação de Josh Reeves. A linha, inclusive, é ponto forte do Jacareí, do técnico Júlio Faria, que terá homens perigosos com a bola em mãos, como Lucas Drudi, Ariel Rodrigues, Leo Ceccarelli, Luiz Gustavo “Gutão” Andreotti e Bruninho Garcia, assim como com os pés, tendo em Hélder Garcia arma confiável no duelo de chutes com Tate.

Quem vai faturar? O suspense estará no ar até sábado e o duelo promete.

versus copiar

Poli X Jacareí

Dia 10/06/2017 às 15h30 – Transmissão ao vivo em https://www.facebook.com/fprugby

Local: CEPEUSP – Praça Prof. Rubião Meira, 61 – Cidade Universitaria – São Paulo, SP

Entrada gratuita

Foto: Adriano Matos