Tempo de leitura: 5 minutos

Nesse fim de semana começa a principal competição nacional de XV, o Super 8, voltando ao seu formato original depois de quatro temporadas, que ajudou a revelar grandes equipes como Farrapos e Natal (ex-Alecrim, Armstrong Dragons) para o cenário nacional. Além de retornar ao formato de oito clubes, a competição também inova na forma de disputa, com jogos de ida e volta, além de semifinais e final. Uma temporada intensa que vai exigir muito dos jogadores, então um bom preparo e elenco numeroso será fundamental.

 

Começamos essa prévia com o estreante desse ano, o Jacareí e o Band Saracens, 7o colocado. O clube do Vale do Paraíba chegou à elite nacional após o título da Taça Tupi de 2014 sobre o Serra e vitória sobre o Rio Branco, antepenúltimo colocado no Super 10. Um caminho que começou bem antes, com a criação de um clube seguindo os mesmos moldes do supercampeão e vizinho São José, focado no desenvolvimento da base e objetivos de longo prazo. Assim, chegar ao Super 8 não é o final, mas parte de uma trajetória que sobe um nível agora.

- Continua depois da publicidade -

 

Mas nem tudo são flores para o Jacareí. Haviam muitas expectativas sobre o desempenho do clube no Paulista desse ano, depois da sexta colocação em 2014, mas com jogos irregulares, a equipe ficou mais próxima do descenso do que de ameaçar as grandes forças do estado.

 

Matheus Daniel, capitão dos Jacarés e terceira linha dos Tupis, comenta o momento do clube. “Infelizmente não conseguimos um resultado expressivo, mas tivemos bons momentos (no Paulista)! Assim como outros clubes do estado, sofremos com o calendário cheio da seleção no primeiro semestre, e perdemos em experiência. Isso não deve acontecer agora, apesar dos desfalques dos juniores, nosso orgulho, que estarão na seleção no segundo semestre. Também tivemos alguns jogadores atuando no Delta (ARG) e que já estão de volta, todos muito bem fisicamente. Esperamos fazer um bom papel na competição.

 

 

Últimos  resultados contra equipes do Super 8

Jacareí X Band Saracens

2 jogos, 2 derrotas – última partida: Jacareí 7 x 24 Band Saracens – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: Jacareí 21 X 45 Band Saracens – Paulista A 2014

 

Jacareí X SPAC

2 jogos, 1 vitória, 1 derrota – última partida: SPAC 12 X 42 Jacareí – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: SPAC 12 X 42 Jacareí – Paulista A 2015

 

Jacareí X São José

2 jogos, 2 derrotas – última partida: Jacareí 12 X 41 São José – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: Jacareí 12 X 41 São José – Paulista A 2015

 

Jacareí X Pasteur

2 jogos, 2 derrotas – última partida: Jacareí 06 x 22  Pasteur – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: Pasteur 41 X 17 Jacareí – Paulista A 2014

 

 

 

Band-Saracens quer voltar ao topo

Super 10 2014 - Farrapos X Band

O Band Saracens busca voltar às decisões. Depois de levar o título em 2009, um vice em 2011 e o último ano irregular, a equipe vem otimista para a competição, sobretudo após encerrar o Paulista na terceira colocação, com direito a vitória sobre o São José em partida muito emocionante. Definitivamente não é o mesmo momento pelo qual a equipe passou em 2014, quando deixou o ritmo cair na reta final da competição estadual e teve reflexos no semestre seguinte.

 

Uma das chaves para esse bom momento é o abertura Josh Reeves. Em seu ano de estreia na primeira divisão paulista (ele atuou pelo Corinthians ano passado), o neozelandês foi o maior pontuador da competição, deu mais agilidade na ligação com o ótimo Laurent de scrumhalf,  e mais criatividade à hábil linha bandeirantina, aumentando o repertório da equipe que apesar disso, ainda concentra seu maior poder de fogo nos forwards. Na linha lateral, conta também com o retorno de Jacob Manguin, ótimo treinador que sabe bem como explorar suas fortalezas.

 

Falamos com Yuri “Loirão”Horalek jovem capitão da equipe, mas que encarna bem o modus operandi bandeirantino de se jogar Rugby. “O desempenho irregular apresentado na temporada de 2014 deveu-se em boa parte ao processo de renovação que o grupo passa desde a temporada de 2013. No início dessa temporada mais uma passo foi dado nesse processo de renovação com o Jake assumindo o comando da comissão técnica, estabelecendo novos parâmetros para o grupo e reforçando os valores bandeirantinos. Dentro da periodização proposta para a equipe o campeonato paulista se prestaria a preparar a equipe para o Super 8, tanto física como taticamente, dessa forma pode-se entender que a competição foi proveitosa.”

 

Sobre a presença de um líder como Josh, ele é enfático: “O Josh é um jogador fundamental à equipe tanto como qualquer outro, somos um grupo em que não espaço para estrelismo, e ele, como todos no time, tem essa consciência, sendo assim não há que se falar em dependência. Temos um grande plantel de jogadores aptos a, dentro de suas características, realizar as mais variadas funções. Recentemente também uniram-se ao grupo de jogadores os argentinos Nico e Pancho, que com certeza terão uma contribuição positiva para a equipe.”

 

O discurso de Yuri encontra eco no veterano Antonio Martoni, que também comentou o momento de seu clube. “Como sempre, o Paulista foi muito disputado. Nesta temporada recebemos muitos jogadores da categoria de base, além de novos atletas, então a intenção era mesmo preparar o time para o Super 8, com um plantel maior e consistente. Cumprimos à risca todos os nossos objetivos, fazendo boas partidas e implementando um padrão de jogo diferente com a nova comissão técnica”, explicou o CEO do Band. O Band-Saracens sempre entra em qualquer competição para vencer, e no Super 8 não será diferente. Pela produtividade que apresentamos no Paulista, acredito que faremos um grande Campeonato Brasileiro, pois nos sentimos preparados para isso”.

 

 

Últimos  resultados contra equipes do Super 8

Jacareí X Band Saracens

2 jogos, 2 vitórias – última partida: Jacareí 7 x 24 Band Saracens – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: Jacareí 21 X 45 Band Saracens – Paulista A 2014

 

 

Bandeirantes X São José

4 jogos, 1 vitória, 3 derrotas – última partida: Band Saracens 24 X 23 São José – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: São José 57 x 15 Bandeirantes  – Super 10 2013

 

 

Bandeirantes X SPAC

3 jogos, 2 vitórias, 3 derrotas últia partida: Band Saracens 18 X 22 SPAC – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: Band Saracens 07 X 33 SPAC – Paulista A 2014

 

 

Band Saracens X Pasteur

3 jogos, 1 vitória, 2 derrotas – última partida: Band Saracens 14 x 20 Pasteur – Paulista A 2015

Maior diferença de pontos: Pasteur 25 X 67 Band Saracens – Super 10 2014

 

 

BandeirantesX Farrapos

2 jogos, 1 vitória, 1 derrota – última partida: Farrapos 27 x 20 Band Saracens – Super 10 2014

Maior diferença de pontos: Farrapos 27 x 20 Band Saracens – Super 10 2014 e Farrapos 23 x 30 Bandeirantes – Super 10 2013

 

Bandeirantes X Desterro

2 jogos, 1 vitória, 1 derrota – última partida: Band Saracens 00 X 43 Desterro – Super 10 2014

Maior diferença de pontos Band Saracens 00 X 43 Desterro – Super 10 2014

 

 

Bandeirantes X Curitiba

2 jogos, 2 derrotas – última partida: Curitiba 22 X 00 Band Saracens – Super 10 2014

Maior diferença de pontos: Curitiba 22 X 00 Band Saracens – Super 10 2014