Tempo de leitura: 4 minutos

Neste sábado, ocorreu a terceira rodada válida pelo Campeonato Paulista, onde os joseenses receberam em casa o Bandeirantes Rugby, no campo do Teatrão. Apesar do tempo convidativo para a prática esportiva, o campo não estava lotado como de costume. Ambas as equipes apresentaram desfalques importantes, e, portanto era possível prever um vencedor.

 

- Continua depois da publicidade -

Veja a classificação do Paulista A

 

Veja as fotos da partida, por Júlio César Oliveira e Rodolfo Bazetto

 

O Bande começou chutando, dando a posse aos anfitriões, que não avançou.  Logo, os paulistanos tomaram a frente e roubaram a ovalada, pressionando a defesa do São José, que não teve trabalho em parar os adversários. Boa parte do primeiro tempo seguiu um padrão calmo, jogando sempre com os forwards, mas não gerando grandes resultados. Ora atacavam, mas no momento crucial, perdiam a posse ou cometiam algum penal.

E com base nos penais cometidos, foi que o Bandeirantes estreou o placar, com Valter Sugurava. Não demorou para que os caipiras aproveitassem a chance para empatar, indo para os paus, com Rafael “Grilo” Morales. Após pontuar, a equipe do Vale mudou a postura referente ao jogo e avançou sobre território adversário, mas não saiu nenhum try.

A melhor oportunidade surgiu com lance de Caio Costa, correndo pela lateral, seguido de line ganho pelo São José e finalizando com maul. Porém, o Band, não deixou barato e parou o ataque, utilizando seu line muito bem combinado e scrum pesado. A posse de bola foi dominada pela equipe visitante.

Nos dez minutos finais da primeira etapa, a equipe da casa sofreu dois penais, dos quais optaram por ir aos paus em ambos. Porém apenas um deles foi guardado novamente pelo Rafael Morales.

Após o intervalo, as duas equipes entraram com o ritmo mais acelerado, em parte por substituições e também pela conversa com técnicos.  Novamente, foram os penais que mandaram no jogo, com São José ampliando no início. Os joseense mudaram o estilo de jogo, utilizando mais a habilidade manual, marca da equipe. Apesar da leve melhora, São José não conseguiu segurar o ataque do Bandeirantes, que com Daniel pontuou. Naquele momento os caipiras tinham apenas um ponto de vantagem.

São José voltou para o jogo e teve grande chance com Diogo Borges, que estava afastado devido a uma lesão sofrida no ano passado. Nas últimas semanas o trabalho com fisioterapia foi intenso e surtiu efeito. Substituições para os dois lados e quando faltavam apenas dez minutos o jogo ficou com clima tenso.

Penal cometido pelo Band, e os caipiras novamente optaram pelo chute, ampliando a vantagem. Minutos mais tarde, os visitantes surpreenderam a defesa da casa, marcando mais um try com Valter Sugurava. Band assumiu o placar, que neste momento marcava 13 pro Band e 12 pro São José. Aos dois minutos finais, a equipe paulistana cometeu mais um penal, aproveitado pelos joseenses. A equipe da casa voltou à frente no placar, agora 15 a 13.

Tudo poderia mudar naqueles dois minutos que restavam, baseado na partida. Já em tempo extra, penal cometido pelo Band, onde tem seu jogador punido com amarelo. Rafael Morales foi para o H e finalizou o jogo.

Em entrevista ao Portal do Rugby, os capitães das duas equipes deram suas opiniões em relação à partida.

“O Bandeirantes estava com um bom grupo, o que fez com que o jogo fosse bem difícil e parelho. Estávamos com doze desfalques, cedidos para as seleção de Seven e de quinze, mas mostramos que possuímos um elenco com categoria. Cometemos muitos erros, mas o importante foi o resultado, visto as dificuldades. Em relação ao Grilo, posso dizer que ele é um atleta que treina bastante, aplicado e que possui grande potencial. ” disse Fernando Martins, “Pêlo”.

“Jogamos bem o primeiro tempo, com muita posse de bola, mas não conseguimos traduzir este fato em pontos. O time do São José era novo, assim como o nosso, que passa por uma reconstrução. Diante disto, cometemos erros, mas com isso vamos aprendendo e melhorando” disse Ramiro Mina.

Melhor jogador em campo: O Portal do Rugby elegeu Rafael Morales como o melhor jogador em campo.

Placar Final: São José 18 X 13 Bandeirantes

São José

Penal: Rafael Morales (6)

 

Bandeirantes

Penal: Valter Sugurava

Tries: Daniel Portugal, Valter Sugurava

Cartão amarelo: Diogo Raucci “Pirica”

 

Local: Teatrão – São José dos Campos, SP

Árbitro: Fermin Padilla

Auxiliares: Eduardo Fujita e Murilo Bragotto

4º árbitro: Hélio Fritz

Artigo e fotos por Júlio Cézar Oliveira