Foto: Robert Dona/Photodesign

Tempo de leitura: 2 minutos

A Série D do Campeonato Paulista chega em sua reta final nesse fim de semana com os jogos de ida da semifinal colocando Piracicaba, Leões, Pinda e Ilhabela na disputa pelo título e pelo acesso à Série C em 2020.

Melhor equipe da fase de classificação, o Piracicaba vai até Ilhabela enfrentar os Tubarões que se classificaram na última rodada em um duelo de extremos que vai além da tabela. Além da ponta e o direito de decidir em casa, o Pira tem a única campanha invicta da temporada e a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas 81 pontos em 5 jogos, menos da metade da defesa do Ilhabela (164 pontos), que compensou as falhas defensivas com um ataque poderoso, o segundo melhor do ano (172 a 141 a favor do Ilha).

E a julgar pelo confronto na primeira fase, a partida promete muitos pontos, quando os Buldogues venceram em seus domínios por 40 a 29 menos de dois meses atrás. Os visitantes dessa semana se notaram por um jogo muito coeso, que refletiu em poucos destaques individuais e contribuiu para campanha brilhante até aqui, e terá em Ciro Goulart uma arma muito importante para chegar à decisão, com a vice-artilharia e o posto de melhor chutador da Série D até aqui, com 42 pontos. O Ilhabela por sua vez aposta na experiência dos veteranos Paulo Souza e Roberto Yamamoto para seguir na briga pelo segundo acesso seguido e mostrar que não é só fora de campo que o clube vem se reorganizando.

- Continua depois da publicidade -

Em São Paulo, acontece o duelo entre os Leões da Capital e os Leões do Vale, um confronto que possui os números mais equilibrados até aqui em todos os aspectos. A vantagem na tabela foi do clube de Paraisópolis, assim como no confronto direto, justamente na abertura do campeonato, uma vitória por 31 a 21 na casa de adversário, determinante para garantir o segundo posto na tabela.

A superioridade termina aí, com o Pinda chegando à fase final com melhor ataque (197 a 180) e defesa (90 a 99), diferenças muito pequenas para definir um favorito para a primeira das duas partidas. A briga também é boa entre os artilheiros, com Rômulo fechando a fase de classificação na liderança com 51 pontos, apenas 4 a mais que Yago, do mesmo clube, a dupla mais mortal no ataque até aqui, mostrando um jogo à altura de veteranos como Fabinho e Spani, ex-atletas do São José. Mas os Leões de Paraisópolis também tem uma dupla perigosa, com Gabriel Batista ostentando o título de tryman da divisão com nada menos que 9 tries, média de quase 2 por jogo, e Lucas Pontes, 39 pontos na tabela, sendo 34 em chutes, suprindo bem a saída de Italo no final da última temporada.

Campeonato Paulista D – Semifinal: jogos de ida
Dia 24/08/2019 às 16h – Ilhabela X Piracicaba
Árbitro: Cauã Ricardo
Auxiliares de linha: Lucas Saccomanno e Raphael Gentile
4º árbitro: Franciele dos Santos
Local: Campo do Portinho – Ilhabela, SP

Dia 24/08/2019 às 16h30 – Leões de Paraisópolis X Pinda
Árbitro: Murilo Bragotto
Auxiliares de linha: Guilherme Queiroz e Luciano Sampaio
4º árbitro: Bárbara Boadas
Local: Arena Paulista – São Paulo, SP

Foto: Robert Dona/Photodesign