Tempo de leitura: 6 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Super 8 está se provando promissor quanto ao equilíbrio da competição e a segunda rodada se encerrou com somente dois times alcançando suas segundas vitórias: Jacareí e SPAC. A rodada foi paulista, pois todos os times que saíram vencedores são de São Paulo, sendo que Poli e Pasteur conseguiram suas primeiras vitórias. Os politécnicos, campeões paulistas, venceram o duelo de campeões contra o Curitiba, atual campeão brasileiro, ao passo que o Pasteur venceu o São José fora de casa em clássico paulista de grande rivalidade.

 

Poli vence choque dos campeões

- Continua depois da publicidade -

A USP assistiu nesse sábado ao aguardado choque de campeões entre a Poli, campeã paulista de 2017, e o Curitiba, campeão brasileiro de 2016. O jogo não primou pelo nível técnico, sendo uma batalha muito física que teve a Poli dominando boa parte da partida em posse de bola e território, mas parando na forte defesa dos Touros, que repetidamente levaram perigo aos politécnicos no contra-ataque.

A primeira chance de pontuar foi da Poli com penal perdido. Mas, o zero saiu do placar logo aos 10′, com Gelado rompendo a defesa paranaense para guardar o primeiro try uspiano. O Curitiba também teve penal desperdiçado, mas respondeu aos 22′ com try de Thiago Evaristo achando o espaço pela defesa politécnica. 7 x 7 no intervalo.

A segunda etapa foi de longo domínio dos campeões paulistas, que desperdiçaram muitas chances de somar pontos. O placar foi movimentado apenas com um penal do asa Portuga, aos 48′, aproveitando o homem a menos dos Touros, que tiveram um amarelo antes da pausa. A Poli voltou a ter chances com mais um penal desperdiçado e um try perdido por MIB na ponta na melhor chance do jogo. O Curitiba também levou perigo, mas não achou o espaço para entrar no in-goal politécnico, com o jogo se encerrando em um suado 10 x 07.

 

10versus copiar07

Poli (SP) 10 x 07 Curitiba (PR)

Local: CEPEUSP – São Paulo, SP

Poli

Try: Cléber “Gelado” Dias

Conversão: Vinícius “Jaspion” Hideo

Penal: Ricardo “Portuga” Pinto (1)

 

Curitiba

Try: Thiago Evaristo

Conversão: Leo Dias (1)

 

SPAC vence onde poucos vencem

O início de Brasileiro do SPAC vem sendo muito positivo, com mais uma grande vitória para os decanos paulistanos, agora em um solo onde poucos saem vencedores: a casa do Desterro.

Os catarinenses não perdiam em Floripa no Super 8 desde 2015 e saiu na frente logo no começo com Ige cravando o primeiro try convertido dos rubroverdes. Mas, o SPAC jogou com inteligência, reduziu com penal de Alemão e conquistou a virada no último lance do primeiro tempo, com Nick cravando no in-goal.

O Desterro começou de novo com tudo e Lucas Muller arrancou para o segundo try rubroverde no início da segunda etapa para devolver a frente aos donos da casa. Porém, na batalha dos forwards, o SPAC levou a melhor e Arthur Bergo cruzou o in-goal para fazer o try da virada e da vitória paulista, 17 x 12.

 

12versus copiar17

Desterro (SC) 12 x 17 SPAC (SP)

Local: Campo da Tapera UFSC – Florianópolis, SC

Desterro

Tries: Ige e Lucas Muller

Conversões: Coghetto (1)

 

SPAC

Tries: Nick e Bergo

Conversões: Alemão (2)

Penais: Alemão (1)

 

O Galo canta na terra da Águia

São José dos Campos recebeu um dos grandes clássicos paulistas, de intensa rivalidade desde as categorias de base, entre São José e Pasteur. Não faltou emoção na partida e o Pasteur venceu na casa do rival em um jogo decidido no finzinho.

Quem largou na frente foram os joseenses, com penal de Gabriel Costa, seguido por try de Rodrigo Lopes, para colocar rapidamente 10 x 00 no marcador. A pressão do São José seguiu e Gabriel não desperdiçou as oportunidades, colocando 16 x 00 no placar com mais dois penais certeiros. Porém, antes do intervalo, o PAC arrancou um precioso penal try, que deixou o placar em aberto, com 16 x 07 a favor dos joseenses, que, todavia, começaram o segundo tempo com um homem a menos, por amarelo.

O Pasteur logo aproveitou a vantagem numérica com penal chutado por Victor de Luca, pondo o 16 x 10 no marcador. O São José, no entanto, reagiu rápido e Pancho achou o espaço para guardar o try do 21 x 10, que parecia dar maior tranquilidade ao time do Vale. Parecia apenas, pois o fim de jogo foi do Galo, que partiu para cima e encontrou seus dois tries da virada, primeiro com Robert e depois com Ronaldo. Virada maiúscula do Pasteur e 22 x 21 no placar.

 

21versus copiar22

São José (SP) 21 x 22 Pasteur (SP)

Local: Parque Residencial União – São José dos Campos – SP

São José

Tries: Rodrigo Lopes e Francisco “Pancho” Sanchis

Conversões: Gabriel Costa (1)

Penais: Gabriel Costa (3)

 

Pasteur

Tries: Penal try, Robert Tenório e Ronaldo Santos

Conversões: Victor De Luca Armagnat (2)

Penais: Victor De Luca Armagnat (1)

 

Jacarés mordem forte no fim e lideram o Super 8

Por fim, o Jacareí assumiu a liderança do Super 8 com uma emocionante vitória em casa sobre o Farrapos, em uma partidaça proporcionado pelos dois lados, com muitas viradas e muita garra gaúcha na busca do resultado no difícil campo do Vale.

Foi um jogão que começou com os Jacarés abocanhando os dois primeiros tries em questão de 11 minutos, com a velocidade dos centros Ariel e Paulinho. Porém, os gaúchos vinham fortes após o título da Liga Sul e viraram o placar antes do intervalo, com a força de seu pack e tries do asa Ângelo, seguido por penal bem batido por Facundo, e de um try antes do intervalo do primeira linha Big. 15 x 14 para os alviverdes.

Logo na largada do segundo tempo o abertura argentino Facundo mostrou o porquê de ser um dos melhores do país e desferiu um drop goal para abrir boa frente para os visitantes. Entretanto, o Jacareí estava focada e arrancou um penal logo na sequência para Leo reduzir a distância e, no minuto seguinte, o asa Matheus Cláudio rompeu a defesa gaúcha para virar o marcador para os donos da casa.

Toma lá, da cá. O Farrapos foi para cima e precisou de 5 minutos para responder com try do hooker Pequeno. O Jacareí sentiu e o Farrapos não perdoou, correndo para o quarto try 3 minutos depois, com o scrum-half Scopel. Uma grande vitória gaúcha se desenhava, mas o Jacareí logo mostrou sua qualidade e, aos 29′, e Luan “Big Mike” rompeu para dar o quarto try paulista. 30 x 29, com os gaúchos ainda na frente.

No fim, os Jacarés morderam forte para a virada. Aos 69′, Leo não desperdiçou penal que garantiu a virada e, aos 71′, Matheus Cruz viu a chance e arrematou o drop goal para dar a segurança necessária para o final de partida para o Jacareí. O tempo esquentou nos instantes derradeiros, com um amarelo para cada lado, mas a vitória foi do time do Vale, 35 x 30.

 

35versus copiar30

Jacareí (SP) 35 x 30 Farrapos (RS)

Local:  Campo do Balneário – Jacareí – SP

Jacareí

Tries: Ariel Rodrigues, Paulinho Silva, Matheus Cláudio e Luan “Big Mike” Almeida

Conversões: Leo Ceccarelli

Penais: Leo Ceccarelli

Drop goal: Matheus Cruz (1)

 

Farrapos

Tries: Ângelo Velasco, Lucas “Big” Longhi, Claudinei “Pequeno” Wronski e Leonardo Scopel

Conversões: Facundo Flores (2)

Penais: Facundo Flores (1)

Drop goal: Facundo Flores (1)


ClubeCidade (UF)PJVED4+-7PPPCSP
JacareíJacareí (SP)2575024119717027
Farrapos Bento Gonçalves (RS)2575024121314964
PasteurSão Paulo (SP)22750211123132-9
CuritibaCuritiba (PR)2174032313411420
Desterro Florianópolis (SC)1973044321317241
SPAC São Paulo (SP)14730502154178-24
PoliSão Paulo (SP)11711523126187-61
São JoséSão José dos Campos (SP)8711511134202-68
Vitória = 4 pontos;
Empate = 2 pontos;
Derrota = 0 pontos;
Fazer 4 ou mais tries = 1 pontos extra;
Derrota por 7 ou menos pontos de diferença = 1 ponto extra;

- Todos avançarão às quartas de final

 

Próxima rodada – dia 15/07

Pasteur x Curitiba

Jacareí x Desterro

São José x Poli

SPAC x Farrapos

 

Foto: Jacareí x Farrapos – Adriano Matos – Jacareí