poli londrina copy

Tempo de leitura: 2 minutos

poli londrina copy

“Taça Tupi”. Este foi o nome escolhido através de uma votação popular feita na fan-page da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) no Facebook para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby. A enquete, encerrada nesta terça-feira, 10, concluiu o pacote de renovações que a CBRu implementou para a temporada 2014 do torneio nacional, que agora conta com 12 clubes divididos em dois grupos de seis. O torneio começa no dia 26 de julho e a grande final está marcada para dia 1º de novembro.

 
A partir deste ano, todas as equipes devem fazer parte de uma das seis federações estaduais estatutárias, isto é, com direito a voto na CBRu. Assim sendo, os dois grupos ficaram divididos da seguinte maneira:
 
Grupo Sul: Charrua (RS), Brummers (RS), BC Rugby (SC), Londrina (PR), Maringá (PR) e Serra* (RS).
 
Grupo Sudeste: Jacareí (SP), Poli (SP), Rio Rugby (RJ), Guanabara (RJ), BH Rugby (MG) e Varginha (MG).
 
Com jogos em dois turnos, cada equipe fará, portanto, dez partidas na primeira fase. O melhor de cada grupo se classifica para a final, em jogo único, e o grande campeão da Taça Tupi disputa contra o oitavo colocado do Super 10 – Campeonato Brasileiro de Rugby – uma vaga na elite do rugby nacional de 2015.
 
Vale ressaltar que em 2015 a primeira divisão ficará mais enxuta, com apenas oito clubes – sendo inclusive renomeada para “Super 8”. Desta forma, o nono e o décimo colocados desta temporada estarão automaticamente rebaixados.
 
 
 
*O Serra, do Rio Grande do Sul, ganhou uma vaga que seria de Santa Catarina, pois o estado não teve nenhum outro clube que reuniu condições para participar.