Tempo de leitura: 2 minutos

Foram conhecidos os confrontos da Taça Tupi 2016, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. A competição seguirá quase o mesmo modelo do torneio do ano passado, com uma fase preliminar de dois jogos e uma segunda fase de grupos, com 3 grupos com 4 equipes, seguida de mata-mata.

 

Porém, com menos clubes inscritos neste ano, 5 clubes ganharam passaporte direto para a fase de grupos. São eles o Jacareí (SP), rebaixado do Super 8 no ano passado, e as equipes que terminaram nos dois primeiros lugares dos grupos da Taça Tupi 2015, isto é, San Diego (RS), Serra (RS), Rio Branco (SP) e Poli (SP). Apenas o Wallys, que foi semifinalista em 2015, não está na competição, por disputar o Paulista B atualmente. Cada um dos seis estados federados à CBRu tiveram direito a até 4 clubes, mas apenas São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais usaram as 4 vagas disponíveis. A novidade é o convite feito ao campeão do Nordeste no ano passado, o Natal (NaFor), que retorna às competições da CBRu depois de seu rebaixamento em 2014 do Super 10.

- Continua depois da publicidade -

 

Outras 12 equipes disputarão a fase preliminar da Taça Tupi, separadas em 6 confrontos de ida e volta que definirão os 7 classificados que se juntarão a Jacareí, San Diego, Serra, Rio Branco e Poli na fase de grupos. Com isso, os vencedores e o melhor perdedor garantirão a classificação. O melhor perdedor será definido pelo saldo de pontos dos placares de seus dois jogos somados.

 

Os jogos da fase preliminar ocorrerão nos dias 22/23 e 29/30 de julho. São eles:

 

União Rugby Alphaville (SP) x BH Rugby (MG);

Nova Lima (MG) x Guanabara (RJ);

Elói Mendes (MG) x Londrina Pé Vermelho (PR);

Natal/NaFor (RN) x Uberlândia (MG);

Centauros (RS) x BC Rugby (SC);

Joaca (SC) x Charrua (RS);

 

Neste ano, a fase de grupo da Taça Tupi terá uma diferença importante com relação ao ano passado: as equipes farão somente 3 jogos, com apenas um confronto com cada um das equipes do mesmo grupo. As partidas da fase de grupos estão marcadas para os dias 27/28 de agosto, 10/11 de setembro e 24/25 de setembro. Os campeões de cada grupo e o melhor segundo colocado avançarão às semifinais, que ocorrerão nos dias 8/9 de outubro. Já a grande final será no fim de semana dos dias 22 e 23 de outubro.

 

A princípio, o campeão será promovido ao Super 8 de 2017, mas, como sugerido em reunião recente da CBRu com os clubes e federações, a primeira divisão poderá sofrer alterações no ano que vem.

 

Foto: Tárlis Schneider/Fotojump

1 COMENTÁRIO